• Carregando...

Por que você protesta?

Mais saúde

"Não se engane com o sorriso estampado em nossos rostos, ele está aí graças à esperança de que as coisas vão mudar e à certeza de que os companheiros dessa longa caminhada compartilham dos mesmos propósitos."

Camila Vosta

Copa no Brasil

"A culpa é sempre do povo que prestigia aquilo com que não concorda. Faça como muitos brasileiros já fazem. Fique em casa. Arrume algum outro programa e deixe os estádios vazios."

Delfino Rossi

Indignação geral

"Esses presidentes do Tribunal de Justiça e da Assembleia Legislativa estão vendendo o futuro do Paraná ao governador Beto Richa para que ele enterre tudo o que temos."

Guto Moliani

Reforma política já

"A reforma política deve acabar com a reeleição, que é um grande câncer da política."

Fabio Gomes

Transporte público

"Quem mais deveria ceder nos preços das passagens são os empresários do ramo que, através da corrupção de políticos, manipulam os preços com planilhas mentirosas e que a Justiça faz de conta não saber."

Javan Kendrick

Corrupção

"A corrupção unida com a impunidade é a verdadeira doença do nosso país, isso tem de mudar! Chega de fazer do Brasil um hotel de luxo para os políticos!"

Julio Guther

Fim da violência

"Eu digo não ao vandalismo e sim para a democracia. Que tenhamos protestos pacíficos."

Juan Cibalde

Deixe sua mensagem sobre os problemas que estão levando os brasileiros às ruas na página especial da Gazeta.

Totalmente inadmissível a atitude do governador em nomear Ezequias Moreira para o cargo de secretário especial (Gazeta, 28/6). Juridicamente, ele ainda não é um condenado, mas moralmente não oferece credibilidade. O que precisa acabar no Brasil são as nomeações de apadrinhados políticos com ficha suja. O Brasil inteiro marcha em protesto contra os corruptos, por um Brasil transparente, e o governador está colocando um pano preto para impedir a claridade.

Antonio Emiliano Lesskiu

Sogra fantasma 2

É um absurdo a nomeação de um corrupto confesso feita pelo governador Beto Richa. Esses governantes pensam que podem fazer o que querem, esquecendo que o cargo é nosso, pois, como nós os elegemos, podemos tirá-los igualmente como os colocamos. O governador está indo na contramão da história.

Alberto Ruiz

Corrupção

Conta-se que na Copa de 1958, durante a preleção antes do jogo contra a antiga União Soviética, o técnico brasileiro Vicente Feola reuniu os jogadores e combinou a estratégia da partida. Após a palestra, Garrincha, meio sem jeito, perguntou: "Tá legal, seu Feola, mas o senhor já combinou tudo isso com os russos?" Essa história veio-me à cabeça ao ver a pressa do Congresso Nacional em aprovar leis para cair no agrado da população. Dizer que tornar a corrupção crime hediondo irá resolver todos os nossos problemas de mau uso dos recursos públicos é bobagem.

Carlos Benedito da Silva Brito, advogado, Brasília – DF

Protestos

Por muitas vezes, pronunciando uma frase de Martin Luther King, na qual o líder afirmava que não era a violência de poucos que o assustava, mas o silêncio de muitos, lamentei sentir a mesma angústia. Contudo, hoje, retomo a célebre frase, transcrevendo-a na afirmativa de que não é a violência de poucos, mas o canto da maioria que me motiva. Do povo que me representa ouço um hino de paz, na melodia de quem faz da cidadania sua arma e do direito sua luta.

Elsa Lima

Reforma política 1

A oposição ao governo federal não está entendendo o recado das ruas e não está aproveitando o momento. Com o plebiscito sobre a reforma política, os eleitores vão dizer como o Congresso Nacional deve votar temas sobre os quais não há consenso. Já o referendo que a oposição quer somente permitiria ao eleitor dizer se concorda ou não com a lei proposta. Há o risco de o eleitor não concordar e aí tudo ficaria como está.

Valcir Mombach

Reforma política 2

Espertamente, os políticos se articulam e lançam uma cortina de fumaça para encobrir o que as vozes gritam nas manifestações populares com o plebiscito para ouvir o povo sobre a reforma política. São tantas possibilidades que, com certeza, não proporão algo que venha ao encontro dos anseios da sociedade. Que o povo não se iluda, pois se trata apenas de factoide, uma cortina de fumaça para encobrir outros fatos.

Pedro Ogrysko

Guerrilha

Impressionante como certos colunistas ainda se encantam com o "canto da sereia", só de "ouvir falar". As passeatas de hoje – tirando os vândalos e bandidos – realmente são por uma boa causa, totalmente diferentes da causa pela qual Sonia (Gazeta, 28/6) lutou. Se eles tivessem conseguido atingir seus objetivos, tenho minhas dúvidas se José Carlos Fernandes seria colunista desse insigne jornal, pois não existiria Gazeta do Povo nenhuma para contar a história, e nem o povo nas ruas querendo se manifestar.

Luiz Adonis Batista Pinheiro

Teresa Urban

A Gazeta do Povo soube construir uma bela página de jornalismo com a matéria de seu competente jornalista Mauri König "Ativista, Teresa Urban soube dar sentido à vida" (Gazeta, 28/6). A Teresa merecia. Foi uma justa homenagem. Injusto foi o golpe que o destino deu em seus familiares, amigos, seguidores e admiradores de sua permanente militância.

José Antonio Trindade

BR-163

Quantas vidas precisam se perder para se dar o devido valor à manutenção e reestruturação da BR-163? Falo em reestruturação, nem peço a duplicação. E onde estão os nossos representantes regionais que não lutam pelo que é de direito? Será que esqueceram que eles e seus familiares também dependem dessa via de acesso? Desculpem a revolta, mas isso foi um desabafo de uma das pessoas que usam a BR-163 todos os dias.

Karine Zachow

Estatuto do Nascituro

Sobre o Estatuto do Nascituro, muitas pessoas tiram conclusões precipitadas, preferem ouvir a opinião alheia a pesquisar um pouco, ou agem de má fé e distorcem o texto original. O estatuto não diz que a mulher será obrigada a ter um filho fruto de estupro, ou que o estuprador terá de conviver com a criança. Quem pensa assim está distorcendo o texto original. Sou o tipo de pessoa que acredita que todos merecem uma chance. Assim como não podemos julgar um livro pela capa, não podemos julgar o filho pelo pai.

Amanda Bernardino

Médicos estrangeiros

É bom lembrar aos menos desavisados, ou seja, aqueles que aceitarão vir ao país para exercer a profissão de médico, que os governos oferecem mil vantagens e, no fim, nem os salários pagam. Os prefeitos do interior do país reclamam que, mesmo pagando altos salários, não conseguem profissionais. Acontece que não pagam, ou pagam apenas no primeiro mês e depois param.

Luiz Dias

Bosque no Batel 1

Quando foi projetado o shopping, já se previa a utilização de uma área pertencente ao bosque originalmente existente no entorno da Casa Gomm, e a casa foi mudada de local para permitir a construção do shopping. Como se pode explicar o atual projeto de melhora da circulação de veículos derrubando mais árvores? Ao que tudo indica, o shopping será maravilhoso, mas estará substituindo um bosque e vai causar importante impacto no trânsito da região. Será que uma capital dita ecológica acertou ao autorizar esse empreendimento?

Clotilde de Lourdes Branco Germiniani

Bosque no Batel 2

Essa história está muito mal contada! O bosque e o palácio existentes na região do novo shopping estão tombados desde 1988. A Casa Gomm teve sua posição alterada para evitar-se o desbloqueio da Rua Bruno Filgueira, e protestos poderão ocorrer na continuação da Rua Hermes Fontes. A rua, hoje relativamente tranquila, com a suposta abertura, afetará alguns ricaços que, com certeza, irão reclamar. Vamos ver quem tem mais poder.

Carlos Alberto Schnekenberg

Bosque no Batel 3

Cabe salientar que não será uma derrubada de bosque, e sim mais uma derrubada de bosque, já que no local onde está o shopping existia antes um bosque de pinheiros que foi colocado abaixo na calada da noite. Isso tudo não deveria ter sido pensado antes de ser concedida a autorização para a instalação do shopping naquele local?

Renato Pellegrini

Metrô curitibano

Por muito tempo venho insistindo em dizer que o metrô de superfície elevado sairá muito mais barato e rápido. Estive recentemente em Dubai e tive a oportunidade de usar esse meio de transporte daquela cidade por várias vezes. O projeto é fantástico, com a parte inferior usada por jardins e estacionamentos. Também não existem condutores nas composições, pois o sistema funciona de forma automática. As estações são de um total conforto, inclusive com ar condicionado. Curitiba já merece um transporte desse padrão.

Livio Tito Calderari

Redes

A rede social demonstrou de forma inequívoca que, quando bem utilizada, é um instrumento importantíssimo para o exercício do direito do cidadão. As manifestações que ora ocorrem no Brasil confirmam plenamente essa assertiva. Embora a elas não se atribua a figura de um líder, creio que seu grande indutor foi, sem dúvida, o ministro Joaquim Barbosa, que deixou no imaginário do povo brasileiro os valores da ética e da moral.

Carlos Roberto de Oliveira

Telefonia

Temos uma das tarifas de celular mais caras do mundo, ligações derrubadas a cada minuto. Sinal de antena, só em Marte. E ainda somos assediados diariamente com propagandas sem nossa autorização! E agora o diretor do sindicato das empresas de telefonia, Carlos Duprat (Gazeta, 26/6), vem rasgar seda para a telefonia? Por favor!

Padre Jesus Messias Galieta, Campo Largo – PR

PEC 37

Sempre respeitei o deputado Lupion, mas agora, ao votar a favor da PEC 37 (Gazeta, 26/6), ele encerrou sua carreira política. Ele deveria saber que o MP não só acusa, mas defende o meio ambiente, o dinheiro público e os menos favorecidos. Ser promotor não significa acusar e sim promover a justiça. Ele pode conduzir a investigação até em defesa do acusado. O argumentos de Lupion não convenceram!

Adalberto Sanches Rodrigues

Oposição

É estranhamente engraçado e até cômico o papel da oposição frente aos desdobramentos políticos dos últimos dias. Após o anúncio do governo federal propondo um pacto emergencial para pôr fim às insatisfações populares, líderes da oposição querem agora abrir o "leque de discussões". Os líderes oposicionistas no Congresso comportam-se como se o recado dado nas ruas fosse tão somente na esfera do Poder Executivo. Pergunto: onde estava a oposição e todo o Congresso Nacional antes dos protestos? Fazendo o papel de oposição e discutindo melhorias em áreas essenciais em prol deste país?

Marcelo Rebinski, historiador

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]