• Carregando...

Mídias Sociais

Prostitutas 1

"Reclamam tanto do machismo, mas não seria justamente machismo criar a imagem da mulher sendo feliz se prostituindo? ‘Mulher utensílio’ não é um estilo de vida muito realizador."

Louise Vieira, via Facebook, comentando o editorial "Apagão ético-jurídico" (Gazeta, 6/6).

Prostitutas 2

"Há tantas formas de fazer campanhas para proteção de DSTs que eu sinceramente não consigo entender que a melhor delas seria incentivar as mulheres a continuarem se prostituindo, desde que com proteção!"

Acacia Pereira, via Facebook.

Autocaixa

"Aos que acharam ruim a novidade: o mundo é dinâmico. Empregos desaparecem e empregos são criados. Faz parte da civilização; sempre foi assim desde que o ser humano existe."

Lourival Marques, via Facebook, sobre a instalação de um autocaixa em um supermercado de Curitiba.

Trânsito

"É triste pensar que há gente que ainda precisa de puxão de orelha para ‘lembrar’ que não pode dirigir depois de beber."

Bruno Borret, via Facebook, sobre a redução de 22% no número de mortes em acidentes de trânsito no Paraná.

Mercado

"Eu acho que é apenas uma manobra fiscal para retirar os ativos imobilizados do grupo, passando e protegendo estes para as empresas dos sócios, e com isso talvez preparar o terreno para a abertura do capital."

Alex Kähler, via Facebook, sobre as mudanças no Grupo Positivo (Gazeta, 7/6).

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Sobre a questão dos radares (Gazeta, 6/6), alguns pontos precisam ser considerados. Se cada multa de radar simbolizasse um acidente ou atropelamento, em que os radares teriam ajudado, já que muitos são pegos de surpresa? Comparando com as lombadas eletrônicas, vemos que a quantidade de multas é muito baixa e que, com certeza, quem cometeu a infração o fez de forma consciente. Perde-se muito tempo discutindo mais formas de arrancar dinheiro do cidadão e pouco para protegê-lo.

Dario Evangelista

Radares 2

Na matéria sobre os radares, em nenhum momento foi mencionado o seu efeito para a redução de acidentes, mortos e feridos, mas foi mostrada sua produtividade em arrecadação. A infeliz verdade é que os radares são coletores de dinheiro e indústria de multas. Deveriam substituir os radares por lombadas eletrônicas ou mesmo por lombadas físicas bem feitas e sinalizadas, que têm o mesmo objetivo, mas não penalizam o condutor.

Luiz Eduardo Hunzicker, Colombo – PR

Prostitutas 1

Quero parabenizá-los pelo editorial "Um apagão ético-jurídico" (Gazeta, 6/6). Fico a pensar o que será de nossa sociedade se ficarmos limitados a apenas uma versão dos fatos. Temos de dar total apoio a iniciativas para fomentar novas respostas para além do que as mentalidades destrutivas da dignidade humana apregoam.

Clara Angélica Bezerra

Prostitutas 2

A realidade apresenta a prostituição como um fenômeno contraditório. Enquanto umas pessoas sofrem, outras se orgulham pelo mesmo ofício. O que está em jogo, na verdade, é uma concepção de pessoa humana, dotada também de corporeidade, mas que é mais que isso, como referencial para todas as instâncias da vida, incluindo o trabalho.

Luciano Franquim da Maia

Novos municípios 1

Sou radicalmente contra a criação de municípios (Gazeta, 6/6). Se levarmos em conta a situação dos municípios atuais, os novos não terão como sobreviver. Será sempre uma corrida até Brasília com o pires na mão. Será a criação de mais cabides de emprego, mais vereadores e toda uma corja de espertalhões atrás do dinheiro público para satisfazer a ânsia de aparecer. Deveriam extinguir todos os municípios sem capacidade de se autossustentar.

Onadir Rui Scholz

Novos municípios 2

O Brasil não precisa de novos municípios. Precisa de políticos e administradores decentes, honestos e que parem de onerar os cofres públicos. Os recursos que se destinarão a esses novos municípios poderiam muito bem ser aplicados em escolas, hospitais, melhorias nas estradas etc. Aí, sim, esses senhores deputados estariam dando demonstração de civismo e patriotismo.

Luiz Arnaldo Buchmann

Ministro do STF

Com todo respeito que merece pelo cargo que irá ocupar, gostaria de registrar algo que me deixou em dúvida. O advogado Luís Roberto Barroso afirma que não se deixará pautar por ninguém ou alguma coisa (Gazeta, 6/6). Perfeito. Só que, concomitantemente, afirma: "Eu vou fazer o que eu acho certo, o que o meu coração me disser que é certo". Excelência, e a razão, como fica?

Luiz Nusbaum, médico, São Paulo – SP

Partido

Essa dissolução dos diretórios do PMDB, comandada por Osmar Serraglio (Gazeta, 7/6), revela o lado que esse deputado ainda não tinha mostrado, pois, em vez de tentar unir o partido, ele fez que o PMDB fosse estraçalhado, dando todos os trunfos para o PSDB, seu maior adversário. Chega-se à conclusão de que Serraglio é coluna do meio, vai para o lado do poder e não do seu partido.

Hermes Carlos Bollmann

Autocaixa

Esse autocaixa (Gazeta, 7/6) vai reduzir o número de empregos, ou melhor, dos subempregos. Com esse novo sistema, o poder público deveria exigir que os supermercados parem de usar seu poder financeiro para quebrar concorrentes menores. Em outros países há caixas automáticos, mas também pequenos mercados. Os pequenos mercados, com atendimento diferenciado, são fontes de bons empregos; já os grandes, não.

Pedro Guilherme Jungbluth

Transporte coletivo

A mobilidade urbana está privatizada em todo o Brasil. Ônibus, trem, metrô e barcas. Além dos péssimos serviços e preços exagerados, rebeliões têm acontecido em várias cidades e a tendência é se intensificarem. Os trabalhadores estão gastando, em média, mais de meio salário mínimo na ida e volta, de casa para o trabalho. Sabe quando a situação vai ser resolvida? Quando o Estado tomar de volta as concessões que são públicas!

Emanuel Cancella, Rio de Janeiro – RJ

Bolsa Família

Esses programas de (re)distribuição de renda despertaram em alguns beneficiários um espírito empreendedor! Antes a maternidade acidental era tida por calamidade, mas hoje é um investimento na bolsa (família)! Lastimável.

Jair B. dos Anjos Silva, advogado

Administração pública

Afinal, o que é mais grave: apologia à prostituição, depósitos judiciais na conta única do governo estadual ou o auxílio-alimentação retroativo? Esses administradores públicos dos três poderes estão precisando mesmo de uma "reciclagem moral", como disse o leitor Luiz Dias (Gazeta, 6/6).

Minoru Takahashi, Maringá – PR

Câmara

Eu votei no Professor Galdino e acompanho seu desempenho nas redes sociais, além de visitar a Câmara de Curitiba. Considero-o como o único opositor do Gustavo Fruet. Acho até aceitável que ele tente chamar a atenção da mídia e da população para a transparência na Câmara, só não pode ridicularizar os colegas. Sabemos que a Câmara precisa de transparência e que há vereadores contrários a isso.

Waldomiro Tarcisio Padilha de Oliveira

Salário

No decorrer dos anos, quando o governo anunciava o aumento do salário mínimo, um aumento irrisório, vinha armado de justificativas e uma delas era a de que "não poderia dar aumentos maiores porque quebraria a Previdência". Sempre foi assim e, embora não acreditássemos, engolíamos esse tremendo sapo. Contudo, o tempo é a "razão da verdade" e vem demonstrando que tal afirmativa era falsa. Mesmo com o Bolsa Família, o Bolsa Presídio, os perdões de dívidas, os financiamentos a diversos países, as bilionárias obras nos campos de futebol, ainda assim a Previdência não quebrou. Então, por que não deram aumentos dignos ao salário mínimo antes mesmo de tudo isso acontecer?

Alberto Nunes

Maracanã

Do que adianta termos uma juíza que, dentro dos conceitos da lei de segurança, se posiciona contra um jogo que pode causar perigo a todos, se temos outros interesses envolvidos? Como sempre, os interesses privados valem mais que a segurança da população.

Marcelo C. Gallina

Gás

A Petrobras, gigante estatal, desperdiça milhões em gás. Em 2009 Lula anunciou o aproveitamento do gás da Plataforma de Santos. Um gasoduto seria construído e o gás, distribuído. Gostaria que a Gazeta fizesse reportagem sobre o assunto. No mesmo sentido, cobra-se o aproveitamento do gás natural desperdiçado, aproveitando-se apenas 2% do volume total.

Evaldo J. Magalhães

Lactose

Eu sofro muito por ter intolerância a lactose. E uma das minhas maiores dificuldades é identificar se os produtos têm ou não lactose na embalagem, pois a lactose tem vários nomes, como a caseína. Acredito que isso daria uma bela reportagem.

Marcia C. Novicki Rosa

Cães

Vivo indignada com a falta de respeito de algumas pessoas que têm seus cachorrinhos e os levam para passear, mas não fazem a limpeza das suas fezes e as deixam nas ruas para as pessoas pisarem.

Maria Vandilma Santos

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]