• Carregando...

774 correspondências foram recebidas pela Gazeta do Povo na última semana

Temas mais comentados

- Tarifa do ônibus- Visual de Dilma Rousseff- Refúgio para Battisti

"A passagem aumentou e a criminalidade nos terminais não diminui, sem contar com a super lotação dos ônibus, os atrasos constantes e os motoristas mal-educados."

Fernanda Sandri

"Mudou-se a embalagem, mas em termos de conteúdo continua o mesmo azedume da antiga ministra."

Dorival Munhoz Junior

"O cidadão italiano Cesare Battisti deve pagar pelos seus crimes na Itália. Por que o ministro Tarso Genro não deu asilo aos atletas cubanos?"

Mauro Reguta

Estimulada pela reportagem "O amor que mima e educa" (Gazeta do Povo, 15/1), meu foco é Miguel, um garoto de 8 anos que, se não fosse o amor e dedicação da avó, sua tutora, com tão pouca idade teria uma história marcada apenas por violências. Bem cuidado e muito amado, Miguel tem o diagnóstico de Miocardiopatia dilatada severa (CID:142.0) e está na fila para transplante cardíaco no Hospital Pequeno Príncipe. Internado há duas semanas na UTI cardíaca, seu estado se agrava dia-a-dia. Sua vida depende de um coração e da reforma de sua pequena casa de madeira em Araucária, onde mora junto a mais três irmãs pequenas, com a avó, que trabalha como diarista. Por exigência da Vigilância Sanitária, a casa precisa ser adequada à sua situação de transplante, a fim de evitar infecções e rejeição de órgão. O impasse: ausência de um doador e recursos para a reforma imediata da casa. Sem a reforma da casa o transplante não pode ser feito, mesmo que surja um doador. Espero que entre os leitores da Gazeta alguns se sensibilizem com essa causa e nos ajudem a que pessoas e políticas deem destaque à vida e à causa da infância e da adolescência, prioridades absolutas na Constituição Brasileira e no Estatuto da Criança e do Adolescente, mas não respeitadas por nossos dirigentes.

Araci Asinelli da Luz, doutora em Educação, Curitiba – PR

Linha Verde ou Vermelha?

As críticas técnicas à construção da Linha Verde começam a mostrar que tinham fundamento. Infelizmente a nova vítima foi uma criança de oito anos. Quantos ainda irão morrer ?

Antonio Borges dos Reis, engenheiro civil, Curitiba – PR

Abuso de poder

Após ler a reportagem "Soldados do Exército são pagos para fazer trabalho particular (Gazeta, 16/1) digo que isso não é nem a ponta do iceberg. A imprensa deve divulgar mais sobre os atos tenebrosos ocorridos dentro dos quartéis. São violações de direitos individuais e coletivos, abuso de autoridade, prevaricação, coerção, ameaça, tortura psicológica e vários outros crimes cometidos por oficiais a seus subordinados.

Ellem Duarte, por e-mail

Combustível 1

É uma vergonha o preço do combustível no Brasil. Eu estou revoltadíssimo com tudo isso.

Gaspar Gaioski Jr., por e-mail

Combustível 2

Fiquei impressionado com a reportagem da Gazeta (16/1), que cita que a gasolina no Brasil é 60% mais cara do que no resto do mundo. O povo se habituou a ser roubado, se acovarda e não reage com protestos pacíficos frente aos políticos.

Luís Sérgio, por e-mail

Asilo político 1

O governo brasileiro iniciou o ano mais para a esquerda do que já era. Fatos para tanto não faltam. O mais recente e gritante foi a canetada ideológica do ministro Tarso Genro, ignorando o Itamaraty, STF e o Comitê Nacional para Refugiados, para conceder abrigo a um ex-terrorista italiano, isto com o aval do presidente Lula. Há de se convir que neste governo já aconteceram vários casos de arbitrariedades que envolve diplomacia, como os dois atletas cubanos, presos e entregues a agentes de outro país.

Oscar A. Longo, Curitiba – PR

Asilo político 2

Sou contra a proteção dada a terroristas internacionais. Seria o mesmo que um ladrão fugir da polícia e se esconder na casa de um cidadão de bem e o dono da casa impedir que a polícia efetue sua prisão. O Brasil precisa se preocupar com a integridade física dos brasileiros e devolver os estrangeiros condenados para seus verdadeiros países.

Oscar Mongelos, por e-mail

Prodígio

Quero parabenizar a Gazeta do Povo pela excelente reportagem "Calouro de 13 anos terá bolsa" (15/1). Cumprimento o aluno Guilherme Cardoso de Souza, um exemplo de aluno, e o "Bom Aluno" pela iniciativa louvável. Obrigado, Guilherme, você faz a gente se sentir orgulhoso.

Raul Odraleski, aposentado, Curitiba – PR

Transporte coletivo

Os ônibus que atendem os bairros Dom Ático e Vilas Cubas estão uma imundície. Não há uma fiscalização que observe isto, pois estes veículos deveriam ser pelo menos varridos diariamente. E lavados uma vez por semana. Dia 3/1, viajei no Vila Cubas, e o piso do veículo estava sujo, os revestimentos internos manchados e encardidos. É um desrespeito com o usuário. O abandono da limpeza é total.

Mauro Lisboa, Curitiba – PR

Em alerta

Quero elogiar a prefeitura e seu prefeito pela ousadia na construção da Linha Verde. Embora tenha causado transtornos, revitalizou uma boa parte da cidade. Por outro lado, quero reclamar da prefeitura pela inércia em atender com presteza as reclamações do 156. O número 913, da Rua Tenente João Gomes da Silva abriga um terreno baldio, com lixo, água parada e ratos, que virou esconderijo de marginais. A área pertence a uma construtora, segundo informações do antigo proprietário.

Altevir Rocha de Andrade, advogado, por e-mail

Sapatos

Tão logo George W. Bush se esquivou das duas sapatadas na cara, atiradas pelo jornalista iraquiano, Israel decidiu impor um massacre aos palestinos na Faixa de Gaza, matando centenas de crianças e civis inocentes, em troca de um ou outro militante do Hamas. Seria simplesmente uma coincidência, ou por trás disso estão as garras de Bush? É sabido que esse presidente norte-americano tem como principal característica a covardia e o rancor.

Habib Saguiah Neto, por e-mail

Impostos

O parcelamento de impostos somente serve para aumentar as desigualdades. Quem tem mais dinheiro e pode pagar a vista, acaba pagando menos que os que precisam parcelar o pagamento. É a eterna injustiça tributária brasileira.

Marcos de Luca Rothen, por e-mail

Superávit

Se há superávit nas contas da prefeitura, qual o motivo de as ruas dos bairros Hauer, Xaxim e Boqueirão estarem em situação tão precárias? Há ruas, como a Carlos de Laet, José Nogueira dos Santos, Chácara Osvaldo Aranha ou Hermínia Zaneti que estão intransitáveis. Há protocolo (n.º 2582985) solicitando serviços da indústria do tapa-buraco, via 156, datado de novembro/08 e até o presente nada foi feito.

Sérgio Vicentin, Curitiba – PR

Juros altos

Concordo que os juros são altos no Brasil. Mas discordo com o ataque direto ao Banco Central. O grande culpado do juro alto no Brasil é o governo federal. Com sucessivos déficits nominais, o governo só faz aumentar a dívida pública em termos reais. Devido ao superávit primário, a dívida interna diminui em relação ao PIB, mas aumenta em termos reais devido ao déficit nominal. Basta o governo federal fazer o que todos nós fazemos: gastar menos do que arrecada e os juros diminuirão. Para fazer isto o governo federal precisa diminuir gastos com custeio. Não faz as principais reformas necessárias para diminuir o peso do Estado sobre a sociedade. Como está a reforma tributária, a previdenciária, a política, a trabalhista? Simplesmente paradas. No Brasil temos 50 bancos, na Polônia 63. Só no estado do Texas, são mais de 260. Falta concorrência. Precisamos de mais bancos sólidos em condições de oferecer empréstimos a taxas menores. Quem reclama do Banco Central que o juro está alto, volte suas baterias para o governo federal.

Waldemar Brand Neto, por e-mail

Aplausos

A habilidade do piloto americano em pousar o Airbus no leito do Rio Hudson assombrou a todos. A destreza com que comandou tal aeronave que fatalmente colidiria com áreas densamente povoadas na cidade chamou a atenção. Foi fato notável em todo o mundo. Um herói num momento em que problemas econômicos afetam duramente os Estados Unidos sempre é bom.

José Francisco, por e-mail

* * * * * * * *

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

Praça Carlos Gomes, 4 - CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5129

leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]