• Carregando...

Em São Paulo, foi implantado o rodízio de automóveis que ajudou, mas não resolveu muita coisa. Fazer o mesmo em Curitiba, só pode ser devaneio de vereador. Temos lido constantemente que o sistema de transporte coletivo de Curitiba, nas horas de pico, já está no seu limite. Então, como ele absorveria os novos passageiros num possível rodízio? Boa parte dos nossos problemas de trânsito hoje pode ser resolvido com a reeducação dos motoristas curitibanos, conscientizando-os da necessidade de dar vazão ao trânsito, andando em velocidade compatível com o fluxo. De preferência, dentro das faixas paralelas. Outra boa parte se resolveria com obras planejadas para longo prazo e não para "apagar incêndio", como são feitas a cada nova administração que assume. O binário da Mário Tourinho é um exemplo de mal planejamento. Recém-inaugurado e já está perto do limite de saturação. Queiram ou não, a solução para o trânsito de Curitiba passa por viadutos e passarelas. Isso acaba com boa parte dos cruzamentos com semáforos a cada esquina.

Rubens Santos, empresárioCuritiba – PR

Rodízio 2

Se considerarmos que o usuário que transita de carro, o faz por falta de conforto, higiene e segurança nos ônibus, proponho que se crie um transporte alternativo (ônibus) que atenda as exigências deste público. Como pedestre assíduo da Rua Padre Anchieta, observo a falta de otimização das canaletas, pois existe um intervalo de quase 10 minutos entre os ônibus que transitam sempre cheios e em condições precárias. Utilizando-se melhor a malha existente, diminuindo a redução do tempo entre os ônibus, o uso dos coletivos seria incentivado.

João Paulo BruceCuritiba – PR

Urbs

Será que a diretoria da Urbs age corretamente "escondendo" dinheiro para não ser punida pela Justiça? Isso não caracteriza má-fé? Penso que está na hora de a Justiça se pronunciar a respeito. Se fosse com qualquer outra empresa, entendo que estaria agindo contra a legalidade.

Luiz DiasCuritiba – PR

Parque

Freqüentador do Barigüi, tenho reparado na deterioração do parque, ocasionada pela falta de manutenção e limpeza das luminárias, postes descascados necessitando de pintura, árvores recém-plantadas sem a estaca de suporte. Sugiro que se faça alguma sinalização horizontal: onde a pista é única, separa-se os ciclistas dos pedestres.

João Vitor Gugisch de OliveiraCuritiba – PR

Trânsito

Alguma providência deve ser tomada para organizar o caos no trânsito às quartas-feiras na esquina da Rua Mauá com a Dr. Zamenhof, no Alto da Glória. A Diretran dispõe de agentes na região às quartas-feiras, porém posso afirmar que eles ficam somente na Rua Ivo Leão, nas proximidades da Igreja do Perpétuo Socorro. Ali, a presença deles é discutível, pois trata-se de uma rua quase que exclusiva para estacionamento nos dias de novena. Sugiro que seja designado um agente da Diretran para organizar a confusa travessia da Dr. Zamenhof com a Mauá. É necessária também a pintura de uma "caixa amarela" na citada esquina.

Fernando da Veiga Villanueva, engenheiro mecânicoCuritiba – PR

Colônia Avencal

"Na edição de 14/8, na reportagem sobre o projeto do sistema Miringuava, me chamou a atenção a afirmação de que as famílias atingidas não têm direito a indenização por perda ou restrições de uso de suas terras. Eles não têm direito à propriedade?"

Armando ReisCuritiba – PR

Estrangeirismo

Que estranho! Ultimamente, me parece que as agências publicitárias se programaram para exibir propagandas com música francesa. Parece que não estamos no Brasil. Já morei na França e lá não se ouvia tanta música francesa. Que aconteceu com a música brasileira?

Angeles CatalánCuritiba – PR

Primeiro emprego

Culpado é o próprio governo que não criou uma estrutura de ensino com cursos e oportunidades. Isso deveria ter começado com um projeto sério e desconto a empresários que dessem oportunidade a jovens.

Marcos PassosCuritiba – PR

Renovação de CNH 1

A propósito da exigência do exame para renovação de CNHs emitidas antes de janeiro de 1998 (tema da edição de 14/8), considero que a avaliação obrigatória vai criar um problema social. Pessoas com idade mais avançada terão grande dificuldade em ser aprovadas, pois a capacidade de raciocínio diminui sem que diminua sua habilidade para dirigir. Se o condutor, além da idade, tiver baixa escolaridade ficará ainda mais difícil. Há motoristas extremamente cuidadosos e habilidosos que se encontram nessa situação. A alternativa das 15 horas aula em auto-escola era a melhor opção. Infelizmente, alguns maus empresários burlaram a lei, o que fez com que a regra mudasse.

Mário S. DeinaS. Mateus do Sul – PR

Renovação de CNH 2

O Detran-PR tornou obrigatória, na renovação da carteira, a prova escrita sobre primeiros socorros e direção defensiva, tirando do cidadão o direito de escolher entre os Cursos de Formação de Condutores creden-ciados. O Detran-PR está retaliando os CFCs pela suposta venda de certificados por maus empresários.

Luiz Carlos Segura, empresárioCambé – PR

Sinalização

Protocolei na Central 156 o pedido n.º 1876714 para repor sinalização de trânsito danificada em acidente, na R. Carlos Pioli. Cobrei várias vezes e o serviço não foi feito. Estará a prefeitura esperando novos acidentes?

Paulo RibeiroCuritiba – PR

Carrinheiros

Não sou contra os direitos de animais irracionais, mas tenho grandes restrições quanto a ações de alguns de seus defensores, teorias e pensamentos. Em publicação de 13/8, um leitor critica o uso de cavalos por carrinheiros e nem sequer se refere às possibilidades deste ser humano quanto à alimentação de si e de seus familiares. É interessante que, enquanto vemos milhares de crianças passando fome, inclusive de carinho, a preocupação de centenas de ONGs e defensores dos animais é com os irracionais. Acho que falta um pouco de equilíbrio entre um e outro.

Reinaldo MachadoCuritiba – PR

Violência

Lendo a mátéria de 15/8 sobre a violência em Fazenda Rio Grande, pergunto-me se é correto um munícipio com mais de 120 mil habitantes, que cresceu nos últimos anos mais do que a própria capital, possuir apenas oito policiais. Mais pontos comerciais serão assaltados, mais pessoas serão assassinadas. Onde estão nossos governantes que não tomam nenhuma atitude para que essa situação se reverta?

Roseli A. De Oliveira, administradoraCuritiba – PR

* * * * *

Gazeta do PovoPraça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PRFax (041) 3321-5472

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]