• Carregando...

Para ser mais incisivo quanto aos ministros da nossa suprema corte, gostaria de citar as palavras do grande estadista Ruy Barbosa: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, o homem chega a desanimar da virtude, e a ter vergonha de ser honesto". Que essas palavras sirvam de reflexões aos nossos ministros e também que os mesmos tirem o máximo de proveito.

Darcy Benedito Magueta

STF 2

Os recentes questionamentos feitos ao STF motivados por decisões polêmicas de ministros daquela corte, como no episódio do julgamento do recurso de Jader Barbalho e nas liminares que esvaziaram os poderes do Conselho Nacional de Justiça, forçaram alguns dos ministros envolvidos a mandar extensas explicações para serem publicadas pelos jornais, com a defesa de suas posições. Essa é uma das qualidades do regime democrático, no qual a voz do povo e a dos órgãos que a repercutem têm de ser ouvidas por aqueles que estão no poder, mesmo que esse poder seja o Supremo Tribunal Federal.

Ronaldo Gomes Ferraz, engenheiro

Natal de Curitiba

Muito emocionante o ensaio do professor Kay Imaguire Jr. "Natais curitibanos d’outrora" (Gazeta. 21/12). É melhor calmamente passear, cantar canções natalinas, visitar os presépios, esperar o encontro com a família, em vez de se envolver numa multidão apressada, ansiosa para comprar mais e mais, ariscando a ser quase esmagado e pisoteado entre os estressados com a compra de Natal. O que é triste é que o menino-aniversariante fica quase completamente esquecido. Foi substituído pelo Papai Noel e pela ânsia de consumismo.

Eva Maria Los

Grupo Tigre no RS 1

O Rio Grande do Sul não é terra de ninguém para ser invadida clandestinamente (Gazeta, 22/12). Nenhum policial pode entrar em outra jurisdição de forma sorrateira e provocar duas mortes. O governo do Paraná deve desculpas ao povo gaúcho, que tem fortes laços com os irmãos paranaenses. É uma vergonha o que aconteceu e não vemos uma só palavra das autoridades paranaenses explicando o ocorrido.

João Antônio dos Santos

Grupo Tigre no RS 2

O que muito me espanta é o fato de a imprensa falar bem do Tigre. Pela fatalidade ocorrida no Rio Grande do Sul, a imprensa crucifica os mesmos policiais, elogiados anteriormente.

Carlos H. N. Nobre

Ciclofaixa

A faixa para ciclistas no Centro de Curitiba está excelente, pois eles andarão em meio ao carros e nas canaletas. Se a proposta fosse de uma faixa exclusiva para ciclistas seria feita em nível diferenciado e a direita da pista, onde poderiam parar com segurança ao lado da calçada ou passeio.

Adilson Mauri da Cruz

UFPR centenária

Estudei e me formei na UFPR. Tenho muito carinho por ela e agradeço muito a formação que tive. Acho um marco incrível os 100 anos que vai completar. Um reflexo do momento nacional é a decadência do pensamento. Afinal para que serve uma universidade prioritariamente? O principal se tornou acessório? Ou a excelência é mais difícil?

Rui G. Boell

Caso Derosso 1

Por causa do corporativismo que assola este país, a CPI da Câmara terminou em pizza. Todos os políticos se protegem mutuamente e defendem os seus interesses.

Helio Ishida

Caso Derosso 2

Está explicada a preferência pela pizza: a maior parte dos insignes vereadores desconhece o bom e velho ditado cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Luigi Galvan

Caso Derosso 3

A questão Derosso é mais uma demonstração de que o modelo político brasileiro tem de ser mudado. Os vereadores servem a si próprios, aos partidos e ao prefeito. A mesma coisa acontece com os deputados estaduais, federais e senadores. Quem é que defende os interesses do povo? Além da podridão da corrupção, a legislação favorece a impunidade. Num país sério, qualquer cidadão, seja rico ou pobre, que cometa um crime poderá ser preso. Aqui o crime compensa.

Benjamim Martins André

Caso Derosso 4

Era óbvio que iria terminar em pizza. A política é uma vergonha. Os que estão no governo não iriam puni-lo, pois, se o fizessem, iriam aparecer os podres deles mesmos. Culpada mesmo é a população que sempre vota nos mesmos! O povo não tem memória. Quero só ver nas próximas eleições se não vão ser os mesmos que vão estar lá. Assim fica difícil, o povo reclama, mas não faz nada para mudar!

Tatiana Costa

Caso Derosso 5

Infelizmente a política paranaense está podre. Não poderia o mesmo partido decidir se o vereador deveria ou não ser julgado pela maioria. Não quero aqui afirmar que o Derosso se beneficiou, mas tudo leva a crer que o fez e, no entanto, está rindo à custa do eleitor que o elegeu e com certeza vai reeleger e a culpa é de quem? Continuem votando.

Angelo Caron, Pontal do Paraná – PR

Caso Derosso 6

Que país é esse em que estamos vivendo? Tanta corrupção, que vergonha! Os vereadores e deputados estão deitando e rolando de rir do povo. Porém dizem que quem ri por último ri melhor. Aguardem a próxima eleição.

Belinha Still

Obras inacabadas

Sem dúvida que deveria haver punição para políticos que inauguram obras inacabadas (Gazeta, 19/12). A obra inacabada é uma grande mentira. Com a conclusão da obra ainda existem os móveis, equipamentos e pessoal, que na verdade geram os maiores custos que são fixos (mensais).

Elias Ubirajara Kasecker Junior

Boas-festas

A equipe da Gazeta do Povo agradece os votos de Feliz Natal e de um próspero ano-novo enviados à Redação por:

Ney Leprevost Neto, deputado estadual; Pátio Batel; Sputinik Studio; Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias; Grupo ExxonMobil Brasil; J.P. Morgan; Organização Jaime Câmara; Edson Campagnolo, presidente da Fiep; Philip Morris Brasil; Expressa Comunicação e Hospital Pequeno Príncipe.

* * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]