• Carregando...

Acredito que solucionar um problema de segurança pública tomando posse de vias públicas é uma ideia no mínimo absurda (Gazeta, 16/9). Pago impostos, que de certa forma foram usados para construir tais vias fechadas por moradores. Acredito que todos os cidadãos são um pouco proprietários de cada uma dessas ruas, portanto tenho todo o direito de transitar livremente por qualquer rua da cidade, sem precisar passar pelo constrangimento de ter de pedir para entrar numa rua ou até mesmo ter minha entrada negada por alguém que se acha capaz de me julgar.

Henrique Pradi Adam

Rua fechada 2

Não sei como as pessoas podem imaginar que colocando portões em ruas sem saída vão barrar a violência e acabar com a delinquência se, ao tomarem tal atitude, já ferem um preceito constitucional básico da liberdade de ir e vir neste país. Portanto não é permitindo de maneira demagógica que se tolerem tais atitudes de incorporação do patrimônio público em nome de uma suposta segurança, que se muda o caos da segurança pública e os motivos para que as pessoas sejam atraídas pelo crime.

Júlio C. A. Fróes

Rua fechada 3

Fechar ruas sem saída é ilícito, não beneficia ninguém, nem mesmo os moradores próximos. Se a moda pega, todas as pessoas se acharão no direito de imitar. Em Curitiba, temos muitos casos semelhantes aos citados pela reportagem.

Miguel Kalil

Gastos em campanhas

A pergunta por que os candidatos gastam tanto dinheiro nas eleições deveria ser respondida pelos próprios candidatos! Imagino que eles pensam assim, já que o dinheiro não está vindo da carteira deles, então vamos gastar em politicagem. Tudo muito simples! Há dinheiro de sobra para campanhas, mas quando se fala em educação, saúde e programas sociais, infelizmente não há o mesmo dinheiro.

Lisiane Piotto

Linha Verde

Se depender dos políticos e urbanistas que criaram a Linha Verde, vai demorar muito para haver uma nova mudança, porque ela não está atendendo às reais necessidades do trânsito. Ela deveria não ter caminhões circulando, somente carros e ônibus de linha. Virou um caos. A fotografia de domingo da Gazeta não espelha a realidade do volume de caminhões diários nesta "via verde", somente quem trafega diariamente sabe como o fluxo de veículos é grande. É uma marginal Pinheiros de São Paulo, em Curitiba!

Dionísio Francisco Grabowski

Fortuna verde

Discordo da compra de terras por estrangeiros no Brasil. É uma medida errada. Bsta comparar com outros países onde também não se pode comprar terras deles. Lá os investimentos obrigatoriamente têm de ser feitos com a participação de empresas nacionais. Estamos sendo coerentes em defender a participação de interesses nacionais.

José Hess, engenheiro florestal

Sistema de saúde 1

O que deve ser feito para reduzir o tempo de espera em hospitais e clínicas médicas é aumentar o número de médicos, mas visando não só quantidade, mas também em qualidade! O Estado só conseguirá um número legal de médicos bons se oferecerem um salário condizente com o grau de instrução deste profissional! Criar hospitais, postos de saúde são ações superficiais e de maquiagem política. Não sou contra essas políticas, mas não adianta nada oferecer instrumentos se a mão de obra estiver insatisfeita! Quem ficaria feliz em trabalhar em um ambiente de primeiro mundo, com exigências de primeiro mundo, ganhando um salário de terceiro?

Fábio Dias Canella, médico

Sistema de saúde 2

O modelo de remuneração de médicos para um melhor atendimento aos pacientes seria o pagamento diferenciado. Ganha mais quem atende melhor o paciente, dando-lhe atenção e demonstrando interesse na solução do seu problema. Simples: para obter o conceito, bastaria uma papeleta, colocada numa urna, com o nome do médico que prestou o atendimento, na qual quem foi atendido consigna uma nota, de zero a dez. Todo fim de mês faz-se a verificação, que será anotada na ficha do profissional.

Edwil Caliani

Uso do celular 1

Já entrou em vigor a lei que proíbe o uso do telefone celular na parte interna de agências bancárias (Gazeta, 16/9). Entendo que tal medida está sendo tomada por questão de segurança de nossa sociedade, mas de certa forma é ridículo dizer que irão apreender meu celular enquanto estiver dentro do banco, sendo que tal ação irá gerar muita confusão, pois muitos se negarão a entregar o celular a um desconhecido!

Jennifer Simone Vieira de Andrade

Uso do celular 2

Esta lei que proíbe o uso de celular nas agências não está muito clara, deixando muita dúvida para quem não está antenado com o assunto! A proibição é para todos, os funcionários se enquadram nessa nova lei?

Rafaella Oliveira

Família doente

A Organização Mundial de Saúde adverte que a dependência química do álcool e da droga é uma doença incurável e fatal. Para cada dependente pelo menos cinco pessoas próximas são afetadas pela doença. O governo, através de seus órgãos de saúde, na tentativa de recuperar o dependente, não deveria esquecer o tratamento da família. A família é a célula do lar e da sociedade. Afastar o dependente da célula é parte da solução, porém o núcleo da célula está contaminado e, se não for tratado também, quando o membro da família voltar, será contaminado novamente. Como tratar tal problema? O AA e o Hospital San Julian em Piraquara são referências de onde é possível obter informações objetivas sobre o tratamento do dependente e seus familiares, inclusive profissionais da área estagiam nesses locais. Através da A.A. meu filho saiu da dependência da droga e do álcool. Frequentei o hospital e vi muitas famílias e dependentes serem recuperados.

Ilzon Rodrigues Gomes, militar reformado

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]