• Carregando...

É uma pena que esses tipos de eventos só sensibilizem os segmentos com menos poder de decisão nas questões ambientais. ONGs, Oscips, sociedade em geral, todos concordam com a necessidade de preservar o meio ambiente como forma do aumento da qualidade de vida. A mesma reação já não acontece no poder público, não só do Brasil, mas das grandes potências mundiais, justamente os que detêm o poder de determinar os destinos da humanidade.

Paulo Emmanuel do Nascimento Jr., Paranaguá – PR

Fiscalização de gastos públicos

A melhor forma de fiscalização é aquela realizada pelo próprio povo, que, a partir de agora, por meio de lei, passa a ter como direito o acesso a informações que dizem respeito à destinação do dinheiro público. Foi um grande salto para que o eleitor possa realmente ter certeza se as prefeituras estão gerindo corretamente o dinheiro público.

Paulo Henrique de Freitas

Falta de vereadores

Deveria haver uma punição para cada ausência injustificável de um vereador. Por exemplo, se um vereador faltou a uma sessão sem motivo justificável, não poderia votar ou opinar na sessão seguinte. Devem ser aplicadas sanções drásticas, para literalmente "colocar medo" nos faltosos.

Jéssica Cavalcanti de Lima

Obras da Copa 1

Pergunto por que o governo, em vez de investir nas obras para a Copa, não se empenha em melhorar os hospitais públicos, a polícia, construir novas creches e escolas? Serão apenas quatro jogos em Curitiba. É uma afronta, uma verdadeira palhaçada com os nossos impostos.

Nilseu Brock Jr.

Obras da Copa 2

É inaceitável ver milhões de reais sendo gastos com a construção de estádios para a Copa do Mundo enquanto a população sofre com a falta de médicos nos hospitais públicos. A saúde pública brasileira há tempos está "doente" e o remédio é algo simples: investimento!

Alanna Rossi

Rodovias

Enquanto as pessoas morrem devido às péssimas condições das rodovias (Gazeta, 12/6), o país gasta bilhões de reais para organizar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Acabar com as mortes nas estradas, duplicando ou melhorando as rodovias, é menos importante do que fazer festa.

José Osvaldo Alberti

Pedágio

Com certeza, as negociações com as concessionárias não gerarão nenhum benefício aos usuários (Gazeta, 15/6). É mais provável que as concessionárias ganhem mais alguns benefícios. Tanto o governo anterior como o atual são ruins de negociação. Essa vergonha de ter estradas com pistas simples e pagar caro pelo pedágio vai continuar, e o povo vai perder de novo.

Roberto Barros

Segurança pública

É ridículo o que os moradores do bairro Água Verde estão sofrendo por falta de segurança. Minha mãe foi assaltada em frente da Escola Bom Jesus quando saía do carro para me buscar. Ela estava com um bebê de 10 meses no colo e ficou muito assustada. Gostaria de exigir meus direitos de ter melhor segurança, que seja capaz de defender a integridade das pessoas.

Matheus Gonzales Sato, 13 anos.

Greve nas federais 1

Ainda não sei qual o real motivo dessa greve das instituições federais de ensino. O que realmente se sabe é que estão prejudicando milhares de estudantes em todo o país. Será que é apenas por salário ou será que é uma jogada política de algum líder de movimento social ou sindical, como costuma acontecer? Deveriam fazer uma greve ao inverso: trabalhar mais para melhorar o país.

Felix Miguel Lahud, Palmas – PR

Greve nas federais 2

Esses trabalhadores vêm sendo massacrados desde a época do Collor. Eles não têm FGTS, não conseguem negociar aumentos salariais e o patrão é o governo. O assédio moral é grande, sem condições de trabalho para melhor desempenho do serviço público. Essa categoria merece respeito e deve ter seus direitos assegurados.

Ilda Machado de Lima Koaski

Jornal na escola

Considero importante que o projeto que prevê a distribuição de jornais e revistas em escolas da rede pública do Paraná (Gazeta, 12/6) seja levado também às escolas do interior e o conteúdo seja trabalhado em todos os níveis escolares. Além de conceitos de saúde e segurança, acho importante também trabalhar dados estatísticos, noções geográficas, ortografia, cultura, agricultura, dados históricos, perfil de candidatos políticos etc. Esses dados ficam mais compreensíveis quando inseridos em contextos atuais. Para fins de interpretação das notícias, gosto da colocação de Machado de Assis, no romance Dom Casmurro, de que quando os periódicos dão a notícia o romance já passou.

Herbert Richert, engenheiro mecânico

Foro privilegiado

O "foro por prerrogativa de função" existe não para beneficiar o ocupante do cargo, mas para evitar que ele se utilize de instrumentos de poder para influenciar a decisão do juízo, ou para impedir que essa decisão prejudique a estabilidade das instituições. Não se deve falar, portanto, em "foro privilegiado", pois o objetivo não é privilegiar ninguém. A Constituição Federal não tratou da competência para o julgamento dos atos de improbidade, delegando essa atribuição ao legislador ordinário.

Thomaz Akimura, bacharel em Direito

Crescimento sustentável

Para o Brasil se desenvolver de forma sustentável é necessário qualificar o ensino público e torná-lo obrigatório; desenvolver e manter um ambiente estruturado, previsível, com baixos juros, para melhor desempenho da produção de bens e serviços; reduzir gradativamente o custo da máquina pública ao máximo de 25% do PIB e reduzir a presença direta do Estado na economia.

Dimas do Nascimento

Cuidados com bebês

Tenho uma bebê de 10 meses e o cuidado é grande, pois ela está na fase de subir em tudo; então, tomamos os seguintes cuidados: não deixamos baldes, nem tanques com água; banheiro sempre fechado, pois ela já consegue abrir o vaso sanitário; nunca a deixo sozinha no banho nem por um segundo. O perigo está onde menos imaginamos.

Teresinha de Assis Cruz Coscodai

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]