• Carregando...

Os municípios são credores do Fundeb, recursos são alocados para a educação até mesmo com certo volume. O maior problema enfrentado pelo sistema educacional está na ausência de transparência com relação à gestão do dinheiro público.

José Luciano Ferreira de Almeida

Salário dos professores 2

Diminuindo o número de assessores não concursados, diminuindo o salário de assessores, vereadores e deputados é possível dar aumento para os professores. Político não devem pensar em salários e sim trabalhar pela sociedade civil, pelo povo.

Elly Bertomeu

Salário dos professores 3

A questão dos salários dos professores envolve vários fatores dentro da administração pública. Quantos professores é possível pagar com o salário de um vereador? Ou de um cargo em comissão? Se estados e municípios priorizarem a educação e promoverem cortes em áreas de menor relevância, certamente sobrará verbas para pagar o piso nacional.

Welington Roberto Tineu

Currículo escolar

É importante que a educação crie pessoas que saibam refletir sobre o que acontece no mundo. Filosofia e Sociologia são disciplinas importantes na formação do "pensar" do estudante. As modificações curriculares acontecem por necessidade histórica. Temos de refletir para que servem as disciplinas e a própria escola. O currículo nunca pode ser estático, deve ser dinâmico.

Rafael Athayde M. da Silva, professor de Filosofia

Política antidrogas

As reportagens sobre o fracasso da política nacional antidrogas e os nove estados que ignoram o piso dos professores (Gazeta, 9/3) dão conta de um triste fato: o Brasil, apesar de sua pujança econômica e dos sucessivos aumentos de arrecadação tributária, tem falhado, sistematicamente, governo após governo, em investir no bem-estar da população. União, estados e prefeituras esmeram-se em aumentar gastos públicos, criando cargos comissionados e distribuindo verbas nas épocas de eleição, porém não aplicam verbas públicas em itens cruciais como saúde, segurança e educação. Urge uma grande mudança de foco e prioridades na administração pública.

Roberto F. da Rocha, médico

Denúncia de tortura

Estou indignada pelo ocorrido com Ismael da Conceição, morador do Uberaba, um menino que a comunidade viu crescer com nossos filhos soltando raia na nossa rua e nunca incomodou ninguém. Pelo contrário, sempre muito calmo e querido por todos, respeitando seu próximo e muito cedo começou a trabalhar, correndo atrás dos seus objetivos. Espero que essa denúncia de tortura contra ele não seja mais um caso esquecido pela sociedade.

Cleusa Aparecida Oliveira

Bioética

Quero elogiar a cobertura de qualidade da Gazeta do Povo sobre questões de bioética, células tronco, aborto e eutanásia (sem contar o editorial "Proposta Macabra" sobre o infanticídio científico). Coloca o jornal em lugar sério e confiável. Só estou sentido falta de uma reportagem sobre as implicações do pré-projeto de reforma do Código Penal para a defesa da vida no Brasil, que, como sabemos, praticamente legalizará o aborto e a eutanásia sem que a população seja consultada e sem debate político, na surdina.

Silvio Grimaldo

IAP e Força Verde

Se com a Força Verde os técnicos do IAP não davam conta da demanda, imagine sem eles. A depredação das nossas florestas está uma calamidade pública, começando pela Floresta Amazônica. Mas podem estar certos de que isso se refletirá no futuro.

Aírton Kraismann

Tsunami

Hoje no Japão, praticamente tudo que foi destruído no ano passado com o terremoto e tsunami, já foi refeito. Aqui perto em Paranaguá, Morretes e Antonina o povo ainda sofre com os estragos, que foram muito menores que no Japão, mas quase nada foi refeito.

Joaquim F. Menezes

Bibinho

Esses juristas que dizem que o réu Abib Miguel, o Bibinho, tem o direito de se defender em liberdade deveriam questionar o diploma da médica que atestou a insanidade do paciente.

Renê da Cruz Belem, corretor de seguros

Eleições

Independentemente das alianças partidárias, podemos dizer que a corrida pela prefeitura de Curitiba será uma das melhores, pois parece que teremos grandes figuras da política paranaense na disputa. Espero que tenham boas propostas e que não usem a demagogia em seu favor. E que vença a melhor.

Luciano Atamanzuck

Preço na gôndola

Nós consumidores temos de estar sempre atentos aos preços dos supermercados. Raramente saio do mercado sem detectar diferenças de preços. Sempre reclamo e recebo essa diferença. Às vezes só as detecto depois de chegar em casa, mas volto e exijo a cobrança indevida em dobro, como reza no Código de Defesa do Consumidor.

Célia Virgínia Ramos Rodrigues

Transporte intermunicipal

Deve ser aberta nova concorrência para as linhas intermunicipais. Para o Litoral, por exemplo, apenas uma empresa faz o trajeto vindo da capital. Em consequência temos de estar sujeitos ao horário e preços estipulados. Também falta estrutura das rodoviárias.

Waldomiro Tarcisio Padilha de Oliveira

Fuga da torcida

A fuga dos torcedores do Atlético não é pela falta de local de jogo e sim pelo fato de a nova diretoria ter prometido time de primeira e nada ter mudado. A direção do Atlético não tem atitude e no final ainda vai jogar a culpa nos associados.

Oscar Ramon Abadie

Shows internacionais

Com relação à matéria sobre os shows internacionais em Curitiba (Gazeta, 4/3), noto grande preocupação com Curitiba, que já foi palco das mais diversas apresentações musicais. Li sobre a Pedreira e me causa estranheza tamanha complicação para liberar o espaço. Nunca houve tragédia naquele lugar. Obviamente que ações devem ser feitas para garantir o conforto de quem vai ao show, mas não lembro de terem medidas impeditivas com relação ao horário. Qualquer que seja o horário, os fãs das grandes bandas vão aos shows e melhor ainda, terminando cedo, é possível descansar para o outro dia de trabalho.

Cássio Silvério

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]