• Carregando...

Curitiba aparece no ranking do SUS como a segunda melhor cidade do Brasil no atendimento à saúde. Fico imaginando como deve ser a pior cidade classificada. A minha esposa pediu um exame de eletroencefalograma em uma unidade de saúde no bairro Santa Cândida há um ano e ainda não foi chamada para fazê-lo. Que tipo de atendimento de saúde é esse que se dá para a população, em que um exame leva uma ano para ser realizado? Meu sentimento é de indignação, pois o sistema de saúde é falho.

Israel Alves Jahn

Tarifa do ônibus

O aumento da passagem será com certeza de alto impacto na vida da nossa família (Gazeta, 2/3). Aumento de dez centavos significa por mês um acréscimo de R$ 10, pois juntos gastamos cerca de 100 passagens em 30 dias. Sendo para ir de casa para o trabalho e do trabalho para a universidade e da universidade para casa. Só não é maior porque eu posso ir andando para o trabalho. Aos sábados vou à igreja e utilizo o transporte coletivo para isso. Alto impacto mesmo esse aumento da passagem.

Waldomiro Tarcisio Padilha de Oliveira

Bike como transporte

A bicicleta como meio de transporte é essencial tanto para a saúde como para o meio ambiente, além de diminuir o trânsito caótico. O grande problema encontrado é a falta de ciclovias durante a semana, pois com a existência delas os adeptos desse tipo de meio de transporte utilizariam muito mais a bike para ir ao trabalho ou à escola. É preciso implantar medidas iguais às de Amsterdã, na Holanda, onde a bicicleta é o principal meio de transporte.

Flávia Colett, São José dos Pinhais – PR

Condenação por bullying

Não se pode dizer que duas adolescentes de 13 anos não sabiam o que estavam fazendo quando praticaram bullying contra uma colega de escola no Orkut, porém é um erro condenar os pais a pagarem tal multa. Deveriam sim ser cobradas com trabalho voluntário e arcar com as despesas médicas da jovem que sofreu a ação. A sentença designada não trará tantas mudanças para a vida das "agressoras", afinal não foram elas que trabalharam para conseguir o dinheiro da indenização. É necessário mais um trabalho psicológico do que qualquer outra coisa.

Juliana Regina Teixeira

Educação finlandesa

O Brasil nunca chegará nem próximo à Finlândia no quesito educação, porque aqui o ensino é representado por pessoas indicadas politicamente. Até para escolher diretor de escola tem política no meio. O pior é que não existe continuidade naquilo que está dando certo. Se um político vê que o projeto de seu antecessor está indo bem, ele arruma um jeito de colocar alguém sem competência para piorar tudo. Ninguém se preocupa com nada, portanto nunca chegaremos a ter um ensino de qualidade.

Osmar de Oliveira, Umuarama – PR

Crédito de candidato

Tendo em vista o entendimento do TST a respeito da possibilidade de consulta a cadastros restritivos de crédito antes da contratação de funcionários, é fundamental que se discuta a responsabilidade pela fidedignidade das informações lançadas nesses cadastros. Isso porque os lançamentos de nomes de "devedores" são feitos sem critérios rígidos, por simples indicação de empresas conveniadas, sem que apresentem instrumento contratual capaz de comprovar o apontado débito e, ainda, sem que possam os consumidores questionar administrativamente o lançamento. São inúmeros os casos de ações judiciais com pedidos de indenização por dano moral em decorrência de inscrição indevida de nomes em cadastros restritivos de crédito.

Zuleika Loureiro Giotto

Caso Derosso

A sociedade precisa de exemplos de correção para acreditar nas instituições. Simples, Derosso é acusado de crimes contra a administração pública, com farta e comprovada existência de provas, não indícios. A sociedade se espelha em exemplos de honestidade e, quando há desonestidade, na sua exemplar punição. Para que o país avance e não retroceda, é imperioso que seja assim. Em tempos de informação em tempo real, on-line, impossível os desvios não serem percebidos.

Roni Francisco Dal Bosco

Desacato de vereador

O vereador Emerson Prado é detido pela polícia e se nega a comentar o assunto (Gazeta, 29/2). Somente no Brasil mesmo um cidadão que ocupa um cargo público quando arguido pela imprensa se nega a comentar o delito, alegando o direito de não dar satisfação nenhuma à população por seus atos.

José Luiz Ribeiro da Silva

Demissão de comissionados

Parabéns ao Ministério Público por mandar a Câmara reduzir o número de comissionados (Gazeta, 29/2)! Se com os órgãos de controle em cima, mais a fiscalização cerrada e incessante da imprensa, vemos ainda esses descalabros dos políticos, imaginem se estivessem à vontade. Depois ainda querem restringir o comerciante de bancas de revistas e similares de expor os seus produtos.

Walter Sidnei Miquelão

Frota do TJ 1

Aplausos aos desembargadores que não concordam com a absurda compra de 90 automóveis para o Tribunal de Justiça (Gazeta, 28/2). Vaias àqueles que concordam.

Gilberto Hellmuth Meissner, Almirante Tamandaré – PR

Frota do TJ 2

É o gasto com os carros e com a ociosidade e o desperdício de tempo dos motoristas dos referidos veículos que permanecerão inertes à disposição dos senhores desembargadores até o final do expediente.

Carlos Nascimento

Pacote de bondades

Essa medida de dar aumenato aos servidores públicos municipais e de reduzir o salário do prefeito é extremamente demagógica (Gazeta, 1/3)! Por que não teve tal atitude quando assumiu a prefeitura? Por que só agora às vésperas de novas eleições? Acho que o tiro sairá pela culatra.

Maria Auxiliadora Machado Guimarães

Paz tem voz

Não se trata de se estabelecer um estado policial, mas a população somente se sente segura quando verifica que as forças policiais estão nas ruas, principalmente nos locais considerados mais sensíveis. Também deve ser considerado que os marginais somente respeitam a polícia. Está comprovado que a presença dos policiais é um fator dissuasivo para que cometam crimes, e com isso abrem-se as portas para a implantação das outras políticas públicas.

Valdomiro Nenevê, São José dos Pinhais – PR

* * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]