• Carregando...

Só não vê quem não quer o caos em que se encontra a segurança pública do estado do Paraná, cadeias lotadas, policiais insatisfeitos que não executam suas atividades como deviam (Gazeta, 15/12). Esses concursos em aberto, tanto da Polícia Militar e da Polícia Civil, são uma grande falácia, uma jogada de marketing deste governo. Todos sabem que um concurso tem várias fases. Então abre-se um concurso que só se finalizará em um ano e meio e depois o governo se vangloria de ter "contratado novos policiais", coisa que, na verdade, só se concretiza na gestão seguinte.

Ilma Maria Sousa

Segurança pública 2

Aí está a atual situação do caos da Segurança Pública do estado. Quando ligamos para a polícia e vem aquela tradicional mensagem: "Não podemos ir, pois não tem gasolina ou não tem veículo". Requião ainda quer ser presidente?

Airton Cledto

Mais livros

Decidi interromper a carreira de advogado em razão da morosidade da Justiça. Ofereci em doação minha biblioteca de aproximadamente 4 mil volumes a algumas faculdades de Direito, inclusive à Biblioteca Pública do Paraná, mas nenhuma delas se interessou. Até que li uma crítica feita nesta Coluna do Leitor por Elizabeth Lemes que administra uma biblioteca em Morretes e aceitou minha doação para ampliar "O meu Cantinho", que tem a colaboração do grande incentivador da cultura, Senhor Mirtillo Trombini, que providenciou a ampliação do prédio para abrigar os livros doados. Mais de mil leitores cadastrados poderão ler os romances clássicos de minha coleção.

José do Espírito Santo Domingues Ribeiro, promotor de justiça aposentado

Família Carli 1

É óbvio que não se pode misturar as coisas e as pessoas. Bernardo e Fernando Ribas Carli Filho são irmãos, mas são dois indivíduos distintos (Gazeta, 13/12). São pessoas únicas. O Bernardo é uma pessoa muito afável, do povo, um jovem com grandes qualidades. Por outro lado, parece que está havendo algum tipo de "pré-conceito" em relação a sua candidatura por ser filho do prefeito e irmão do ex-deputado, como se isso fosse algo negativo. Observemos ao redor: quem foram os que estiveram no poder do Paraná nas últimas décadas, no comando das principais cidades do Brasil? A política brasileira e até a norte-americana têm sim esse perfil de tradição familiar.

Leila Dalfovo Rezende, enfermeira, membro do PSDB Mulher

Família Carli 2

A matéria da Gazeta do Povo mostra a maneira ridícula como a política é tratada pelas famílias afortunadas neste Brasil. Dizer que o irmão trabalhou como assessor na Assembleia, conviveu com os bastidores e gostou da política é um escárnio. As famílias de poder econômico como esta , Guarapuava só têm interesses em preservar seu império. Manter os negócios da família. Navegar décadas a fio em mandatos e cargos. Usam da política para benefício próprio, ou o ex-deputado Luiz Fernando Carli Filho estava na defesa do povo de Guarapuava em seu mandato? Não deu certo em nada, então este príncipe da família vai para a política. Não reeleja, nem eleja gente descomprometida ou comprometida meramente em preservar sua casta.

José L. F. Trindade

Família Carli 3

Os eleitores de Guarapuava devem dar o troco a esta família Carli, que quer colocar mais um herdeiro para se aproveitar da política paranaense e sempre ter imunidade parlamentar. Isso tem de acabar.

Rosnei Kolodzejezyk, Ponta Grossa – PR

Faz de conta

Parabéns ao escritor Cristovão Tezza pela sua crônica "Zelig à brasileira" (Gazeta, 15/12). Estamos vivendo um bem montado faz de conta que, apoiado na ignorância do povo, tende a perpetuar no poder os atuais governantes do país. Tudo isso porque o povão se deixa fascinar com a posse de um celular ou de um novo modelo de televisor e, anestesiado por meia dúzia de benesses, não exige o desenvolvimento de projetos que melhorem suas condições básicas de vida e deem sustentação real ao país e à população de baixa renda. Neste cenário, um ensino de má qualidade beneficia o governo porque mantém o povo alienado.

Clotilde de Lourdes Branco Germiniani

Bafômetro

Como leigo fico admirado com a facilidade com que se pode negar a fazer um teste de bafômetro. A prova do crime é o próprio sujeito alcoolizado, ele não está produzindo nenhuma prova contra si mesmo, ela já existe. Ao meu ver juiz deveria ordenar o teste, é como um mandado de busca e apreensão, é só fazer a prova constar do processo. A história de que a coleta de sangue é uma agressão é balela, todos levamos picadas de injeção quando nos vacinamos, por exemplo. Por mais leigo que eu seja, acho que não sou mais do que aqueles que fizeram a lei. Não me lembro de nenhum acidente no cenário internacional com esse tipo de discussão. Ou o motorista está alcoolizado ou não.

Herbert Richert, engenheiro mecânico

Nota fiscal

Eu peço nota fiscal e todos deveriam pedir, pois é uma obrigação do cidadão. E também é nosso direito pedir informações aos órgãos governamentais sobre o uso do dinheiro advindo da cobrança desses impostos gerados com essas notas. Quando todos brasileiros pedirem suas notas fiscais e cobrarem seus representantes, vamos virar uma potência.

Alvaro Luis Fantin

Caso do vestido 1

É claro que não é justo Geisy Arruda receber R$ 1 milhão de indenização pelo que aconteceu com ela durante a polêmica do vestido curto (Gazeta, 13/12). Assim como o advogado acha que o valor deve ser um exemplo a ser dado, a eventual vitória de Geisy seria um exemplo para outras "Geisys" fazerem o mesmo. Tenho a quase certeza de que Geisy ganhará muito dinheiro por aí, via Playboy, Fazenda, BBB ou outros programas televisivos.

João Bosco Strozzi

Caso do vestido 2

Obviamente, se usarmos do bom senso, não é justo que esta moça receba esse valor de indenização! Devemos parar com esse sentimento disseminado atualmente na nossa sociedade, em que tudo está sendo passível de indenização! Não deveríamos aceitar que ela receba este valor de indenização, quanto mais estar discutindo este assunto!

Fabio Berbick

Copenhague

Hoje em dia as únicas coisas que importam para a maioria das pessoas são o lucro e o bem estar individual, e não a solidariedade e o bem comum, sendo assim, esse comportamento humano atinge principalmente a natureza. A questão é que as pessoas não pensam no futuro e as que pensam não lutam por um bem comum. O caso de Copenhague pode sim mudar a situação trágica ambiental, mas precisa muito de um apoio mundial, pessoas que pensam no futuro devem lutar pelos direito da vida na Terra futura.

Juliana Maczuga

Lei antifumo

Com a recente aprovação da lei contra o fumo em locais públicos, considerando este ser um problema de saúde pública, o Congresso deveria elaborar, sim, uma lei proibindo o plantio e comercialização da droga. Porém muitos representantes da população querem e lutam para a legalização da maconha, o que seria andar completamente na contramão dessa mesma lei recentemente aprovada, um absurdo total, portanto. Espera-se um governo mais sério, realmente preocupado com a população, e não com vícios deles mesmos, como arrecadação de impostos, taxas e multas.

Agenor Mendonça Domingues, militar da reserva

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]