• Carregando...

Mídias sociais

Terminal do Cabral

"Passei no Terminal do Cabral morrendo de medo de que o teto caísse na minha cabeça."

Vivian Taborda, via Facebook, a respeito dos problemas estruturais no Terminal do Cabral, que apresenta fissuras no teto e nas paredes de sua passagem subterrânea.

Redução de pena

"Que tal uma lei nos mesmos moldes para os políticos? Quem sabe eles pudessem se instruir melhor e pensar em leis que fossem mais relevantes ao país."

Valmor Antunes, via Facebook, sobre o projeto que propõe redução de pena para presos que lerem livros na prisão.

Sobreviventes do Holocausto

"Linda história. Faz pensar o quanto a loucura e o poder juntos fazem mal ao nosso mundo."

Vanessa Silva, via Facebook, comentando a história de Bunia Finkiel, uma das personagens da série "Sobreviventes do Holocausto", publicada pela Gazeta do Povo.

* * * * *

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

O resultado do Ideb no Paraná (Gazeta, 15/8) demonstra a verdadeira face de nosso governo. Os dados mostram a maioria das escolas com um resultado negativo muito preocupante. Quando se fala em ensino médio, até dá arrepios. As entrevistas que tenho acompanhado são cheias de respostas evasivas, colocando a culpa na escola e na gestão local. Ora, a escola tem tanta autonomia assim? Um diretor pode mudar um currículo? Agilizar a contratação de professores e funcionários?

Eduardo Tolomeotti, professor, Londrina – PR

Resultado do Ideb 2

A posição privilegiada no ranking do Ideb dos colégios militares é a prova cabal e incontestável de que é impossível existir educação de qualidade sem disciplina. O processo de aprendizado é sempre difícil e exige sacrifícios. Não podemos nos deixar levar por propostas pedagógicas "inovadoras", que defendem que o aluno deve "aprender brincando".

Marcus Andrade

Contas públicas

A Lei de Responsabilidade Fiscal prevê comprometimento máximo de 49% da renda líquida. Quer dizer, quem gasta esse valor ou próximo dele está comprometendo o futuro da cidade ou estado. É inaceitável propor qualquer maquiagem dos números. Se não há dinheiro (Gazeta, 15/8), não se contrata e fim de assunto. O governo deve ser menos político, menos demagogo e mais administrador. Deve procurar ou criar formas de obter mais com os recursos humanos existentes. É mais difícil, menos popular, porém mais efetivo.

Dimas Nascimento

Mensalão

O mensalão é muito evidente para que possamos achar que é ilusão. Não oferecer crédito às testemunhas, relatórios e provas apresentadas é instituir no Brasil um regime de conformidade e conivência com a corrupção. O julgamento do mensalão aparece na televisão, mas não é novela; portanto, não é ficção.

Elton Barbosa Silveira, técnico em telecomunicações

Cotas universitárias

O estudante de escolas públicas realmente tem um pior desempenho educacional em relação aos estudantes das particulares; porém, em vez de o governo se preocupar com cotas para ingresso nas universidades, devia voltar sua atenção para a educação nacional. Se tivéssemos educação de qualidade não precisaríamos de cota alguma.

Guilherme Alberto de Freitas Ezequiel

Greves

Não sofri diretamente em virtude das várias greves que estão acontecendo, mas acho um absurdo o governo e principalmente a população ficarem reféns dessas categorias, que nem ganham salários tão baixos assim.

Larissa Costa

UPS

Não sei qual é a estratégia de segurança para o estado, mas o fato é que houve sensacionalismo na instalação da UPS Osternack. Depois que a imprensa foi embora, a polícia também foi e estamos sem segurança de novo. Não estou entendendo essa estratégia. Seria só para inglês ver?

Durval Oliveira

Segurança pública

Os investimentos na segurança pública (Gazeta, 14/8) esbarram em dois problemas: falta de caráter dos políticos e incapacidade técnica para elaborar projetos. Enquanto eles se preocuparem em achar meios de desviar dinheiro para beneficio próprio sempre faltarão investimentos em áreas que beneficiem a população.

Glauco Moura

Sobreviventes do Holocausto

Parabéns à Gazeta do Povo pelo excelente trabalho realizado na série "Sobreviventes do Holocausto". Com grande sensibilidade, a equipe reporta os fatos obtusos e obliterados da triste história do flagelo humano. Esta chama não pode nunca ser apagada para poder trazer luz às gerações futuras.

Marco Alzamora, arquiteto

Valores na escola

A Convenção Americana de Diretos Humanos, que tem força de lei no Brasil, assegura o direito dos pais a que seus filhos recebam a educação moral que esteja de acordo com suas próprias convicções. Logo, o professor não pode usar suas aulas para transmitir "valores" aos alunos. Se fizer isso, estará usurpando um direito dos pais e pode ser processado por dano moral.

Miguel Nagib, Brasília – DF

Dívidas

Impressionante como nos dias de hoje temos famílias comprometendo quase metade de seu salário para pagar dívidas (Gazeta, 14/8). Está na hora de as instituições financeiras pararem de facilitar tanto a adesão a serviços como cartão de crédito e empréstimo pessoal, ou pelo menos reduzirem suas taxas de juros.

Pamela Pikcius

Obras da Copa

É um absurdo o valor que o governo está investindo com as obras para a Copa do Mundo de 2014, um evento passageiro e que não vai trazer retorno para a maioria das pessoas. Esse dinheiro deveria ser investido em outras áreas, como moradia, transporte, saúde, gerar empregos.

Marilsa Golombieski Litenski

Lei caça-bituca

A respeito das bitucas de cigarro (Gazeta, 15/8), acho que as indústrias de cigarro deveriam implementar filtros biodegradáveis, nem que isso aumente o preço do produto.

Maurício Massami Fugii

Animais abandonados

Curitiba precisa de medidas urgentes para reduzir o número de cães e gatos abandonados. Para tal, prioridade para um programa de castração em massa. Basta de os moradores assistirem ou tentarem resolver tanto sofrimento!

Ana Zelinda Buffara

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]