• Carregando...

Acredito que o segundo turno não faz falta para que os candidatos aprofundem as discussões de propostas, pois eles normalmente falam o que a sua faixa maior de eleitores gostam, entendem e querem ouvir. Durante o primeiro turno tudo já está engatilhado, ou seja, já se tem uma grande noção de quem é o melhor para assumir tal cargo na política!

Antônio Passos

Segundo turno 2

Percebo que em todas as eleições as propostas são inúmeras, mas as que são cumpridas são poucas! Deveríamos fazer um apanhado do que foi prometido pelos candidatos atuais e o que realmente eles cumpriram. O segundo turno serve apenas para que se prolonguem as promessas e tentem por um tempo maior enganar e convencer o cidadão de bem que desta vez será diferente.

Christian Carneiro Lobo, gerente de recursos humanos

Voto consciente

Dia 3 de outubro está chegando, e espero que a sociedade tenha visto todos os candidatos no horário eleitoral ou nas ruas, afinal de contas só conseguimos ver os políticos nesses tempos de eleições. É muito triste poder ver que nossos ilustres candidatos ainda não acordaram que acabou o tempo em que eles visitavam uma residência e conseguiam sair rindo daqueles humildes eleitores que eles compravam com uma caixa de leite. Quero parabenizar a Justiça Eleitoral pelo trabalho que vem fazendo, fiscalizando e autuando esses candidatos que se julgam acima da lei.

Nilo Oliveira Filho

Vírus no Twitter

Quando você tem uma conta no Twitter, que diariamente é atualizada tanto por seguidores como pelo próprio usuário, é normal ver uma série de mensagens úteis e inúteis ao mesmo tempo. Porém, quando a mensagem vem em forma de código, nem sempre é possível identificar se o conteúdo é malicioso. O caso do jovem australiano, além de causar certo embaraço no meio político de pessoas ligadas à Casa Branca (Gazeta, 27/9), mostra de forma clara a popularidade do Twitter e a velocidade que é propagada uma informação.

Gílson Rodrigo da Silva

Tiririca 1

A candidatura do Tiririca é a repetição da história da catadora de latinhas que se elegeu como vereadora na cidade de Campo Largo com a maioria dos votos em 2004. As pessoas votaram nela alegando não ter em quem votar. Hoje, terminado seu mandato, ela voltou a juntar latas pelas ruas da cidade. Provavelmente Tiririca vai se eleger e ajudar seu partido, daqui a alguns anos o povo haverá esquecido essa polêmica e a política continuara a ser como é.

Ismael Alexandre Isidoro

Tiririca 2

O artigo de Adriano Codato (Gazeta, 28/9) sintetiza e esclarece muito bem o fenômeno de candidatos como o Tiririca.

Antônio Carlos Martins, Pato Branco – PR

Documentos para votar 1

A apresentação de um documento oficial com foto com certeza irá coibir a ação de candidatos mal-intencionados e poderá evitar fraudes. Mas, ainda assim, o único jeito de acabar completamente com as fraudes será com a implantação do voto através do leitor de impressão digital. Enquanto isso, temos de torcer para que a eleição ocorra de uma forma limpa e que os candidatos que forem escolhidos para nos representar consigam esse mérito através de votos de eleitores conscientes.

Juliano A. Minelli

Documentos para votar 2

Acredito que não seja necessário documento com foto para coibir fraudes na hora da votação, pois pessoas de má índole e de mau-caráter arrumam sempre um jeito para conseguir fraudar, corromper, clonar! Só vai ser mais um jeito de dificultar a ação de fraude! A informação está bem clara em todos os veículos de comunicação para quem quiser ver, mas sempre existem os alienados e desavisados. A exigência conjunta de dois documentos causa previsível confusão, afrontando a razão, a proporção e a eficiência.

Mário César dos Santos

Cargos técnicos

A forma racional de ocupar os cargos nos conselhos das estatais deveria ser apenas por técnicos das empresas. Via de regra esses cargos são ocupados por políticos desocupados, que perderam eleições e foram rejeitados nas urnas. Sem nenhum conhecimento técnico, ocupam esses cargos nos conselhos reproduzindo a cultura do nepotismo que ainda persiste na estrutura do Estado brasileiro. Seria um ganho para a sociedade se esses cargos fossem ocupados por técnicos de carreira das empresas.

José Luciano Ferreira de Almeida

Curitiba pensada para poucos

Gostaria de discordar da matéria sobre a participação de populares nas discussões de projetos urbanos de Curitiba (Gazeta, 26/9). Penso que todos os moradores da capital com certeza têm alguma sugestão para uma cidade melhor. Mas também é óbvio que nem todos sabem por onde começar ou com quem falar, para poderem expor suas ideias e sugestões!

Eduardo Bispo

Curitiba dos meus sonhos

Dá gosto caminhar pelas ruas da cidade, há flores por toda a parte. Os ipês todos em flor formam um tapete colorido, anda-se, agradecendo ao Senhor por essa maravilha da natureza. Quem passa fome neste país tão rico, tão farto, tão cheio de possibilidades? Numa união entre moradores, prefeituras e crianças, plantaram-se árvores frutíferas por toda a parte. As ruas estão repletas de frutas. Não há um só pedacinho de terra que não esteja cultivado. Espero que a população ajude plantando, em frente de cada casa, cada prédio, uma árvore frutífera e daqui a alguns anos seria com dupla satisfação que se passearia pela cidade. Não encontraríamos só flores, mas também frutas.

Odete Orzenn

Sistema de saúde

O problema das filas nos hospitais públicos é político e de estrutura. Se o governo não tem estrutura para atender à população, que terceirize o serviço e muitos médicos e clínicas surgirão para dar vazão à demanda. Mas para isso deveria pagar bem aos médicos e clínicas. Dinheiro há, basta prender os ladrões do tesouro e canalizar o valor alto dos impostos para a saúde e não para politicagem como vemos diariamente.

Antônio Luiz de Oliveira

Estresse no trabalho

Atualmente cada vez mais as pessoas aumentam seus níveis de estresse durante o dia. Já pela manhã, ao sair de suas casas e encontrar pelo caminho aquele trânsito maçante, ao chegar ao trabalho muitos se isolam com comentários que começou mal seu dia. Nessa nova era que vivemos da tecnologia da informação temos de aprimorar nossa comunicação, relacionamento pessoal, aumentar nosso conhecimento traçando objetivos e metas estimulantes, estar renovado para novos desafios afastando o estresse do trabalho.

Fábio da Cruz

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]