• Carregando...

Acredito que em lugar de trocar farpas em público, nosso mais que discreto prefeito e nosso holofótico governador deveriam cuidar melhor de suas administrações e parar com o excesso de propaganda de obras como as estradas da liberdade e a tal linha verde, que segundo suas próprias convicções mudarão os destinos de curitibanos e paranaenses. Nós, cidadãos, gostaríamos de ver mais obras e atitudes positivas em favor de nossa cidade e do estado – e menos discursos.

Julio C. A. Fróes, administradorCuritiba – PR

Richa x Requião 2

O prefeito Beto Richa está enganado ao tentar rebater o governador, que emite críticas ao falecido governador José Richa, a quem o povo paranaense tanto deve. Nosso prefeito tenta tratá-lo como uma pessoa normal, o que ele não é. Portanto, argumentos lógicos jamais serão entendidos.

Fernando WythakerCuritiba – PR

Richa x Requião 3

Parabéns a Beto Richa e família pela coragem de enfrentar o senhor "inquilino" Roberto Requião. Se precisar do meu apoio estarei lá para defendê-los, com o maior prazer.

Iria Mattioli KockannyCuritiba – PR

Richa x Requião 4

Infelizmente alguns paranaenses se iludem com a performance do senhor Requião na mídia. Com certeza, o prefeito Beto Richa terá grande apoio popular para ser o próximo governador por ser competente, honrado, justo e honesto e por ter um grande cabedal de experiência recebida de um dos mais importantes paranaenses: o ex-governador José Richa. Não são declarações mentirosas que vão manchar a imagem que temos da família de José Richa, de quem meu falecido pai era um dos muitos admiradores.

Reinaldo MachadoCuritiba – PR

Ministério

Parabéns às positivas e propositivas argumentações do presidente da Itaipu, Jorge Samek, a respeito da indicação do senador paranaense Osmar Dias para o Ministério da Agricultura. Como cidadã, gaúcha de nascimento e paranaense de coração, vi nessa manifestação a compreensão de que acima de quaisquer divergências político-partidárias deve brilhar a competência profissional e, neste caso em particular, o fortalecimento da presença do Paraná no primeiro escalão do governo federal. O presidente Lula está realizando uma boa escolha, com certeza, e nós paranaenses estaremos mais fortes em Brasília. O governador Roberto Requião deveria sentir orgulho, pois é um indicativo de que o seu adversário é valoroso e, desta forma, a sua vitória tem mais brilho.

Leila Carmem Dalfovo, enfermeira e professoraGuarapuava – PR

Carnaval em Curitiba

Discordo do leitor que sugere (13/2) que a prefeitura acabe com os desfiles de escolas de samba em Curitiba. É verdade que em qualquer feriado muitas pessoas (principalmente as mais privilegiadas) deixam a nossa cidade. Mas isso não significa que a maioria que permanece não goste de carnaval. Se houvesse mais organização e os desfiles se realizassem num local mais central, com certeza a folia atrairia mais gente. Já os que não gostam de carnaval e não podem viajar, têm a opção de ficar em casa. Quanto aos turistas, nada impede que eles venham até aqui para conhecer nossos restaurantes e participar de outros circuitos culturais. Mas acredito que, quem não gosta de carnaval, prefere ir a pousadas ou retiros.

Odila SantosCuritiba – PR

Maioridade penal

Gostaria de perguntar à presidente do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie, se ela teria a mesma opinião contrária a alteração da maioridade penal se fosse o filho dela ou um parente próximo a vítima? Como não acontenceu com ela, não há urgência em resolver a questão.

Hélio Luiz AlmeidaCuritiba – PR

Violência 1

Cumprimento a procuradora Cibele Cristina Freitas de Resende pelo esclarecedor artigo "João Hélio: o que cada um pode fazer?" (13/2). Mostra com acertada síntese que a discussão que a sociedade deve abraçar é relativa à concessão de maior efetividade ao Estatuto da Criança e do Adolescente, através de políticas públicas direcionadas ao menor, tanto preventivas quanto de orientação. Vê-se que a violência não será combatida na seara do Judiciário, muito menos no enrijecimento da legislação penal, mas sim no âmbito da atuação do Executivo, onde União, estados e municípios devem cumprir sua função de provedor de uma infância com dignidade, em integração com a família.

Gabriel PetrusCuritiba – PR

Violência 2

O recente caso da morte do menor João Hélio, um crime bárbaro e estarrecedor, chocou a todos nós e, em momentos como esse, a sociedade pede por justiça. Chocou-me, ainda, o pronunciamento da ministra Ellen Gracie, presidente do Supremo Tribunal Federal, criticando a atitude do Congresso de incluir na pauta de votação um projeto de lei de segurança pública. Segundo ela, este não é o melhor momento para discutir a legislação sobre um clima de tensão e emoção. Realmente, se discutirmos a legislação sob este clima, estaremos levando em conta apenas um acontecimento marcante: a morte do João Hélio. Então, devemos esperar que outros "Joões" venham a sofrer as mesmas barbáries para que possamos discutir nossas leis de segurança pública, pois quando uma atrocidade dessa natureza se tornar corriqueira, não teremos mais um clima de tensão e emoção e sim uma rotina natural de barbaridades.

Manoel CarlosCuritiba – PR

Violência 3

A gente olha para nossos filhos e imagina que eles poderiam estar envolvidos em uma tragédia como essa que vitimou o pequeno João Hélio.

Luiz Wandeley Andrade da Cruz, professorCampo Largo – PR

Muro

"É inadmissível que alguns políticos afrontem a lei e, com a maior serenidade, contemplem seus nomes em muros da cidade de Curitiba. A lei é clara: 30 dias após as eleições tudo que foi pintado deveria ter sido apagado. Com a palavra as autoridades."

Aristides Girardi, economista e empresárioCuritiba – PR

Carros velhos

Tenho um Fusca 1973 com placa preta (carro de colecionador) e 34 anos de uso. Todo ano ele passa por vistoria para ver se ainda mantém as características originais e se está em perfeita conservação. Só depois da vistoria é que recebo o Licenciamento Anual do Veículo (CRLV). Por que não fazem isso com os carros velhos e caindo os pedaços? Só deviam liberar a documentação depois dos reparos e da vistoria.

Ricardo AlbuquerqueCuritiba – PR

Preservativos 1

A sociedade que temos está bem distante da que desejamos. O mal, o sofrimento, as injustiças, opressões e crimes hediondos parecem contradizer as e maravilhas que a natureza nos oferece. O caos tomou conta do Brasil e a sociedade já não sabe para que lado correr. No dia 13/2 chamou-nos a atenção a leitura de dois bons artigos sobre a distribuição de preservativos nas escolas públicas de ensino médio. Parabenizo o médico Cícero de Andrade Urban por afirmar que "não é a técnica resolvendo todos os problemas, mas a educação direcionada". É tempo de acordar e batalhar por uma melhora do nível de vida de nossos filhos, baseada, sem dúvida, na ética e na transmissão de valores morais.

Maria Doroti Fankin Queiroz, pedagoga e advogadaCuritiba – PRPreservativos 2

Talvez haja boa intenção nos ministérios da Saúde e da Educação em proporcionar à sociedade um programa de saúde e prevenção nas escolas (com a disponibilização de preservativos), mas como em outros programas implantados nesta área há falhas graves: não se está colocando a pessoa integral como objetivo do programa. É uma visão apenas parcial, e isto pode ter conseqüências danosas, que a médio e longo prazos podem desembocar em tragédias como a ocorrida com o menino João Hélio, no Rio. Jovens frutos de uma educação deficiente e inadequada, tanto familiar como pedagógica ou social, podem transformar-se em monstros. Penso que o Estado está brincando com coisas muito sérias e este diálogo, que deveria acontecer entre Estado, família e escola, não ocorreu de modo relevante.

Eliane BordiniCuritiba – PR

Obras no Batel

O colunista Cid Destefani foi claro, objetivo e muito lúcido na Nostalgia no domingo passado: "Batel bairro Babel". Cortar ruas ao meio e abrir a pracinha do Batel são conseqüências de interesses de minorias em detrimento da maioria. Mas são também conseqüências da falta de planejamento urbano consciente. Desejamos uma prefeitura participativa, que consulte a sua população e que esta tenha conhecimento prévio do plano diretor de desenvolvimento do município. Isto é modelo de gestão e administração moderna e eficiente.

Luis A. Macedo, empresárioCuritiba – PR

Combustíveis

"Oba! Um feriado pela frente. Epa! Gasolina e álcool subindo de novo? Eta ganância dos proprietários de postos de combustíveis. Cadê nossas autoridades para verificar isso?"

Luimar Lang da Rocha, atorCuritiba – PR

***

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]