• Carregando...

Como médico, avalio que a medida de maior impacto para a redução de risco de erros no diagnóstico e manejo clínico dos pacientes seria o investimento maciço na formação do profissional desde a graduação, formando profissionais mais qualificados (Gazeta, 28/4). A realização de programa de residência médica e posterior educação médica continuada também são imprescindíveis para permanente qualificação e atualização dos profissionais.

Daniel Lorenzon Bartmann

Risco de erros médicos 2

Considero mais importante uma melhor avaliação das escolas médicas e do perfil psicológico dos doutorandos. Quanto à reciclagem, é um direito que nós médicos temos de acordo com o Código de Ética Médica, porém, desde que me formei, há 26 anos, com muita dificuldade tenho participado de congressos, jornadas, eventos médicos, pois a cada dia é mais difícil essa atualização. Tais eventos são caros, e o que é pior, nem sempre somos liberados por nossos empregadores para que possamos participar de tais atividades.

José Ricardo Facin Ferreira

Risco de erros médicos 3

Para diminuir o risco de erros médicos, precisa haver boa formação, fiscalização e acompanhamento pelo Conselho de Medicina quantos aos erros, além de verificar a causa de sua origem. Caso não tenham sido as condições de trabalho dos médicos que tenham contribuído para a falha, deve haver punição efetiva àqueles que erram por falta de profissionalismo, servindo de exemplo aos demais. A impunidade gera comportamentos negativos à sociedade.

Renato dos Santos Taborda

Juventude

Excelente o artigo de Cezar Bueno, "Juventude e novos padrões" (Gazeta, 27/4). O autor faz uma impecável análise da inexorável idiotização da espécie humana. Seremos extintos enterrados em nosso próprio lixo. Nem a mais espetacular catástrofe mudará o homem. Consumir é consumir-se. Como diria um amigo meu: "A civilização humana já acabou, nós somos apenas o que sobrou".

Rogério Abreu

Segurança pública

É ótimo este alerta do número de residências assaltadas por dia em Curitiba, porém é bom alertar também que esses casos estão se tornando comuns e são literalmente desprezados pela polícia. Tive minha casa assaltada em 2010. Não fosse o sistema de monitoramento, teriam levado tudo. A polícia? Disse que esses roubos se tornaram comuns e que não se deslocariam até o local. Duas horas depois, após muita insistência, a polícia chegou e passou o recado: "Fiquem tranquilos, agora vocês não são mais alvo! Eles não costumam voltar".

Ariane Mello

Sucessão municipal

Gostei da entrevista com o ex-prefeito Rafael Greca (Gazeta, 24/4). Não sou simpatizante de candidatos ou partidos, e sim de nossa cidade. Ele está certo em vários pontos, principalmente sobre os prefeitos anteriores terem se esquecido da cidade, usando a prefeitura como trampolim político. Sou formada em química, e a área ambiental em nossa cidade é a que mais me incomoda, pois há várias promessas, mas nada é feito.

Adriana Pereira

Assembleia

Até quando teremos de ouvir falar em "roubos" e desvio de dinheiro público na Assembleia do Paraná. E sempre são os mesmos. Tem de acabar com isso de um defender o outro. Está na hora de todos os responsáveis irem para a cadeia e devolverem todo o dinheiro. Nós contribuintes estamos cansados de pagar impostos e ver que nosso dinheiro está indo para o ralo ou engordando conta dos ladrões. É preciso acabar com cargos de comissão, fazer um projeto para empregar quem realmente passou em concurso público, e não dar cargos para apadrinhados. Até quando vamos tolerar esses abusos?

José Carlos Goeti

Conselho de Ética 1

O Senado dá mais uma vez demonstração de "corporativismo explícito" ao indicar para o Conselho de Ética senadores comprometidos com a Justiça pela prática de atos não recomendáveis ao exercício de mandato parlamentar. Como um senador com passado desabonador terá coragem de se manifestar pela falta de ética e decoro parlamentar de seu colega. O editorial da Gazeta (28/4) interpreta de forma correta essa situação, quando se refere à história da raposa incumbida de cuidar do galinheiro. É triste, mas é verdade. Que esperança poderemos ter ao vermos esses e outros fatos ocorrerem nas nossas Casas de Leis?

João Candido de Oliveira Neto

Conselho de Ética 2

No Senado brasileiro a palavra ética tem um sentido diferente. Consequentemente, seu Conselho de Ética só serve para arquivar, acobertar, esconder, alegar desconhecimento e empurrar para a frente, irresponsavelmente, todos os muitos malfeitos dos senadores. Sincera e lamentavelmente, já não fico surpreendida, só pesarosa.

Lucia Dias

Conselho de Ética 3

Os senadores selecionados são perfeitos, mas para um conselho de antiética, ao menos fariam sentido suas falcatruas e o engavetamento frequente de processos e inquéritos. É um desrespeito organizar um conselho político com intuito de punir aqueles que faltam com o decoro parlamentar ou a ética apenas para esbanjar demagogia e tornar o Congresso uma grande pizzaria.

Charles Luis Zoppo

Requião x jornalista 1

Esta do senador Roberto Requião não é coisa nova. Já há muito ele tem esses rompantes quando é colocado contra a parede. Culpado é quem votou nele nas últimas eleições. Existiam melhores opções. Agora aguentem, ou melhor, aguentemos.

Adalberto Palte

Requião x jornalista 2

O ato do senador Requião em tomar o gravador das mãos do repórter foi sem dúvida uma agressão pura. O jornalista deve fazer uma queixa na polícia. Esse homem está cada vez mais insano, e o mandato dele devia ser suspenso.

Regina Camargo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]