• Carregando...

Acredito que o elevado número de acidentes pode e deve ser reduzido por meio da educação dos condutores (Gazeta, 16/7). Radares no Brasil se tornaram um lobby, a fim de elevar a arrecadação do Estado. Além disso, ninguém divulga onde é aplicado o valor recebido das famigeradas multas.

Jaminus Q. de Aquino

Radares desligados 2

Tanto a segurança do pedestre, quanto a do motorista, só é efetiva quando temos a polícia monitorando e auxiliando tanto nas rodovias quanto nas vias urbanas. Diferentemente do radar, que está mais para caça níquel do que realmente para assegurar a integridade do pedestre, pois este dispositivo não disciplina o trânsito.

Osvaldo Pasqual

Copel e a Copa 1

Estádio de futebol: local para lazer. Utilizado por um período de aproximadamente duas horas, em média quatro vezes ao mês por 1% da população. Hospital: local utilizado para tratamento de saúde, consultas, internações e intervenções cirúrgicas das mais simples até as mais delicadas. É usado todos os minutos de um dia, todos os dias do ano. Não raras vezes será utilizado por mais de um século. Aliás, a centenária Santa Casa de Curitiba está leiloando um Fusca 1973, em campanha para arrecadar fundos para sua subsistência. Enquanto isso, políticos estão empenhados em conseguir recursos para viabilizar... um estádio de futebol!

Marcos Schier

Copel e a Copa 2

Alguém precisa lembrar ao governador que, embora o estado do Paraná seja o acionista majoritário da Copel, ele, Pessuti, não é dono do estado. Ele é apenas o governador e em mandato tampão. Certíssimo e muito sensato está o presidente da Copel, que não concorda com o investimento da empresa na Arena. Parabéns a ele por recolocar a questão no seu devido lugar.

Decio Luiz Gomes

Copel e a Copa 3

Tomei conhecimento ao ler a (Gazeta, 16/07) que a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba está em campanha para arrecadar dinheiro e continuar seu trabalho de assistência perante a população. Já que alguns políticos querem utilizar a "nossa" Copel para conclusão ou construção de estádio de futebol, aqui vai uma sugestão: que a Copel injete fundos na Santa Casa, que passará a se chamar: Santa Casa – Copel.

Nilseu Brock Junior

Caminho do colono

Parabenizo o colunista Efraim Rodrigues pelo artigo "Estrada do Colono: um trilho de burros" (Gazeta, 16/7). Rasgar a floresta do Parque Nacional do Iguaçu e correr o risco de perder o título de Patrimônio Natural da Humanidade concedido pela Unesco é no mínimo insano. Asfaltar um caminho feito por burros no passado não vai resolver problemas econômicos. Pode, inclusive, piorar as coisas, conforme nos alerta o artigo. Aliás, se fazer estrada no meio da floresta fosse o melhor caminho, a Transamazônica teria revolucionado o desenvolvimento do Brasil. Todos sabemos que isso não ocorreu.

Wilson Galvão, geógrafo

Crime ambiental 1

A impunidade causada pelo não pagamento das multas do Ibama não estimula os crimes ambientais (Gazeta, 16/7). Quem eventualmente tem esse pensamento são pessoas oportunistas que têm um eficiente assessoramento técnico-jurídico, que postergará sempre a execução judicial até que prescreva. E sabem que, mesmo sendo cobrada a multa, o retorno recebido pós dano ambiental compensará em custo e benefício. Os que não se enquadram nas pessoas acima, quando cometem crimes ambientais, o fazem por falta de assessoramento ambiental e não desconhecimento de causa.

Rafael Rosa, engenheiro ambiental

Crime ambiental 2

Para abolir os crimes ambientais, é fundamental deixar claras as consequências à população sobre os atos ilegais que estão mudando drasticamente a natureza. Criar um dia para plantar árvores não é suficiente, devemos criar campanhas, anunciar o perigo que há por vir, além do principal: não jogar lixo na rua. O destino está nas mãos de cada um. Colabore.

Caroline Kaori Maebayashi

Palmada pedagógica 1

Realmente genial essa ideia de lei para quem bate em criança (Gazeta, 15/7)! Pergunto: se por força de lei ele acredita resolver esse problema, por que não baixa leis para proibir a corrupção, assaltos, assassinatos. Por que não cria leis para dar saúde, segurança, cultura, bem-estar ao povo? Essa atitude seria ridícula se não fosse cômica!

Edlberto José Gassner, aposentado

Palmada pedagógica 2

Estou extremamente preocupado com o caminho que a sociedade brasileira está tomando: o Estado se infiltra em tudo, agora até dentro de nossas casas. "Nada de mais", justificam alguns. É demais sim! Até a educação dos filhos o Leviatã quer vir nos dizer como é correta ou errada. Aos senhores legisladores e presidente da República: já existe punição para excesso na educação dos filhos. Se chama maus tratos e está lá no Código Penal. A continuar nesse ritmo, silencioso e cheio de boas intenções, o Estado vai começar até mesmo a nos dizer o que podemos ou não ler, aí já vai ser tarde.

Taison Willian

Litoral abandonado

O que faria a diferença no nosso litoral seria a construção de uma ponte ligando Caiobá a Guaratuba. É um sonho antigo e deveria ser mote de campanha dos pretensos governadores. Se o estado teve capacidade de fazer duas pontes no Rio Paraná, uma em Guaíra e outra no Porto Camargo, por que não tem capacidade de fazer essa?

Geraldo Domaneschi

Cartórios irregulares

Desde que o Paraná é Paraná os cartórios passam de pai para filho e parentes, o CNJ não tem poder para enfrentar os "donos de cartório". Infelizmente isso tudo logo passa e já cai no esquecimento!

Rodiney Carneiro

Violência a mulher

No Brasil de hoje existe violência com a mulher de todas as faixas etárias. Vejo com frequência mulheres idosas sendo agredidas por jovens netos ou parentes para conseguir drogas. O governo deve investir para a proteção de idosas.

Jo Disperati

Vote livre

Não basta pagar impostos, é preciso saber para onde esse dinheiro é destinado. A corrupção é uma prática antiga que toma novas formas, mas tem os mesmos falsos princípios. Deputados que, em quatro anos constroem mansões com piscina e carros estacionados para cada filho sem a menor precisão, são candidatos a não serem votados novamente. Faltam quatro meses para as eleições. Não se deixe enganar, eleitor! Se você ainda não parou para pensar, pense bem! Você é livre! Não aceite opinião de políticos oportunistas.

Paulo Roberto Girão Lessa

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]