• Carregando...

Ótima e ousada a matéria "Recursos são tábua de salvação" (Gazeta, 14/10). Infelizmente é a nossa realidade. A justiça é feita para quem pode pagar bons advogados.

Elizabeth do Rocio

Recursos 2

A população assiste impassível às manobras jurídicas para protelar condenações. O ato mais imoral dessas manobras é o uso de doenças chanceladas pelos médicos.

Antônio Fernando Buch

CNJ 1

O CNJ deve manter seu poder de fiscalizar o Judiciário sem sombra de dúvida. Se com o pouco que faz já está desse jeito, imagine se perder seus poderes fiscalizatórios.

Carla Gemin Ferrari

CNJ 2

Os magistrados possuem todas as garantias de segurança para que possam tomar suas decisões sem o temor de serem, de alguma forma, penalizados ou sofrerem qualquer outro constrangimento profissional. Dentro desse contexto, é importante que eles também tenham suas atitudes mensuradas, dentro da lei. É justo que erros grotescos sejam fiscalizados e punidos.

Noeli Wirmond

Marchas contra a corrupção

Não basta apenas votar em período de eleição e esquecer de política o resto do tempo. Os protestos marcam a verdadeira participação democrática de um povo politizado. Eles devem ocorrer sempre que houver insatisfação da sociedade. Com isso, esses atos públicos demonstram que o Brasil está em transição à Democracia Substancial.

Fernando Muchau

Gratificação de Rossoni 1

Qualquer deputado sabe que na sua equipe tem de existir um assessor jurídico para tirar dúvidas em casos mais delicados, tais como atos que venham ferir a Constituição brasileira. Prevê a Constituição que detentor de mandato eletivo em hipótese alguma poderá receber gratificação, adicionais, prêmios, abonos, verbas extras ou qualquer similar acima de seus vencimentos. Não adianta devolução. O que vale é o ato cometido. A devolução não quita a dívida.

Edison Bindi, São José dos Pinhais

Gratificação de Rossoni 2

Desde da criação do decreto, em 1992, os valores recebidos indevidamente pelos presidentes da Assembleia Legislativa devem ser devolvidos pelos beneficiados e devem ser responsabilizados todos os envolvidos nesta irregularidade.

Marcelo dos Santos

Bibinho 1

Abib Miguel, na época em que foi acusado de desviar dinheiro público, era de uma saúde invejável. Agora tem problemas psicológicos?

Celso Luiz Cachel

Bibinho 2

Não sou médica, mas acho que o nome do distúrbio do Bibinho chama-se usurpis cessantis, algo parecido com lucro cessante, quando a pessoa é acostumada a usurpar sem punição. Realmente existe esse distúrbio e nota-se pelo modo soberbo em que essas pessoas aparecem nas fotos, com um olhar irônico.

Elly Bertomeu

Aposentados

Eu acho um absurdo que aposentados não tenham um reajuste decente. Seria digno o aumento para os que ganham até cinco salários mínimos. Contribuímos por 30, 35 anos e quando nos aposentamos, só temos desvantagens. É revoltante ver tanto dinheiro ser desviados e o aposentado continua trabalhando para se manter e ainda contribuindo.

Rosana Selles

Metrô de Curitiba

O sistema de transporte coletivo com o metrô deve ser integrado mesmo. Já que o projeto está atrasado, a primeira linha a ser criada deveria ser Centro/Aeroporto pela Avenida das Torres, ligando São José Pinhais a Curitiba, para desafogar a Avenida das Torres que anda complicada.

Luiz C. Segantini

Multa

É vergonhoso como alguns motoristas estão se comportando diante da decisão do Tribunal de Justiça em retirar do Diretran a capacidade de punir infratores: excesso de velocidade, desrespeito à sinalização. Ficou claro que o respeito às normas de trânsito só acontece diante da possibilidade de multa e perda financeira, não por questão de bom senso e civilidade.

Paulo R. Rodachinski

Buracos pela cidade 1

O sistema de antipó, há décadas, foi uma solução emergencial e provisória para ruas sem nenhum pavimento. O tráfego aumentou e essas ruas não resistem mais.

Álvaro José Junqueira Nunes

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]