• Carregando...

Cumprimento-os pela escolha do tema para esta série de fascículos. O tema Previdência possui vários mitos e que, pelo que eu li, tendem a ser desvendados de uma forma fácil e clara nesta série. Além disso, é um tema que toda a população precisa se preocupar, mas que poucos têm acesso à informação correta. A Gazeta fez a escolha certa, com a pessoa certa.

Adriano CaneppeleCuritiba, PR

Calçamento 1

Como milhares de curitibanos, cresci andando sobre os pinhões estilizados das calçadas de petit-pavé da Rua XV de Novembro, ou conversando com os amigos no calçadão da Boca Maldita, com o mesmo tipo de revestimento. Em um curto lapso de tempo, o petit-pavé foi eleito por uma parcela de pessoas como vilão-mor da cidade, a ponto de se pretender excluí-lo por completo da paisagem urbana. Em 19/6/06, a Gazeta publicou matéria onde se constatava que 96,41% dos pesquisados, todos freqüentadores do centro da cidade, não apontavam o petit-pavé como problemático. Enquanto isso, verdadeiros trambolhos vão invadindo as calçadas, sob a denominação de mobiliário urbano, sem que os adversários do petit-pavé se pronunciem sobre a redução do espaço destinado aos pedestres e a poluição visual que proporcionam. É necessária uma pesquisa séria sobre a verdadeira vontade dos cidadãos, para que se conclua se os curitibanos realmente entendem indispensável a extirpação do petit-pavé. De minha parte, entendo que, principalmente na Luiz Xavier e XV de Novembro, o petit-pavé deve ser mantido como preservação da memória da cidade e de um de seus símbolos.

José Molteni FilhoCuritiba, PR

Calçamento 2

A prefeitura deveria adotar o calçamento de concreto, não de pedras. O calçamento de concreto é seguro e prático. O direito de ir-e-vir com segurança é uma liberdade civil prevista na Constituição, razão pela qual deve prevalecer sobre qualquer outro argumento supostamente cultural que defenda o uso dessas pedras.

Marcelo MachadoCuritiba, PR

Piloto

Sobre o helicóptero que fez rasantes na Pedreira Paulo Leminski na última sexta-feira, 10, antes do show do Black Eyes Peas, permanecem algumas dúvidas: o piloto foi identificado e vai sofrer alguma sanção? Foi feito um exame com bafômetro? Sim, porque pela ousadia e o risco evidente das manobras (dolosas), me pareceu que ele estava completamente alucinado. Fosse um motorista, seria preso em flagrante e certamente iria responder por direção perigosa.

Silvia Calciolari, jornalistaCuritiba, PR

Profissional exigente

Rua Presidente Taunay, às 9h45, um senhor de uma certa idade estaciona seu carro em frente de um estabelecimento comercial e se prepara para descarregar não mais que meia-dúzia de engradados de água mineral. Nesse momento se aproxima uma moça do EstaR e solicita o uso do cartão. O cidadão argumenta que serão necessários poucos minutos para descarregar, que havia excesso de vagas, não estava atrapalhando ninguém. Pediu que ela relevasse. A resposta, a maioria dos leitores deve saber por já ter se deparado com situação semelhante. Muito irritado, obviamente, o senhor colocou uma folha de EstaR e permaneceu alguns minutos. Li em algum lugar que essas moças têm ensino médio e recebem treinamento para a função. Será?

Gil Amorim Jr., corretor de segurosCuritiba, PR

Estrela decadente

O cantor Michael Jackson quer casar com babá de seus filhos. Na minha opinião, é só uma jogada de marketing para voltar a ser notícia.

Bruno RodriguesCuritiba, PR

"Quando passaremos a ser tratados como adultos, e não crianças a serem tuteladas pelo Estado e outros ‘defensores de nós contra nós mesmos, em nosso nome, mas sem nossa autorização’?"

Alvaro AntunesCuritiba, PR

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]