• Carregando...

Estão tentando jogar no lixo a Lei das Licitações através da criação do Regime Diferenciado de Contratações (Gazeta, 6/6). É um meio de burlar as licitações, sendo uma ofensa à transparência nos gastos públicos. Tudo conspira a favor da crítica assinalada pelo ex-atacante e atual deputado federal Romário: essa Copa será o maior roubo da história.

Marcelo Duarte Ribeiro

Multa para obras atrasadas

Quem trabalha no setor sabe que a culpa dos atrasos em obras não é da empreiteira, mas dos projetos defeituosos. Por causa disso, nunca é possível cumprir o cronograma. Sem falar em atrasos no pagamento pelo próprio governo.

Carlos Barbosa

Ônibus sem prestígio

O grande problema do transporte coletivo de Curitiba, além de todas as situações de desconforto, superlotação, atrasos e a falta de bilhete temporal já citados no editorial (Gazeta, 6/6), é pouca consideração a respeito do custo de cada tipo de transporte. Muitos especialistas defendem o pedágio urbano, mas ele apenas onera o custo do transporte individual e não resolve o problema.

Eric Koblitz

Táxis 1

A aprovação das licenças hereditárias para os taxistas foi mais uma ação eleitoreira, como a de asfaltar as ruas em ano de eleição. Andamos durante três anos em ruas esburacadas, para no ano eleitoral cumprirem com a obrigação. As licenças dos táxis, que são uma concessão pública, não podem ser objeto de herança. A licença não pode ser vendida. Só pode ser devolvida ao seu dono, que é a prefeitura. Entendo que nesse caso, tão logo passem as eleições, a lei cairá.

Luiz Dias

Táxis 2

Na minha visão, o que a prefeitura fez ao sancionar a lei de hereditariedade dos táxis foi incorporar o que já acontece na política paranaense e brasileira. Os titulares dos cargos passam seus currais eleitorais, influência política e cargos aos seus descendentes. É a imoralidade pública pegando carona na bandeira 2.

João Augusto Moliani, professor universitário

Violência

Infelizmente crimes brutais como o do executivo da Yoki (Gazeta, 5/6) ainda acontecem em nosso país, sejam movidos por dinheiro ou crimes passionais. Nem uma coisa nem outra justifica tamanha barbárie. Espero que os verdadeiros culpados sejam encontrados.

José Carlos Belchior, Itiúba – BA

Vandalismo

Ficou muito distinto e bonito o viaduto da avenida Visconde de Guarapuava, por onde circulam milhares de veículos. O texto pichado "Curitiba é um C..." é um bonito postal para os curitibanos e visitantes. Quem sabe agora os poderes públicos tenham um empenho maior para coibir esta prática criminosa, que é a pichação.

Bruno Weiss de Castilho

Educação em tempo integral 1

A educação em tempo integral mantém as crianças ocupadas praticamente o dia todo, sendo alfabetizadas com mais rigor e seriedade com aulas de música, artesanato, educação física, leitura diária etc.

Enio Ramos

Educação em tempo integral 2

O benefício da educação integral é mínimo, pois toda criança ou adolescente precisa desfrutar do ambiente familiar em tempo suficiente para descontrair, brincar com liberdade, sem metodologia e recursos sistematizados. Isto faz parte do amadurecimento emocional. O contato com a casa e os vizinhos é extremamente saudável. Escola integral contribui pouco, pois os alunos cansam, enjoam, e perdem o interesse geral pela educação formal.

Marineiva Varela, Cascavel – PR

Educação em tempo integral 3

Maior tempo de permanência na escola é positivo, principalmente se a escola puder oferecer ensino de qualidade, atividades variadas e com a estrutura necessária. Claro que o custo aumenta bastante, mas, com crianças seguras, ocupadas e aprendendo, as famílias estarão mais tranquilas no trabalho. Seria benéfico para toda a sociedade. Não há desenvolvimento de fato sem investimento e trabalho sério em educação para todos; essa deveria ser nossa maior prioridade.

Lúcia Dias

Catadores

Seria bom abordar também a questão ambiental e os animais utilizados no trabalho dos coletores de materiais recicláveis (Gazeta, 6/6), que muitas vezes são conduzidos por crianças em meio ao trânsito já sobrecarregado.

Isabel Vianna

Estagnação da economia

Creio que o que o governo está fazendo é apenas um paliativo. O Brasil precisa de reformas mais consistentes, como uma revisão dos impostos e, principalmente, da gastança pública. O cidadão brasileiro passa cinco meses trabalhando só para pagar os impostos. O Imposto de Renda é um assalto à mão armada ao bolso do contribuinte. Se o governo quer aumentar o consumo, basta tomar uma medida de coragem: reduzir as alíquotas do IR.

Roni Antonio Garcia da Silva, Guarapuava – PR

Arborização

Preservar a natureza é muito bom, mas precisamos ter bom senso sobre o corte e poda de árvores. Faço a poda das árvores da minha casa, para evitar a escuridão e ter mais segurança nas redondezas. Pessoas já reclamaram, mas quem reclama não tem nenhuma árvore em frente de casa. É preciso plantar para poder saber o trabalho que dá manter e cuidar de uma árvore.

Paulo Moraes

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]