• Carregando...

Acompanhei a entrevista do novo comandante-geral da PM sobre a falta de segurança em alguns municípios da RMC. Todos concordamos com a falta de policiais, mas não vejo como os módulos resolverão o problema, pois terão de "tirar" mais policiais das ruas e alocá-los nesses locais, dando uma impressão de que a polícia sempre estará presente lá. Acredito que isso será de certa forma um desperdício de policiais, pois uma vez nos módulos eles terão que permanecer lá, tirando viaturas de circulação.

José Luiz Barbossa

Corte de árvores

O mais impressionante desta notícia de corte de árvores para se construir um binário é a incoerência que a prefeitura apresenta com os projetos de crescimento sustentável da cidade pelo Ippuc, as regras controversas da Secretaria de Meio Ambiente do município e a falta de comunicação com a população. Assim como qualquer empresa, quem conhece melhor seus produtos são seus clientes; e na cidade é a mesma coisa. Portanto é o cidadão quem sabe quais são as necessidades de sua rua e sua região. Falta maior comunicação entre a comunidade e o poder público local.

Luiz Américo Gori Camargo, empresário

Iguais ou diferentes

É precioso ler uma opinião tão verdadeira e coerente como a do professor Carlos Ramalhete (Gazeta, 27/1), que diz que somos todos iguais e que raças não existem, com a qual concordo em todos os seus termos. O que lamento é que, apesar de termos em nosso meio seres pensantes como ele, o governo federal e os nossos legisladores continuam nadando contra a corrente, inventando órgãos e leis estapafúrdias que são propostas e impostas. Esses é que deveriam ser tratados como diferentes. É lamentável que a sensação existente é de impotência contra tudo isto. Vamos nos manifestar e gritar se necessário for para sermos ouvidos.

Douglas Pie, consultor

Nora de Justus 1

Muito feliz o nome "A grande família" dado pelo jornal para as contra­­tações do atual governador do Paraná, Beto Richa (Gazeta, 27/1). Em nada elas diferem do ex-governador Roberto Requião reconhecido nacionalmente por arrumar cargos públicos a seus parentes. O atual mandatário apenas continua com a prática que cobre de vergonha todos aqueles paranaenses que acreditam que se deve vencer por méri­­tos e não por favorecimentos ou parentescos. Para nossos políticos, o Para­­­­ná não passa de uma grande colônia a ser controlada pela "grande família".

João Augusto Moliani

Nora de Justus 2

Vergonha é o que podemos dizer da política paranaense. Se nós esperávamos um novo governo com política idônea, estamos longe disso. Como podemos ter pessoas de caráter duvidoso nos representando?

Keila Silva

Aposentadorias 1

A aposentadoria de ex-governadores e ex-parlamentares é imoral, desrespeitosa, uma afronta ao cidadão pagador de seus impostos, assim como aos aposentados que contribuíram 35 anos e deram duro trabalhando durante esse tempo. A saúde está à míngua e esses parlamentares poderiam canalizar todo esse montante pago a esses políticos imorais e a seus descendentes na melhoria da saúde. Dinheiro não falta para isso, o que falta é honestidade.

Thereza Bairão

Aposentadorias 2

Pensando bem, está tudo certo com essa aposentadoria para ex-governadores. O voto, alimento para a ceva do Congresso Nacional, é o povo quem dá. O tempo desse pessoal no poder é a prova de que é isso que o povo gosta e é isso que o povo quer. Sabem desde de quando Pedro Simon, Sarney, Alvaro Dias, Epitácio Cafeteira, Requião, Cassol e tantos outros estão sendo cevados? Desde as décadas de 50 e 60. Essa aposentadoria é lei e deveria ser estendida aos seus ex-vices se é que ainda não estão participando de mais essa malandragem.

Leônidas Marques

Corrupção

Princípios e valores morais não se negociam, não se vendem! São perenes! A honestidade é um deles, apesar de alguns políticos brasileiros estarem querendo "modernizá-la". Não podemos ser coniventes com a desonestidade, com as malfeitorias políticas. Não podemos achar que a impunidade é normal. Não é normal. Precisamos falar isso, principalmente, para as crianças e os jovens brasileiros, que estão ainda com o seu caráter em formação. Senão, a corrupção será cada vez maior na história deste país.

Milton Malanski

Salário mínimo 1

O governo, equipe econômica e sindicatos deveriam chegar a um consenso e dar um mínimo de R$ 600, pois os políticos podem elevar os salários sem consultar ninguém e muito acima do que merecem. Além da vergonha das aposentadorias vitalícias dos ex-governadores. O que falta neste país é a responsabilidade com o povo brasileiro e a vergonha na cara de políticos que só legislam em causa própria

Sergio Neri de Andrade

Salário mínimo 2

Nossos deputados e senadores passaram uma mensagem terrível para todos os brasileiros quando aprovaram na surdina o aumento dos próprios salários acima de qualquer índice. Eles nos disseram: "Deveríamos defender a coletividade, mas antes vamos defender nossos interesses pessoais". Consciente ou inconscientemente, a população entende bem essa mensagem: "Cada um por si, o coletivo pertence a ninguém". Então, toda discussão pública em torno de dinheiro, como a do salário mínimo, vai virar mesmo uma briga de foice. O governo, que poderia ter vetado o auto favorecimento dos nossos legisladores, agora aguente essa situação.

Marcelo Munhoz

Incentivos

Fiquei muito indignado ao ler a notícia de que o governo estadual vai dar incentivo fiscal à indústria de bebidas. Que tipo de bebida? Alcoólica? O Paraná não precisa desse tipo de atividade, pois, além de deixar de arrecadar impostos, iremos ter de gastar na área de saúde. Por que não incentivar outras áreas?

Paulo R. C. Persegani

Haiti

Parabenizo o jornal pelas ótimas reportagens sobre o Haiti, com enviada especial. É fundamental ter notícias da reconstrução, visto que a memória das pessoas parece ser curta. Após desastres como este terremoto, são necessários anos de acompanhamento e ajuda.

Fernanda Castelhano de Souza

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]