• Carregando...

Um dos motivos pelos quais deixei de votar em Roberto Requião foi o hábito quase doentio desse político em nomear parentes, sobretudo no primeiro escalão do governo estadual. Ao ler a Gazeta desta quarta-feira, fui surpreendido com a notícia de que o irmão do governador eleito foi escolhido para assumir duas secretarias (Infraestrutura e Logística), em manifesta afronta à súmula 13, do Supremo Tribunal Federal.

Rogê da Costa Neto, advogado

Secretários estaduais 2

Quando votei e trabalhei na campanha do Beto Richa, acreditei que ele colocaria somente pessoas capacitadas para auxiliá-lo. Hoje vejo o quanto me enganei a respeito de pessoas e políticos. O Beto é um político, infelizmente. Botar gente que perdeu as eleições em secretarias de suma importância é prova inconteste de que teremos mais um período semelhante ao do último governo.

Dartagnan G. Lagos

WikiLeaks

O vazamento de informações "confidenciais" sobre as políticas e práticas, especialmente dos EUA, apenas torna público o modus operandi da sua diplomacia. Suas embaixadas e representações diplomáticas sempre foram verdadeiras centrais de inteligência (espionagem). Mas o importante nisso é que a partir de agora as massas incautas que sempre aceitaram o discurso ianque para interferir em nações soberanas começam a entender o que realmente eles pensam e fazem na obscuridade. Terão dificuldades.

Sérgio Corrêa

Pirataria 1

A questão que leva as pessoas a comprarem DVDs e CDs piratas, por exemplo, é o preço das cópias originais, que custam uma fortuna em comparação aos falsificados.

Carla Fabiana de Souza Gammarano

Pirataria 2

Creio que o preço dos produtos eletrônicos é um dos grandes fatores que levam a maioria dos jovens a adquirir produtos pirateados.

Giancarlo Abel Giulian

Pirataria 3

Não só em produtos eletrônicos e digitais, mas até mesmo em roupas e demais mercadorias, o custo do produto original é muito mais caro do que o pirata. Essa questão de valor é o que faz com que a população opte por comprar o mais em conta, no caso o produto ilegal.

Jennifer Simone Vieira de Andrade

Melhor empresa no PR

Parabéns à Volvo por ter sido eleita a melhor empresa para trabalhar no Paraná e pelo reconhecimento do trabalho e dos investimentos efetuados (Gazeta, 1/12)! Investir em qualidade e capacitação de seus funcionários é investir no próprio crescimento, além de manter a roda girando.

Cristina Esteves Schuster

No centro das atenções

Creio que o Judiciário ter saído dos bastidores e estar assumindo cada vez mais a postura de protagonista na vida democrática brasileira, desempenhando o papel de mantenedor da ordem jurídica, que lhe foi atribuído pelo roteiro constitucional, é um fenômeno político (Gazeta, G Ideias, 27/11). A impressão é de uma resposta necessária, porém é o aprofundamento de uma crise de percepção dos papéis dos poderes da República. O Judiciário não é melhor que o Legislativo ou o Executivo, o eixo constitucional vai se deslocar com a usurpação das funções, a crise vai aumentar.

Álvaro Pereira de Souza

Ruas sem saída 1

Fechar o acesso às ruas sem saída seria até interessante desde que os moradores dessas vias privativas passassem a pagar IPTU sobre a área (Gazeta, 30/11).

Antonio Carlos Wanderley

Ruas sem saída 2

Creio que os moradores têm o direito sim de fechar as vias sem saídas. Moro em um conjunto onde há várias ruas sem saída, muitas já estão fechadas. Lá não há manutenção da prefeitura apesar ser aberto. Fechando as ruas, a manutenção fica por conta dos moradores, além de dar segurança e privacidade.

Karina Loezer

Trânsito 1

Atualmente está muito fácil adquirir uma carteira de habilitação. As aulas práticas deveriam ser mais realistas e intensificadas, sendo também feitas nas rodovias estaduais e federais, não somente no fluxo municipal. Os instrutores também merecem um treinamento melhor, participando de cursos de várias modalidades de pilotagem, para saber melhor passar aos seus alunos o que fazer em situações adversas de perigo. Com isso, a violência no trânsito seria menor.

Guilherme Gularte

Trânsito 2

Sou curitibano, dirijo há mais de 30 anos e tenho acompanhado a evolução do trânsito curitibano. Educação é a primeira medida para civilizar o tráfego na cidade. Trânsito é vida ou morte.

Ricardo Antunes de Sá, doutor em Educação

Guerra contra o tráfico

Excelente o comentário da socióloga Maria Lucia Victor Barbosa sobre o fracasso da segurança pública (Gazeta, 1/12). Podemos dizer que existe quase uma parceria entre as "grandes autoridades" e os traficantes para que um não incomode o outro, pois afinal ninguém é de ferro. O presidente Lula em seu turismo internacional 5 estrelas pouco se incomodou, os juízes por qualquer motivo soltavam os presos. Vamos ver até onde vai o choque de decência tão raro no governo com as atitudes tomadas agora.

José Carlos Novisk

Presidente eterno

O vereador Derosso, que continuará na presidência da Câmara Municipal de Curitiba por mais dois anos, foi extremamente infeliz ao comparar sua longevidade no controle do Poder Legislativo municipal com o casal William Bonner e Fátima Bernardes, do Jornal Nacional. Como representante maior de um dos três poderes governamentais de Curitiba, sua bisonha comparação dá a entender que a televisão é uma espécie de "quarto poder".

Acir Cardozo

Pedágio

É lamentável que o povo tenha de pagar por mais um reajuste descabido e injustificável de tarifa de pedágio (Gazeta, 30/11). Quem também sofre com os altos preços do pedágio é o estado, que perde competitividade e produtividade. Isso é uma vergonha!

Simião Oliveira

Cartórios

A ANOREG-PR informa que, conforme regulamenta a Lei n.° 6.015/73, as serventias de Registro de Imóveis têm até 30 dias para realizar o registro de propriedades. Cabe a elas cumprir a legislação, observando as regras para segurança das partes. A entidade esclarece ainda que não fazem parte das receitas cartoriais o Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis, repassado para o município onde o imóvel está localizado, nem o Funrejus, destinado ao Poder Judiciário. É necessário que haja uma justa reposição nas custas, há sete anos congeladas e sem atualização inflacionária, sob pena de sucatear-se a estrutura notarial e registral paranaense. Nomeados por meio de concurso público, a baixa rentabilidade tem afastado cada vez mais os candidatos aprovados.

Cecília Gibson

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]