• Carregando...

Independentemente do crime que cometeram, será que todos merecem ficar na mesma situação? Infelizmente, assim não se recupera nem se socializa ninguém. Faz-se necessário criar presídios ou carceragens onde se possa acomodar os infratores pelo nível do crime cometido. Não dá para colocar todos no mesmo lugar. Enquanto isso, inúmeros políticos retiram bilhões de cofres públicos e ninguém vai preso.

Luiz C. Segantini

Sistema carcerário 2

A situação de nossas cadeias bem demonstra o caos do sistema penitenciário. E ainda tem gente querendo botar menores de idade nessas celas. Faltou a comissão da OAB avaliar o crime de cada um. Veríamos o quanto é cruel o sistema. Só tem ladrão de galinha, que não teve advogado para defesa. Neste país só fica na cadeia quem não tem dinheiro. Será que os candidatos estão preocupados com essa situação?

Flávio Vilmar da Silva

Política 1

Reina a mais completa desorientação na direita brasileira. Só tem ódio e cegueira, porque a social-democracia deu certo através do PT e de um operário. Achavam que eram todos comunistas, entretanto, seguem o modelo alemão da social-democracia e também têm o apoio da Alemanha para implantar a social-democracia na América Latina. Não é à toa que os EUA espionaram a Petrobras, a Dilma e a Angela Merkel.

Paulo Brasil

Política 2

Impedidos por lei de guerrear com armas que geram mortes, buscamos guerras legais. Digladiamo-nos todos os dias com nossos convivas, nossos superiores, de muitas maneiras. E uma das formas encontradas é a política. Matamos a vontade de competição, de guerra, de tentar humilhar nossos concorrentes, com a política. Quando dizemos "esse é um grande político", estamos nos referindo à lei do mais forte, mais poderoso, cujas conquistas foram adquiridas pelo poder econômico, na maioria dos casos. Sim, política é guerra! Pobres humanos, iludidos pelo poder, que esquecem que esse irá junto ao fundo da terra.

João Marcos Durski

Bolsa Família

O intuito do Bolsa Família deve ser a inclusão das pessoas que o recebem no mercado de consumo e trabalho. Num primeiro momento, o programa deve focar o fim da fome e, depois, a inclusão das pessoas. Mas a sua eternização pode criar um acomodamento. Não podemos esquecer de que, se não houver esforço de cada um, não há melhora. Temos de ajudar os beneficiários do Bolsa Família a crescer.

Leudinir de Souza, corretor de imóveis

Estado Islâmico 1

Dilma disse "lamentar" bombardeio dos EUA na Síria, ou seja, se fosse a Rússia a bombardear a Síria, estaria tudo bem, não é mesmo? Mas, como é um país capitalista que está fazendo isso, não pode. Quando é que a presidente Dilma vai lamentar a invasão da Rússia na Ucrânia e o avião com 300 civis derrubado também pela Rússia?

Cláudio Renzi

Estado Islâmico 2

Por que Dilma não falou nada quando a Rússia invadiu a Ucrânia ou quando derrubaram um avião com 300 pessoas? Não temos de nos meter em briga alheia, mas, se for para fazer crítica, tem de ser para os dois lados. Aí, sim, ela seria uma estadista.

Hermes Carlos Bollmann

Judiciário

Acho estranho ninguém falar em profissionalizar as funções de juiz leigo e conciliador, que, se tivessem um treinamento adequado e uma remuneração digna, poderiam realmente contribuir como auxiliares da Justiça. Colocar essas funções na mão de estudantes e aventureiros que buscam apenas uma experiência jurídica torna-se temerário e pode trazer efeitos sociais devastadores.

Gerson Rodrigues

Ideb

Enquanto não mudarem o sistema, não vamos ter resultado satisfatório no Ideb. Enquanto passarmos alunos por conselho de classe e eles não forem cobrados com relação aos estudos, enquanto tivermos professores sendo esfaqueados nas escolas e tudo parecer normal, não poderemos esperar muita coisa da educação no nosso país.

Flaviana Miriele da Silva Machado

Projeto

Agradeço à jornalista Katia Brembatti pelo apoio no desenvolvimento do projeto "Ler, pensar e agir: um olhar sobre a vida", desenvolvido pelos alunos da Escola Tancredo Neves. Se o mesmo teve força e conseguiu atingir a comunidade e as autoridades locais, foi graças ao apoio que recebemos da Gazeta do Povo. Antes da visita da jornalista, não conseguíamos o apoio de ninguém para os problemas de falta de lombadas e sinalização em frente da escola, mas depois a ajuda começou a vir de todas as partes. Peço para que continuem com esse trabalho sincero e verdadeiro, pois só assim poderá haver mudanças neste país.

Graciele Alves Pires, professora, Quatro Barras – PR

Desocupados

Hoje em dia a política da prefeitura é deixar as praças de Curitiba entregues a desocupados. O cidadão de bem vai descansar numa praça na hora do almoço e é assediado por toda espécie de desocupado pedindo dinheiro, cigarro etc. Eles vivem chantageando comerciantes, que para se ver livres dos indesejáveis têm de ceder e dar comida para que eles saiam da frente dos comércios. Dá vontade de pegar esses desocupados e colocar na frente da casa dos gestores públicos ou na frente da escola que os filhos deles frequentam para ver se assim tomam alguma providência.

Frederiko Santos

Aeroporto Afonso Pena

Lamentavelmente, nossos aeroportos continuam muito deficientes, mesmo com a Infraero arrecadando milhões com o aumento de passageiros. Fiz uma parada no Afonso Pena antes de seguir para Porto Alegre e a sala de espera não tinha telefone público, bar para café, água ou outros suprimentos, e nem fraldário no banheiro feminino. Mas o pior é ter de ouvir as mentiras dos políticos dizendo que está tudo bem, que realizaram maravilhas. Na verdade, o que fizeram foi gastar mal o dinheiro dos nossos impostos.

Ramiro Nunes de Almeida Filho, Porto Alegre – RS

Ler e Pensar

Tenho acompanhado o projeto Ler e Pensar da Gazeta do Povo com as crianças. Fiquei surpreso em saber que diversas cidades do estado e até mesmo escolas particulares estão participando do sucesso desse projeto. Hoje em dia, alguns adultos só abrem jornal para fazer palavras cruzadas ou colocam na casinha do cachorro. O poder e o benefício da leitura crítica são incríveis. Ler é uma coisa, agora ler e poder dar opinião é melhor. E, se crianças aprenderem isso cedo, teremos um futuro melhor. Não só em Curitiba, mas em todo o Brasil. Os responsáveis estão de parabéns pelo reconhecimento internacional.

Waldomiro Tarcísio Padilha de Oliveira, funcionário público municipal

Falta de água 1

A situação da região do bairro Arruda e Santa Tereza, em Colombo, em relação à falta de água é alarmante. Praticamente todo o dia falta água, voltando apenas à noite ou de madrugada. Nos fins de semana, período no qual as pessoas que trabalham durante a semana teriam tempo para limpar a casa, lavar roupa etc., também falta água. A Sanepar sempre dá como desculpa o rompimento da rede decorrente de obras na Rodovia da Uva. Não existe planejamento sobre os problemas que as obras podem causar? Não existe fiscalização? Ou é proposital, um descaso da Sanepar? Isso sem contar que, quando o abastecimento é restabelecido, a qualidade da água que chega é péssima, muitas vezes escura ou com mau cheiro.

Luís Fabiano Sassi, analista de sistemas, Colombo – PR

Falta de água 2

Tempos atrás, quando se falava em cuidar do meio ambiente e da água, todos me diziam que esse assunto pertencia à classe dos ecochatos ou revoltados. A gastança do líquido precioso continuou sem cuidados e agora o cenário é o mais assustador possível, pois podemos ficar com as torneiras sem utilidade nenhuma. Vamos acordar, minha gente, ou morrer de sede!

Emerson Pugsley

Meio ambiente

Temos petróleo, que nada mais é do que uma reserva energética natural, mas que envenena o ambiente e as pessoas, que gera imensa quantidade de gás carbônico e que ajuda a aumentar o aquecimento global. As florestas e as algas nos oceanos fazem a troca entre CO2 (veneno para nós, humanos) e oxigênio (gás de que precisamos para viver). É fácil até para os ignorantes entender. Se envenenamos e aquecemos o ambiente e matamos as florestas e oceanos, nós, humanos, morreremos com todos os bens que possuímos.

Cícero Roberto Kruke Lachowski

Foto Brasil

Justa e merecida homenagem feita pelo José Carlos Fernandes (Gazeta, 26/9) ao Bubi, de quem fui vizinho por anos, e sua esposa, "a bela Clair", que, na intimidade do nosso lar, era chamada por todos os nove filhos e nossos pais carinhosamente de "Chuchuzinho", adjetivo hoje talvez em desuso, mas que, à época, era o que melhor definia sua beleza. A arte da fotografia foi seguida por seu sobrinho Ronaldo Becker, que incorporou os avanços tecnológicos da fotografia digital.

Eymard Pessoa

Ponte de Guaratuba

Todas as manhãs faço o trecho Matinhos-Guaratuba, passando pelo ferryboat, perdendo mais de uma hora por dia, mais de 200 horas por ano num transporte contraproducente e perigoso. Converso com motoristas de caminhões, carros e motos, e eles dizem não haver nenhum impedimento em pegar esse caminho, uma vez que o ferry já foi estendido em seu comprimento para comportar quase qualquer tamanho de caminhão e carga. Precisamos da ponte, sim! A comunidade do Litoral precisa da ponte! O Paraná precisa da ponte!

Leonardo Cossio

Trânsito

Todos discutem o grave problema de trânsito nos grandes centros. Mas onde estão os policiais de trânsito para orientar ou para ensinar? Faço essa pergunta porque sou habilitado há duas décadas e, sim, já fui abordado e orientado a mudar meu comportamento no trânsito sem ter sido multado, e isso realmente surtiu efeito. Mas as fiscalizações não estão mais acontecendo. Na visão do cidadão comum, ser multado por fiscalização eletrônica é somente arrecadação.

Fernando Borges Machado

Auxílio-moradia

Sobre a concessão em caráter liminar do auxílio-moradia a juízes federais e, por extensão, reivindicada pelas demais instâncias, assombra observar que, para efeito de comparação, o valor de R$ 4,4 mil é superior ao valor atual do teto da aposentadoria do trabalhador concedida pelo INSS, de R$ 4.390,24. Os números, por si só, dispensam comentários sobre a indecorosa "conquista" corporativista e mercantilista, perpetrada na esfera do Poder Judiciário.

Eduardo A. Waintuck

Liberdade

Trânsito ruim, combustíveis caros, transporte coletivo de péssima qualidade e eu dando duro no trabalho e ganhando pouco, enquanto os políticos ganham muito e trabalham nada, e gente corrupta fica rica no governo. Desisti. Vendi o carro, disse não a tudo e a todos, saí do trabalho, virei vagabundo. A felicidade estava tão perto de mim e só a peguei agora: liberdade.

Luiz Rodrigues dos Santos

ONU

Se Dilma fez ou não um discurso político na ONU, aproveitando para enaltecer dados duvidosos de criação de emprego e indicadores sociais, isso pouco valor tem, pois o público que ela precisa atingir para mudar o grau de aceitação do seu governo não se sensibiliza com falas preparadas por seus marqueteiros, mostrando um Brasil irreal do PT, aquele em que todos gostariam de viver, se ele existisse. Também não altera em nada a aceitação do seu governo por parte daqueles que já são seus eleitores.

Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro – RJ

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]