• Carregando...

Desonerar o setor automotivo (Gazeta, 24/4) só transfere o problema para o consumidor, deixando-o mais endividado. O mercado automobilístico é sempre o primeiro a sentir as consequências de qualquer dificuldade econômica. A ignorância do governo em fazer a economia crescer apenas baseada no consumo está com os dias contados. Os investimentos necessários para o crescimento econômico não foram feitos e, assim, toda a cadeia sente os reflexos. O Brasil não está crescendo e sim inchando, basta olhar ao redor.

Dario Evangelista

Setor automotivo 2

Nova desoneração de impostos para o setor automotivo resolverá apenas os problemas das montadoras, que terão mais condições de desovar seus estoques de veículos. O brasileiro não necessita de melhores condições para adquirir automóveis, mas que o transporte público seja modernizado. Encher as ruas, avenidas e rodovias com mais automóveis só fará com que os problemas de mobilidade urbana se agravem. Se for para desonerar, que seja o segmento de transporte público, para oferecer à população transporte eficiente e barato.

João Candido de Oliveira Neto

Produtividade

Os brasileiros, assim como a maioria das pessoas no mundo, trabalham muito e produzem pouco. Isso se deve ao fato de que nosso método de trabalho já está ultrapassado e logo se tornará insustentável. Uma solução seria adotar a internet como local de trabalho, ou seja, trabalhar em casa. Diminuiria os congestionamentos caóticos, doenças como o estresse iriam sumir, acidentes de trânsito seriam raros e, principalmente, trabalharíamos menos e produziríamos mais.

Thiago Luiz Polanski

Dilma

A nossa presidente atualmente é um poste do Lula; desde o começo de sua vida adulta, sempre foi conduzida por outros com mais inteligência, iniciativa e ideias. Na política, começou nos grupos esquerdistas e abraçou essa ideologia. Por isso toma decisões equivocadas e causa prejuízo aos contribuintes, com a manutenção de cargos sem concurso, por nomeação, para agradar aos políticos da base que aprovam qualquer coisa. E ainda corremos risco de ela ser reeleita. Estamos fritos.

Mário A. Dente, São Paulo – SP

Nota fiscal

São tantos os detalhes a preencher que mesmo eu, economista, consultor de empresas, não me animo a participar de tal premiação; calculem, então, aqueles que não sabem nem interpretar os detalhes de um cupom fiscal. A única maneira que vejo para incentivar o pedido da nota fiscal no ato da compra da mercadoria ou do serviço é a fiscalização como existe em alguns países. Quem é pego sem o cupom fiscal tem a mercadoria apreendida e o prestador é multado.

Luiz Fanchin Jr.

Curitiba 1

Os problemas enfrentados hoje por Curitiba são muito mais o resultado do "desplanejamento" nacional que municipal: a concentração das periferias e a falta de perspectivas no interior, o modelo econômico centralizado, o incentivo ao uso do automóvel, sem falar dos problemas com educação, saúde, segurança e valor da cidadania. Problemas que nenhum planejamento urbano municipal consegue superar. Mesmo com tudo isso, basta conhecer (e morar) em Curitiba para ver que o que foi pensado décadas atrás é o que nos separa da barbárie urbana das outras capitais brasileiras.

Emmanuel Publio Dias

Curitiba 2

Realmente Curitiba não é mais a mesma no aspecto de urbanismo. A era de Jaime Lerner foi extremamente produtiva e positiva, e suas obras até hoje permanecem como exemplo para o mundo. Contudo, o pós-Lerner não trouxe nenhuma inovação e a primeira que foi tentada transformou-se em motivo de piada, tal a sua desnecessidade e elevado custo. O viaduto estaiado, cópia não do de São Paulo, que é bonito e útil, mas de outro, horrível, de Guarulhos, sobre a Via Dutra, é a prova maior dessa inércia e incapacidade de planejamento urbano que paira sobre o Ippuc.

José Pereira de Moraes Neto

Rodovias

A população está cansada de perder horas e horas em engarrafamentos intermináveis, começando ainda em São José dos Pinhais. O preço do pedágio da BR-277 é uma vergonha. Para quem vai pela BR-376, o trânsito até flui e os preços são razoáveis. O problema é para quem entra em Garuva para ir às praias. Basta um único semáforo para engarrafar tudo e virar um caos. Certamente é necessária, com urgência, outra ligação com o Litoral.

Airton Kraismann

Táxis

O serviço de táxi em Curitiba é péssimo, tanto na disponibilidade quanto no atendimento. Nas horas de pico ou em dias de chuva é praticamente impossível conseguir um. Deve ser um lobby muito forte tanto dos próprios taxistas quanto dos estacionamentos particulares. O que deveria prevalecer é a lei de mercado: quanto maior a oferta, maior é a qualidade e quantidade.

Helio Takefumi Mori

Trânsito

Gostaria de ver uma campanha para combater a falta de educação do motorista curitibano. Ele não sinaliza suas ações ao volante; para em locais proibidos como na frente de garagens, calçadas, vagas para idosos e deficientes; não respeita os pedestres nos cruzamentos e mesmo nas passagens elevadas; buzina, bota o som em altura absurda e comete inúmeros outros desrespeitos aos demais motoristas e pedestres. Poderíamos ser um exemplo de educação a ser copiado em outras cidades. Todo mundo lucraria com isso.

Fred Branco

Desperdício

Não tratamos com carinho o que produzimos. Vejo nos mercados frutas e verduras serem jogadas umas em cima das outras sem o menor cuidado. O resultado é que 30% é jogado fora por estar amassado, machucado ou apodrecido. Isso precisa acabar, não tem sentido enfrentar dificuldades e custos para produzir e transportar se no fim da cadeia perdemos legumes e frutas por falta de cuidado no manuseio.

Leudinir de Souza

SMS

Spam via e-mail já é incômodo o suficiente. Mas que tal ser acordado no meio da noite para receber as últimas ofertas de uma operadora de tevê paga? É nisso que se transformou o recebimento de SMS. A cada mensagem relevante de alguém que conheço, recebo umas 20 propagandas. Muitas repetidas e da minha própria operadora de celular. Cada vez mais o que era um meio de comunicação aparentemente lucrativo para as operadoras virou algo lucrativo para spammers. Quanto aos clientes, a solução é deixar de levar os SMS a sério.

Alvaro Antunes

Matinhos

Na primeira maré alta o governo estadual vem dizer que está buscando recursos para o engordamento da praia. Em fevereiro do ano passado, apresentou à população de Matinhos um projeto de R$ 590 milhões. O governo engordou o valor do projeto em vez de engordar a praia de Matinhos. Quem não tem verba para abastecer as viaturas da PM vem com uma balela dessas. Mais uma vez a população de Matinhos é desrespeitada.

Amauri Maurutto, Matinhos – PR

Violência

Enquanto o governo a cada dia tira mais daqueles que trabalham duro, pagam impostos absurdos e não têm direito a nada, a bandidagem a cada dia ganha mais benefícios do Estado. O povo ainda não caiu na real. Precisamos reagir antes que seja tarde demais.

Arnaldo Lavado Ferreira

Presídios

Para resolver o problema da superlotação nas carceragens de Curitiba, a solução seria a construção de novas penitenciárias, mas, acima de tudo, nossos governantes deviam olhar com mais atenção para a educação. Um país que oferece uma boa educação reduz sua preocupação com superlotação em delegacias e penitenciárias.

Marcelo Parchen de Christan

Correios

No começo do mês postei uma correspondência de Curitiba para Pinhais. Como era um assunto urgente, utilizei o serviço Sedex 10, para que o documento chegasse ao destino no mesmo dia. Apesar do endereçamento correto, houve um erro interno nos Correios, e a correspondência ficou dias passeando de uma Unidade de Distribuição a outra, em Curitiba, até tomar o rumo correto. Com isso, o documento chegou a Pinhais na velocidade de uma carta comum, mas o custo que tive foi de um Sedex 10. E o pior da história é que erros similares estão se tornando cada vez mais frequentes. É o fim da picada!

Walter Bergasse

Transporte

Com a construção da prolongamento da Ferroeste de Guarapuava até o Porto de Paranaguá, um grande número de caminhões que circulam hoje nas rodovias do Paraná serão substituídos pelo transporte em vagões, tornando desnecessário investimento bilionário nesse modal altamente poluente.

Paulo Ferraz

Copa do Mundo

Enquanto o governo gasta bilhões com a Copa, mulheres pobres dão à luz em frente de hospitais públicos. Fica a sugestão para que os estádios nababescos sejam usados como maternidade após a Copa, ou talvez como presídios para os políticos que roubam o dinheiro público de muitas formas.

Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul – PR Paulo Maluf

Enquanto ladrões de dinheiro público circulam por aqui livres, leves e soltos, como Paulo Maluf, a Suprema Corte de Nova York manteve a ordem de prisão contra ele e um de seus filhos, por manterem uma conta bancária com recursos desviados da prefeitura de São Paulo. De que adiantou roubar tanto e terminar a vida sem poder colocar os pés fora do Brasil para não ser preso? Que pena que a nossa Justiça não é igual à americana, livre de pressões políticas e econômicas, e verdadeiramente cega.

Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro – RJ

PT

O PT é aquele partido cujo quadro apresenta uma vasta lista de partidários enroscados com a Justiça, ficando em situação difícil quando tem de substituir algum companheiro. Para a Secretaria de Relações Institucionais tiveram de apelar para Ricardo Berzoini, envolvido no caso da Bancoop. Agora, para substituir André Vargas na vice-presidência da Câmara, cogitam o nome do irmão de Genoino, José Guimarães, cujo apelido é Capitão Cueca, por ter tido em 2005 um assessor preso com dinheiro na vestimenta íntima. E o chefe-mor, Lula, continua por aí apoiando a todos que cometem malfeitos e recebendo títulos de doutor honoris causa países afora.

Myrian Macedo, São Paulo – SP

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]