• Carregando...

Acho muito justo que os deputados tenham mais férias do que o trabalhador normal, pois eles precisam de tempo para pensar em como aumentar sua renda e como esconder as informações para que o povo não saiba o que realmente acontece. Fechar a Assembleia é não dar espaço para a mídia pesquisar os acontecimentos; antecipar as férias é fugir do constrangimento de ter que dar explicações para a sociedade (Gazeta, 15/7). Conclamo o povo para "cercar" os seus deputados e pedir explicações sobre as "férias dos parlamentares", que insistem em dizer que têm de voltar ao seu reduto eleitoral e prestar contas das suas atividades. Transparência já, não amanhã.

Raul Antonio Gelbecke, administrador

Atos secretos

A administração pública é regida pelos princípios constitucionais do artigo 37, ou seja, pela legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. E a nomeação para cargos públicos depende da aprovação prévia em concurso público, de forma que os "atos secretos" do Senado não podem produzir efeitos, pois são nulos desde a origem, poupando assim, os "esforços" do presidente do Senado para fazer valer sua "vontade" de anulá-los.

Reinaldo Nishimura

Demissão 1

A Receita Federal do Brasil é um órgão constitucionalmente de Estado e não de governo, portanto está a serviço do povo brasileiro e não do governo de plantão. A autonomia da Receita Federal e seus auditores fiscais deve ser questão de honra para um Estado de Direito cujo princípio básico é "a lei e a ordem são para todos". Portanto, a Petrobras deve ser fiscalizada igualmente à Mercearia de Dona Marina. Se a exoneração da Secretária da Receita Federal Lina Maria Vieira se deu por ela ter feito feito seu trabalho precisamos mudar o governo e não a secretária.

Marcos Antônio Salustiano da Silva, auditor fiscal da Receita Federal do Brasil

Demissão 2

Com a instalação da CPI da Petrobras, comandada pelos governistas e a demissão da secretária da Receita Federal Lina Maria Vieira fica mais do que evidente que o governo federal tem muito a esconder do público! A Petrobras, para quem não sabe, já está privatizada desde a ascensão de Lula à Presidência, pois literalmente foi "encampada" pelos petistas. Agora os governistas assumiram a presidência e a relatoria da CPI, tudo para esconder talvez perdas bilionárias com derivativos e outras ilicitudes!

Lauro Fujihara

Câmeras na rodoviária

Ótima a instalação das câmeras na rodoviária (Gazeta, 14/7), porém que barbaridade o fato de não terem achado até agora o culpado pela morte da pequena Rachel Genofre. O que mais me espanta é a passividade de todos: ninguém cobra nada e fica tudo por isso mesmo.

Páris Ferreira do Amaral

Suicídio assistido 1

Como sou uma pessoa livre (leia-se com liberdade de expressão), com crenças e valores que promovem a liberdade responsável e saudável, penso que todos temos o direito de escolher se queremos continuar a sofrer ou não. Em não havendo remédio para a dor e a angústia, sou a favor da morte voluntária, principalmente se a continuidade da vida trouxer expectativas de mais dor e sofrimento, inclusive para os familiares (Gazeta, 15/7).

Rosicler Zanella, Francisco Beltrão – PR

Suicídio assistido 2

Todo ser humano, em qualquer país, deveria ter o direito, desde que constatado seu estado terminal pela medicina, à chamada "morte assistida". Em nome da "dignidade" e do respeito à decisão do paciente terminal, esta forma de morte evitaria a dor e muitas vezes a humilhação a que o doente é obrigado a sujeitar-se, permanecendo em agonia por meses ou anos num leito do qual só sairá morto. Todos sofreriam menos, tanto familiares quanto o desenganado.

Milton Rodbard, advogado/economista

Campanha nacional

Vale a pena uma nova campanha nacional: não reeleja ninguém que ocupa ou já ocupou cargo eletivo, por melhor que tenha sido.

Paulo Cesar de Britto

Tradução 1

Embora entenda que a preferência pela utilização da nossa língua mãe deva ser uma questão cultural e não uma imposição legal, acho válida a iniciativa do projeto de lei do executivo como forma de se evitar os estrangeirismos ridículos comumente utilizados no comércio, como aqueles citados na matéria (sale, off, delivery) (Gazeta, 14/7). O projeto necessita ser melhor detalhado, mas parece fazer referência somente a termos utilizados em anúncios e não a nome de produtos, como mouse ou laptop.

Antônio Veiga

Tradução 2

Sobre o projeto de lei do governador Requião que obriga a tradução de palavras em anúncios, eu não sou lusófono de carteirinha, nem tenho fobia de línguas estrangeiras, mas, particularmente sobre os exemplos citados pela reportagem, encontramos traduções correntes no português continental: mouse é rato, laptop traduz-se por portátil (no contexto de informática) e web por rede. Descontando a primeira, as demais são facilmente reconhecidas no português do Brasil.

Hypolito José Kalinowski

Tradução 3

Sou contra essa proposta do governador, pois muitas palavras já se incorporaram ao dia-a-dia, e, se são usadas, é porque as pessoas as compreendem. A língua é uma coisa viva que vai se modificando com o tempo. Prova disso é que, se não evoluísse, ainda estaríamos falando grego ou latim, não é mesmo?

Roberto Georg

Guarda municipal

Creio que é extremamente necessário o uso de armas de fogo pelos agentes da guarda municipal (Gazeta, 14/7).Se alguém acha que não, então que dê uma de herói e vá enfrentar bandidos a unhas e dentes. Como vigilante patrimonial, conheço os riscos que correm aqueles que trabalham em defesa de um patrimônio, seja ele público ou privado.

Nelson da Silva

Educação

Está cada vez mais difícil educar. Procuramos transmitir a nossos filhos a importância da honestidade, do bom caráter, de fazer o bem, de não se querer levar vantagem em tudo, mas os políticos insistem em estragar todos osnossos princípios.

Ariel J. Ressetti

Honduras

A América Latina é uma grande República das Bananas! Sob o pretexto de um falso democratismo – forma muito clara de intervenção americana unicamente para justificar as incursões ao Iraque, Vietnã e Coreia –, torcemos para que o presidente Zelaya volte ao poder, ignorando que a ação militar foi interposta com o pretexto de que Zelaya não passa de um mini-Chavez no quesito tentativa de reeleição ilimitada. Não existe nada mais medíocre do que usar a democracia para justificar uma República das Bananas!

Juliano Geraldi

Linha Verde 1

A Linha Verde realmente precisa de muitos ajustes (Gazeta, 15/9), os usuários estão sofrendo nos horários de pique, pois os ônibus já saem lotadíssimos do terminal do Pinheirinho e, quando chegam à estação do Xaxim, por exemplo, fica impossível de entrar. A Urbs e a prefeitura deveriam colocar mais ônibus nos horários de mais movimentação.

Viviane da Silva

Linha Verde 2

Quando chove é impossível visualizar as faixas na pista da Linha Verde. Muitos veículos invadem outras faixas, pois a sinalização em dia de chuva simplesmente some, e o número de acidentes aumenta nesses dias.

Helton Luiz Hostert

Separação

Infelizmente sou vítima da alienação parental. Estou separado há três anos e tenho uma filha de seis. A mãe sempre dificultou que eu visse minha filha. Nos dias de visita, ela saía de casa e eu não conseguia ver minha filha. Ela inclusive se mudou e nem sei onde moram. Estou há três meses sem falar com minha filha. Infelizmente a justiça é lenta, despreparada e insensível para resolver esses casos. Esta lei deve ser rigorosa, pois, se eu deixar de pagar a pensão irei preso imediatamente. Quem mais perde com essa pratica odienta é a criança, que terá problemas psicológicos e de relacionamento futuros. As mães e os pais que recorrem a essa prática condenável devem receber tratamento psiquiátrico e punição exemplar, pois estão causando um grande mal a seus filhos.

Sandro Bittencourt, engenheiro

* * *

Entre em contato

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5129. E-mail: leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]