• Carregando...

O senador boliviano trazido a tiracolo pelo nobre agente diplomático brasileiro possui um currículo digno de causar inveja aos nossos políticos, com 16 condenações por corrupção na Bolívia. Esse currículo o credencia a concorrer nas próximas eleições, pois não tenho dúvida de que, brevemente, algum partido político o incentivará a se naturalizar e assim poder se tornar elegível.

Dalmir México Martins

Senador boliviano 2

Um país que não consegue tomar conta de sua fronteira acena com punições? Patriota saiu-se bem na fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina. Livrou-se do cocaleiro e vai respirar ar puro em Nova York. Realmente, dona Dilma é uma mãe, não só do PAC, mas de todos os presidentes do Mercosul. Melhor que isso só dois disso.

Izabel Avallone, São Paulo – SP

Senador boliviano 3

Priorizar relacionamento com países pobres e de esquerda como a Bolívia nada acrescenta ao Brasil. Está na hora de estreitarmos nosso relacionamento histórico com as democracias americanas, como aconteceu no passado. O caso Roger Pinto mostra como estamos perdendo tempo com nossos vizinhos esquerdistas.

Cristóvão Lemos

Prefeitura

Parabéns ao jornalista Chico Marés pela reportagem "Mesmo com maioria na Câmara, Fruet sofre problemas com a base" (Gazeta, 24/8). A leitura do Legislativo municipal de Curitiba feita na reportagem mapeia a rota da crise de representação que solapa a legitimidade do voto e retira a identidade dos partidos. Trata-se de um maduro e sereno ensaio de sociologia política sobre o perfil legislativo do presente. O desafio de Paulo Salamuni, presidente da Câmara, e do prefeito Gustavo Fruet é o de não colocar vinho novo em odres velhos. Todos confiamos numa colheita de mudanças.

Luiz Edson Fachin, professor da UFPR

Ato Médico

A "vitória" do governo federal no parlamento, com a manutenção dos vetos presidenciais à Lei do Ato Médico, conquistada em troca de favores econômicos e eleitorais, é uma vergonha. Mostra bem o perfil de "cabresto" dos parlamentares e a falta de dignidade de nossos representantes. É ultrajante a percepção de que estamos vivendo em um país onde os direitos da população são vilipendiados por interesses particulares de um governo incompetente e que só tem uma meta: a reeleição de um grupo que não é capaz de gerir e dar retorno à má carga tributária, exorbitante e mal-administrada.

Luiz Ernesto Pujol, pediatra e ouvidor da Sociedade Paranaense de Pediatria

Foro de São Paulo

Silvio Grimaldo (Gazeta, 25/8) descreveu em poucas linhas o que há 23 anos as páginas dos jornais nacionais insistentemente não publicam. É bom que a imprensa abra espaço para escritores que, como Grimaldo, em vez de desinformar, procuram transmitir à população o que realmente está acontecendo na América Latina.

Carlos F. de P. Nadalim

Máfia do desmanche 1

Há alguns anos uma pessoa que conheço montou uma loja de autopeças usadas. Foi vítima de extorsão e acabou desistindo do negócio. No início do ano, meu filho foi vítima de um roubo e teve o carro levado. Como tem um tio delegado, "acharam" o veículo 30 minutos depois. Os policiais da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos sabiam exatamente onde o carro iria aparecer. Difícil crer que ninguém sabia da existência da tal máfia (Gazeta, 25/8). Vida longa ao Gaeco!

Karina Miranda Ratton

Máfia do desmanche 2

É inadmissível que profissionais da segurança pública, remunerados pelo povo e com a responsabilidade de produzir segurança, exerçam suas funções em favor de criminosos, fomentando a insegurança e prejudicando o povo. Por isso notava-se a luta ferrenha desses profissionais e de outros de caráter questionável pela eliminação do Gaeco. Graças ao povo manifestante isso não aconteceu.

Luiz Eduardo Hunzicker, Colombo – PR

Violência

Causou indignação o envolvimento de soldados do Exército no assalto a turistas em Brasília. Pergunto-me o que motivou esses militares, que fazem parte da instituição de maior prestígio do país, a pegar uma faca e tentar subtrair dinheiro e pertences de pessoas no meio da rua. Com certeza foi um ato de desespero, pois a necessidade é a mãe de todos os atos. Sabe-se que um soldado das Forças Armadas recebe entre 10% e 20% dos vencimentos de um soldado da polícia de Brasília. Pode até explicar, mas nunca justificará.

Marcelo Carrijo

Sistema prisional

A leitura de obras literárias de qualidade pode contribuir para aumentar a sensibilidade e o espírito crítico dos detentos. Considero muito providencial essa iniciativa de que, para cada obra lida, sejam diminuídos quatro dias no cumprimento da pena. Espero que todos os presídios do país adotem essa estratégia.

Maria Elisa Braz Barbosa

FGTS

Sobre o artigo de Vagner Freitas (Gazeta, 27/8), presidente nacional da CUT, quando ele diz que os recursos da CPMF eram destinados à saúde, ou ele mora em outro país ou desconhece a política fiscal tributária canibalista aplicada no Brasil, onde muito se arrecada, muito se desvia e pouco se investe naquilo de que realmente necessitamos.

José Antônio Moreira

Mão de obra

Já que os médicos cubanos trabalharão no Brasil regidos pelas leis trabalhistas de Cuba, que tal importarmos trabalhadores chineses para a construção civil e para as indústrias, nas mesmas condições? Seria um contrato fechado com a Associação Transpacífica de Trabalho Asiático, sem vínculo empregatício com os trabalhadores e garantia de remessa de dinheiro ao exterior.

César A. G. Scigliano

Lei do Caminhoneiro

A respeito da Lei do Caminhoneiro (Gazeta, 26/8), concordo que existe um grande número de fretes que não contemplam a realidade. Mas a simples implementação do registro eletrônico, o CT-e, já elimina esse problema. Bastaria o governo inserir no próprio CT-e um campo para mencionar o "carreteiro" que está realizando o transporte e o pagamento da operação do mesmo com os referidos tributos já descontados, se for o caso. Desculpe, mas esse sistema de registro do frete na ANTT, pagamento eletrônico etc. serve apenas para as operadoras ganharem dinheiro.

Edmilson Souza dos Santos

Obras

Gostaria de saber do prefeito Gustavo Fruet e seus secretários quando vão começar a trabalhar pela nossa cidade, pois já estamos no fim de agosto e até agora só o que vimos foi que todas as obras estão paradas, causando o caos total no trânsito e na vida de todos os curitibanos.

Luciano Della Coletta

Zoneamento urbano

A outrora bucólica estrada vicinal Paulo Gorski, ligando os bairros de Santa Felicidade a Campo Comprido, gradualmente vai mudando a sua feição com a mudança de zoneamento da região e consequente especulação imobiliária desenfreada. Apesar de manter-se com as mesmas dimensões, arruamento e ausência de calçamento, já suporta tráfego pesado diário, fruto do adensamento demográfico brutal da região, graças à legislação de "potencial construtivo" para áreas de bosque e preservação. Ou seja, alvarás de construção são liberados graças à pressão econômica, sem a contrapartida da infraestrutura, com os estrangulamentos de tráfego já cotidianos, sem a devida lógica de bom senso. Será que o Ippuc existe? Será que as secretarias do município se comunicam?

Roberto Boscardin, médico

Trânsito

Abrir uma discussão continua sobre o trânsito será benéfico. O mal se alastra em conversões erradas, falta de educação, celulares e total desrespeito às normativas de segurança. A Linha Verde é cinza; caminhões não se incomodam de trafegar em horários proibidos; o tráfego de máquinas em vias públicas na cidade de Pinhais é rotineiro, em plena Jacob Macanhan e Camilo de Lélis, com destino à Secretaria de Obras.

Roberto Cezar Torres

Vó Gertrudes

Acho que o ilustre leitor que criticou a Vó Gertrudes foi, no mínimo, infeliz ao tecer seus comentários sobre a campanha educativa à qual uma senhora de idade empresta sua imagem. O leitor a chama de "espantalho" e diz que estaria assustando os motoqueiros e motoristas. Tudo leva a crer que seria em virtude das rugas que a personagem ostenta. Mas as rugas são a prova da longevidade dessa senhorinha. Melhor as rugas que as cicatrizes das vítimas de acidentes.

Juarez Machado de Brito

Médicos cubanos 1

Excelentes e esclarecedoras as colocações do colunista Rogerio Galindo a respeito da contratação de médicos cubanos (Gazeta, 23/8). Fica claro que essa ação do governo Dilma Rousseff é ideológica, autoritária e eleitoreira, portanto, desrespeitosa à classe médica e a todo o povo brasileiro. Será que, com o dinheiro que será pago ao governo cubano, não poderiam ter sido feitas melhorias na estrutura de saúde nas áreas mais carentes, propiciando aos profissionais brasileiros condições adequadas de trabalho para um atendimento pelo menos decente?

Eliane Silveira Bordini

Médicos cubanos 2

Vejam só o disparate da sociedade médica brasileira, que não atende ao chamado do governo e ainda quer suprimir o atendimento dos médicos cubanos. Não podemos permitir que uma minoria atravanque a saúde de nosso país. Vamos nos levantar contra mais essa bandalheira que se esconde atrás de artifícios jurídicos para defender objetivos egoístas.

Carlos Henrique Sabala Dias

Médicos cubanos 3

Penso que é irrelevante o empenho dos órgãos da classe em buscar argumentos jurídicos ou de validação de diplomas para impedir o afluxo de profissionais estrangeiros. Basta constatar que o governo irá pagar R$ 10 mil mensalmente para que exerçam sua função no território brasileiro, em localidades remotas e desassistidas. Será que haverá um plano complementar de remuneração, do tipo casa, comida e roupa lavada? De outro modo, eu não consigo imaginar como é um profissional da área médica se submeta a um salário aviltante tal qual o que está proposto. Mas, para os cubanos, mesmo tendo de deixar um "capilé" para o governo de Cuba, talvez seja melhor que a miséria que recebem por lá.

Douglas N. Rothen, engenheiro civil

Médicos cubanos 4

Considerando o corporativismo das instituições que giram em torno da medicina, não estranho em nada a preocupação do Conselho Federal de Medicina e Conselhos Regionais de Medicina. O fato é que todos nós temos medo da pluralidade e da suposta concorrência. Mas perguntem à grande massa desassistida nas periferias de nossas cidades se eles são contra ou a favor dos médicos cubanos!

Padre Messias Galieta, Campo Largo – PR

Médicos cubanos 5

Durante anos a saúde pública tem sido um caos, com péssimo atendimento, pacientes tratados de forma desumana, e nunca trouxeram médicos estrangeiros. Por que só agora? O que está rolando por trás desse trâmite? Nosso país tem faculdades renomadas formando médicos de primeira linha, mas o problema está na estrutura oferecida para esses médicos trabalharem. Não tem como um médico estudar a sua vida inteira e, depois de formado, não ter condições de trabalho e salário.

Juliana de Oliveira

Câmbio

O câmbio é um dos assuntos que estão predominando nas áreas econômicas, e com justa razão. Considero que a decisão do governo de intervir no mercado, sinalizando quais ações está disposto a praticar, poderá dar certo equilíbrio às cotações. Chego a supor que o governo deseja marcar uma banda de flutuação para o dólar de R$ 2,30 a R$ 2,40, por enquanto. Se essa perspectiva será conseguida é outra conversa. Mas não deixa de ser um início de tentativa de trazer novamente a taxa de câmbio para o sistema de flutuação, sem bandas.

Hélio Mazzolli, economista

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]