• Carregando...

A série de reportagens "Retratos Paraná" mostrou a carência de ônibus nas cidades da região metropolitana de Curitiba (Gazeta, 27/9). Em Araucária é vergonhoso presenciar como funcionam as linhas de ônibus que ligam a cidade a Curitiba. Quem precisa pegar a linha do Ligeirinho em horário de pico no terminal Capão Raso tem de esperar muito. A diferença em quantidade de ônibus com relação à linha Colombo/CIC é de cinco ônibus para um de Araucária.

Daniela Barankievicz, Araucária

Retratos Paraná 2

Estou gostando muito dessa série de reportagens "Retratos Paraná". Vocês estão de parabéns!

Rafael Freitas Machado, Araucária

Renegociação de dívida

Tenho uma dívida de cartão de crédito, estou tentando negociar, mas a informação que me passaram é que a empresa só irá tirar o meu nome do SPC depois que eu efetuar o pagamento total da dívida. Ou seja, sem negociação.

Rosely Miranda dos Santos

Greves 1

Os carteiros entram em greve, a população é prejudicada, os bancários entram em greve e a população é novamente prejudicada. Os motoristas de ônibus estão ameaçando entrar em greve e mais uma vez a população será prejudicada. Ou seja, essas greves penalizam a maior parte da população, que não tem culpa nenhuma das reivindicações não atendidas! Entendo que todos têm direito a pedir aumento de salário, melhores condições de trabalho, mas será que prejudicar a população é a única forma de pressionar os patrões?

Eloisa de Souza

Greves 2

Em que pese respeitar sobremaneira o direito dos bancários à greve, acredito que o panorama de grave crise mundial, que ainda felizmente não nos afetou, deveria ser pesado nesse momento.

João Chede Neto

Democracia

Interessante o artigo do professor Adriano Codato, "As elites políticas e a qualidade da Democracia" (Gazeta, 25/9). Acrescentaria o seguinte à lista de garantias de Robert Dahl, citado pelo professor: há dois tipos de democracia, a governante e a governada. Na primeira, o poder realmente emana do povo, portanto, é de cima para baixo; na segunda, emana das elites, sendo de baixo para cima. Esta ainda é a situação da democracia brasileira. Os eleitos representam a si mesmos, seus interesses. O povo passa ao largo.

Rui Simon Paz

Voto distrital

Desde 1998 lutamos pela necessidade de uma reforma político-partidária-eleitoral, instituindo-se, de início, o voto distrital misto, com objetivo de purificar a atividade política. Precisamos da participação popular para fiscalizar o desempenho dos eleitos. Outra proposta é substituir o voto proporcional pelo majoritário nas eleições legislativas.

Jonel Chede, ex-presidente da Associação Comercial do Paraná e presidente do Movimento Pró-Paraná.

Poluição sonora 1

A melhor saída para diminuir a poluição sonora é a multa e a retenção do veículo, em caso de reincidência. É preciso uma fiscalização mais ostensiva, em especial após as 22 horas, com multas pesadas e responsabilidade criminal por parte dos infratores, uma vez que trata-se de crime ambiental.

Gilberto Rocha, Colombo

Poluição sonora 2

Sou comerciante na cidade de Matinhos e a poluição sonora é um dos maiores problemas enfrentado por nós. Fica o exemplo dado pelos municípios do interior, que estão combatendo esse tipo de poluição, para os administradores públicos do litoral.

Donlislei Jose Liotto

Bicicleta x carro

As ciclovias existentes estão mal sinalizadas e com conservação precária. Curitiba deveria implantar o modelo das ciclofaixas existente na cidade de São Paulo. Paramos no tempo e nas boas ações. Não há vontade política para levar à frente esses projetos.

Adail Mathias

Nova CPMF 1

O próprio governo sabe que a verba do Orçamento da União para a saúde não vai chegar ao seu destino. Prefere impor um novo imposto, pois assim ganha alguma coisa a mais para sua péssima máquina administrativa.

Joaquim F. Menezes

Nova CPMF 2

Um novo imposto para garantir a efetiva universalidade de acesso ao sistema único de saúde parece não ser a alternativa correta a ser tomada. Vale lembrar que se um dia o Brasil tiver o Sistema Único de Educação, o Sistema Único de Segurança e outros "sistemas únicos" cada um deles precisaria ter a sua própria CPMF para se autossustentar.

Paulo Abrahão

Paz Sem Voz

É louvável a iniciativa da campanha "Paz sem Voz é Medo". Tenho acompanhado diariamente notícias relacionadas à campanha, mas sinto que falta alguma mobilização mais concreta envolvendo toda a população do estado. Sugiro a organização de alguma manifestação pública, chamando toda a população a participar.

Angelo Bannack

Destruir – reconstruir

Sobre a crônica de Marleth Silva "Construir – destruir – reconstruir" (Gazeta, 24/9), se for como você diz e, infelizmente você tem toda a razão, estaremos condenados a esse círculo vicioso de destruir o passado e viver, de certa forma, o mito de Sísifo na construção do espaço urbano. Viveremos, cada vez mais, em cidades autofágicas, eternos canteiros de obras, movidos pelo sentimento de negar o passado por considerá-lo totalmente ruim. Os nossos governantes alimentam esse sentimento, pois vivem a falar de "herança maldita". Na verdade, também temos coisas boas no passado, mas o brasileiro em geral não dá valor a elas e isso se reflete nos espaços arquitetônicos e urbanísticos.

José Tucón, arquiteto e escritor

Campeonato brasileiro

Dificilmente o título deste ano escapa das mãos dos cariocas ou dos paulistas. Eles estão jogando muito neste ano e entre os cinco primeiros colocados há três cariocas e dois paulistas. Isso mostra a força do futebol deles, o que é mérito todo deles, pois ano após ano vêm demonstrando um bom futebol.

Antônio Geverson Konjunski

* * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]