• Carregando...

É de suma importância alimentar um sonho em qualquer etapa, como faz dona Mina com seu desejo de ser miss. Até porque o ser humano caminha com sentido e significado de vida. A esse propósito, há um enorme número de pessoas da terceira idade fazendo faculdade (Gazeta, 29/10), se preocupando não com remuneração, e sim com outros. Portanto, essas pessoas fazem realimentação de algo que é fundamental na vida, a esperança. Sendo assim, esperar é construir esperança.

Karla Leocádia Corrêa Bittencourt, teóloga

Requião e suas gafes 1

Infelizmente nosso governador sempre tem algo de desagradável e infeliz para falar. Sinceramente não sei como uma pessoa dessa consegue se eleger. Quem sabe agora o povo verifique melhor seus candidatos quando forem às urnas, lembrando desse triste episódio. Esse peso não levo na consciência, de ter dado meu voto a alguém que pensa dessa forma.

Liriane Menta

Requião e suas gafes 2

Para completar a total infelicidade do comentário do nobre governante, nota-se a gargalhada de alguns "fantoches" que frequentam por obrigação a dita "escola de governo". É lamentável e vergonhoso para nosso estado.

Sérgio Lobo

Venezuela 1

Não há democracia na Venezuela. Hugo Chávez é o dono do povo. Os venezuelanos não têm liberdade. Agem (nem agem, obedecem) de acordo com as vontades (humores) do "ditador", que se considera pai e protetor dos pobres. Povo nenhum quer pai; todo mundo gosta de agir de acordo com a vontade própria, dentro da lei, é claro. Ninguém aceita o fato de o governante querer governar sua cozinha. Total falta de liberdade? Basta Cuba!

José Eduardo Damasceno

Venezuela 2

A Venezuela sem Hugo Chávez seria um bom parceiro no Mercosul. Com ele é como convidar um menino para fazer parte de um clubinho. Chaves não merece confiança, acordo com ele seria bom nem pensar. O restante da América do Sul e o mundo não deveriam aceitar nem mesmo tolerar a arrogância e a bestialidade de Chávez.

Luiz R. Santos

Campanha de prevenção

Estive na última quarta-feira no CAPE (Centro Antitóxicos e Prevenção) da Polícia Civil na Rua José Loureito, 376, para pegar uma cartilha de prevenção contra o uso de drogas que o governo anunciou. Lá fui informado pelas servidoras da instituição de que não teria nenhuma cartilha disponível para entrega ao cidadão e de que a "campanha" só teria ocorrido na segunda-feira na Rua XV com a distribuição do material. Ora, será que se previne e pode-se orientar toda população sobre os males de uso de entorpecentes somente em uma tarde de campanha em uma capital de estado? Tudo bem que a campanha de rua fora em um só dia, mas essas publicações deveriam estar disponíveis nesta instituição responsável pela campanha.

Célio Borba

Lula e as metáforas

Impressionante como uma pessoa despreparada, ao atingir o poder, se torna presunçosa e megalomaníaca. Não existem limites para a verborragia, de forma a fazer com que a pessoa perca a noção dos limites do bom senso e respeito para com o sagrado! Não é a primeira vez que Lula tenta se comparar ao enviado por Deus.

Aparecida Dileide Gaziolla

Drogas

O combate às drogas teria necessariamente que ser realçado por todos os segmentos conscientizados da comunidade brasileira, a começar pelas famílias a fim de que se forme uma audiência cruzada contra os entorpecentes. Os jovens são as maiores vítimas desse terrível comércio. Se observarmos que a esmagadora maioria dos crimes possui algum vínculo com o narcotráfico. O reflexo das ações do crime organizado em torno do narcotráfico, é predominantemente nas regiões mais pobres, ou seja, na periferia dos grandes centros. Daí expande-se para os municípios circunvizinhos, aliciando cada vez mais jovens e até crianças. Em razão disso, conclamo todos os compatrícios para uma tomada de posição firme e decidida, a fim de que cheguemos ainda mais convictos da necessidade de não contemporizarmos com crimes dessa natureza. É o apelo que dirijo a todos os paranaenses.

Ireno Vicente

Igrejas e impostos

Acho que o ICMS deve ser cobrado de igrejas e templos porque essas instituições têm um grande aporte de recursos. Essa isenção seria melhor aplicada se fosse repassada a consumidores de baixa renda. Nos impostos de modo geral, também acho justo, mas se torna difícil o levantamento dos valores a serem pagos.

Gustavo Ribas Netto

Programa Bom Aluno

Será que é construtiva a ideia de retirar alunos das escolas públicas para transferi-los para escolas particulares, caracterizando o fato como prêmio? Entendo que empresas fornecedoras de escolas particulares se empenhem em agradar suas organizações clientes. Entretanto, ao invés de ser benéfica para o sistema educacional do país e sua economia, a medida ajuda a agravar ainda mais uma situação que vem se acentuando nas últimas décadas. Se existe algum vale entre as escolas públicas e particulares, ele não pode ser aprofundado e ampliado. Ao contrário, deve ser superado com pontes inteligentes. São inúmeros os países do mundo que colhem os frutos do ensino de boa qualidade para todos. Por outro lado, não faltam exemplos de degradação social cujas deficiências educacionais representam um componente importante. Certamente existe no sistema público muito mais do que 20 alunos merecedores de incentivo e apoio, mas eles acabarão curtindo o desalento e recolta contra essa rotulagem constrangedora.

Vicente Roberto Dumke

Embargo a Cuba

Cuba hoje não representa mais o que foi no passado quando era um "satélite" da URSS. Hoje isso não existe mais, assim não vejo motivo para a continuidade do embargo. Até pelo contrário, o meu receio é que em breve Cuba será uma daquelas "republiquetas" da América Central com uma brutal desigualdade social!

Marcos de Luca Rothen

Testes de radares

Passei pela Av. Kennedy, onde próximo ao Paraná Clube estavam realizando teste nos equipamentos de radares. O que se percebe é que as autoridades não têm a mínima consideração pelos condutores de veículos, haja vista que poderiam ser realizados nos fins de semana ou à noite, com isso, não atrapalharia a vida de ninguém. Minha indignação é no sentido de dizer que o congestionamen­­to é muito grande no local por conta desse teste.

Mauro Zanon

Novo chefe da AGU

O novo Advogado-Geral da União já disse a que veio – e de onde saiu! Repetiu o senhor Luís Inácio Lucena Adams exatamente os mesmos argumentos utilizados por Lula e Dilma, para justificarem suas viagens-comício pelo Brasil. O Advogado-Geral não vê nada errado no fato de Lula promover festins na caatinga, com direito a comícios, distribuição de brindes e da apresentação de sua candidata, com o dinheiro público. E mais: o presidente diz, para quem quiser ouvir, que Dona Dilma é, de fato, candidata do PT à Presidência. Somente o senhor Adams parece não saber disso. Viver no Brasil está se tornando prova de fogo para os que tem estômagos mais sensíveis!

Maria Cristina Rocha Azevedo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]