• Carregando...

Estão gozando da cara do povo paranaense? Afinal, trata-se dos nossos impostos! O MP e o CNJ têm de chamar o ex-presidente do TJ para se explicar. O que é isso, desconhecer pareceres técnicos de engenheiros (Gazeta, 29/9)?

Hermes Carlos Bollmann

Reforma do TJ 2

Acho inacreditável que ainda possa haver dúvidas quanto a esta licitação. Mesmo desconhecendo o detalhamento técnico e as obras a serem realizadas, ouso afirmar que esta licitação envolve valores consideravelmente mais baixos. Anulação imediata.

Arthur Suplicy de Lacerda Neto

Comissionados 1

Tenho certeza de que estes mil comissionados que agora estão sendo demitidos já não eram necessários desde o início do governo Richa. Não fosse por essa despesa, várias categorias de servidores concursados poderiam ser beneficiados com salários mais dignos. A medida é tardia e demagógica. É necessária uma lei para conter a nomeação dos apadrinhados políticos.

Luiz Eduardo Hunzicker

Comissionados 2

Parabéns ao governador Beto Richa! Pela primeira vez em sua gestão se vê um ato concreto em favor da eficiência de seu governo. Esse é um primeiro passo no desmonte da máquina pública extremamente inchada, pródiga em salários, mas com baixíssimos retornos à população. Aconselho cortar mais e mais, para que sirva de exemplo aos demais poderes, que abusam de benesses exageradas. Seria um tapa na cara dos políticos mal intencionados e magistrados despudorados.

Antonio Carlos Picanço Braga

Comissionados 3

Beto Richa extinguiu a Secretaria de Estado do Turismo exatamente no Dia Mundial do Turismo. Medida lamentável e na contramão da história, inclusive de sua própria família.

Marcio Assad

Disputas políticas

O senador Aécio Neves afirma que o Paraná não recebe verbas federais no montante a que teria direito por sua contribuição ao PIB nacional. E não há como negar isso, pois esse é o resultado da pífia atuação de nossos representantes políticos, sempre ocupados com suas carreiras e disputas paroquianas. É o resultado do contumaz jogo rasteiro, cujo foco é inviabilizar os projetos feitos por adversários e posar de austero para os eleitores incautos. E a população vai perdendo. Até quando?

Sérgio Corrêa

Porto de Paranaguá

Como profissional da área marítima em Paranaguá há 46 anos, dos meus 48 anos de engenharia naval, causa-me espanto o grande alarde feito pelo governo federal sobre o investimento de R$ 2,6 bilhões no nosso porto. A parcela maior desse montante se refere a novos arrendamentos de instalações já existentes, cujos contratos iniciais expiraram. Ou seja, pouco ou quase nada de novo e vital será feito, embora se saiba que as atuais instalações portuárias não suportarão mais crescimentos sensíveis das exportações pela total obsolescência dos atuais equipamentos e da falta de berços. Quem viver verá.

Geert J. Prange, consultor portuário

Espionagem

O discurso da presidente Dilma na ONU não assustou o presidente Obama. Para um bom observador, o momento foi muito bem aproveitado para tentar passar aos menos avisados que ela "falou grosso" e deu "uma prensa" no presidente norte-americano. Isso deverá ser trabalhado pelos marqueteiros políticos e os dividendos poderão ser colhidos em 2014.

Jeovah Ferreira, Brasília – DF

Greves

Durante uma greve do transporte público em Nova York, no Natal de 2005, em dois dias a Justiça decidiu que a greve era ilegal e deu um prazo de 24 horas para o retorno ao trabalho, sob pena de prisão de todos os líderes do movimento. Presidente Dilma, que tal o Brasil desenvolver um serviço de espionagem na Justiça norte-americana, para aprender como as coisas funcionam naquele país?

Edgard Gobbi

Fumaça tóxica

O acidente no Porto de São Francisco do Sul mostra a necessidade de mais rigor na fiscalização, tolerância zero para irregularidades, punição dos desobedientes e muito mais formação especializada para bombeiros, sobretudo os voluntários de Santa Catarina. Abrir sindicância depois da tragédia é coisa de "brasileirinho". Deve-se prevenir e não remediar!

Padre Messias Galieta, Campo Largo – PR

Pedágios

É evidente que houve melhorias nas estradas pedagiadas, mas isso era o mínimo esperado. Colocar lama asfáltica, realizar algumas terceiras pistas, pintar faixas, ampliar lateralmente algumas pontes e viadutos não é nada mais que obrigação. O absurdo das tarifas jamais mereceu uma discussão séria, clara e cristalina. Sempre foi esquecida e está guardada dentro de uma caixa-preta que certamente foi depositada no fundo do mar inalcançável.

Carlos Alberto Schnekenberg

Analfabetismo

O índice de analfabetismo aumentou no Brasil. Depois de dez anos de PT no governo, não era de se esperar outra coisa. Vivemos do marketing mentiroso, das obras inexistentes, da incompetência e da roubalheira generalizada. E isso é só o começo. Os "companheiros" vão nos mostrar indicadores ainda muito piores em outras áreas.

Paulo Lugli, economista

Meio ambiente

O aquecimento global causado por emissão de poluição é um mito criado por países ricos para frear o desenvolvimento dos subdesenvolvidos e, ainda, lucrar com isso através dos créditos de carbono e até bolsas de carbono. Esses eventos são ciclos de aquecimento e esfriamento naturais que independem da ação do homem. A história do clima comprova isso.

Wilson Schneider Amaral

Brasílio Itiberê 1

Apreciei muito o destaque dado a Brasílio Itiberê no Caderno G (Gazeta, 28/9). Gostaria de acrescentar um comentário. Sendo ele um erudito, pelo seu conhecimento e inspiração, compôs música clássica baseada no cancioneiro popular, como mais tarde viria a fazer Villa-Lobos.

Oswaldo E. Aranha

Brasílio Itiberê 2

Achei muito interessante a matéria, mas pergunto aos especialistas: qual é a nossa identidade musical paranaense? O carioca tem o samba; o paulista, o choro; o baiano, o axé e suas vertentes; o gaúcho, a gaita, a milonga e o vanerão. Qual a nossa identidade? Será que, por causa das muitas etnias vindas da Europa, viramos uma colcha de retalhos? Isso pode ter influenciado na música?

Edinei Castro

Metrô

A bomba atômica lançada sobre Hiroshima em 1945 destruiu a cidade e matou centenas de milhares de pessoas. O Japão, derrotado e arrasado, refez-se o quanto pode, e pasmem: em 15 anos reergueu a cidade destruída! E Curitiba está nem lembro há quanto tempo ainda sem definir o que quer e do que precisará como projeto final para o seu "trenzinho"! Até o Aécio Neves (Gazeta, 28/9) está opinando como eu, sobre a "enrolação" para tomar decisões por parte dos nossos eficientes homens públicos... Será o metrô a solução para os problemas atuais e para os que existirão quando a "obra da esperança" tiver o seu sempre protelado início autorizado?

João Carlos Calvo, engenheiro civil

Assembleia

Como aconteceu no Congresso, o corporativismo entres os poderes passa por cima dos anseios da população e no estado do Paraná não poderia ser diferente. Num país onde a corrupção é moeda de troca para crescimento pessoal e as pessoas agem como se isso fosse normal, usam o dinheiro do povo como se fosse para uso próprio.

Carlos Henrique de Oliveira

Lucro

Penso que no mundo não há nenhum fato que seja ruim para todos. A inflação é um ótimo negócio para muitas empresas; as doenças ajudam a indústria farmacêutica; a falta da qualidade na educação contribui para que o governo continue fazendo o povo de idiota.

Até a destruição do planeta, péssima para o nosso povo, pode levar à venda antecipada de terrenos em outro planeta.

Edson Luís Cabral

Litoral

Apesar de a cidade de Antonina ser relativamente pequena, a banda podre da politicagem local conseguiu denegrir a outrora charmosa cidade do carnaval, exclusivamente em prol de interesses mesquinhos. Existem projetos para desafogar o tráfego de carretas, outros para o turismo travados ou por suspeita de corrupção ou veto de ambientalistas, impedindo o nosso progresso. Há leis que não são respeitadas, hospital que não funciona, e o mais emblemático, uma construtora usurpando os direitos dos antoninenses, e a Comissão Especial Investigativa instalada pela Câmara dos Vereadores não apura com afinco as irregularidades.

Luiz Fabiano Alves Rosa, Antonina – PR

Acumuladores

As pessoas que cuidam de animais tentam atuar efetivamente sobre um problema ético de toda a raça humana e são consideradas doentes. Talvez quem seja mesmo doente são os que, além de não contribuírem, reclamam, fazem leis idiotas e criam obstáculos.

Key Imaguire Junior

Voto aberto

Como vamos arrumar os poderes se os que podem fazê-lo, na sua grande maioria, estão se beneficiando desse sistema corrupto? Até agora não se sabe se o nobre deputado presidiário Natan Donadon vai continuar deputado ou não. Essa história de voto aberto está sendo cozinhada até que o povo a esqueça.

Luiz Dias

Governo

Aquela que exige ser chamada de "presidenta" continua apostando no incentivo ao consumismo para manter o mercado aquecido, e na máquina da propaganda para divulgar resultados ufanistas e incorretos de seu governo. Tudo para enganar seus eleitores e garantir a permanência do PT no poder.

Mara Montezuma Assaf, São Paulo – SP

Mensalão

Ao receber os polêmicos embargos infringentes, o STF ampliou as oportunidades de defesa dos réus, todos bem assistidos por causídicos de renome, só que, em contrapartida, feriu de morte o princípio constitucional da supremacia do interesse público em detrimento do interesse individual. Além disso, validou a casuística aberração jurídica de que os condenados podem ser julgados de novo pela mesma corte. Será que em favor dos pobres, pretos e prostitutas deste país também se desenterraria o vetusto procedimento em tais circunstâncias?

Wagner Rocha D’Angelis

Violência

Aumentaram as mortes violentas de mulheres, mesmo com a Lei Maria da Penha. Teriam de fazer uma comparação com mortes violentas de homens que, acredito, são em maior número. Morrem mais homens violentamente que mulheres; e os motivos não são casos amorosos mal resolvidos.

Antonio C. Dino

Drogas

A melhor forma de combater as drogas é através da prevenção, pois remediar é muito difícil. O tratamento mais eficaz seria um investimento sério na área educacional, proporcionando às crianças e jovens uma educação de qualidade, capaz de formar integralmente e instrumentalizá-los para a vida.

Sandra Aparecida Brazão Cramin, professora

Trânsito

É crime de trânsito permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa que, por embriaguez, não esteja em condições de conduzi-lo com segurança. Dessa forma, cometem crime os manobristas ao entregar os veículos a pessoas nessas condições, o que ocorre com frequência nas portas dos bares e das casas noturnas.

Carlos César Zanchi, advogado

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]