• Carregando...

O transporte de Curitiba é o melhor que existe e isso não se discute. Mas será que as autoridades de Curitiba utilizam o serviço em horários de grande movimento? Será que já tiveram de pegar ônibus no terminal para ir para suas casas em meio a um aperto em que não é possível nem sequer mover os pés? Este valor para eles deve ser simbólico, mas para quem utiliza todo dia o transporte coletivo isso é um rombo no bolso.

Francianne Aguiar, por e-mail

* * * * * *

Congresso

Triste e patética a figura de Osmar Serraglio tentando explicar-se quanto à proposição de aumento/gratificação de servidores da câmara federal (com minúsculas mesmo). Meu voto? Nunca mais.

Luiz Mario Lampert Marques, engenheiro eletrônico, por e-mail

* * * * * *

Linha Verde

A respeito do artigo "Muito além da Linha Verde" (Gazeta, 14/1), quero dizer que há 30 anos moro ao lado do local onde a obra está instalada e penso que, no geral, ela ficou boa. Só que para os carros. É muito difícil atravessar a pé ou de bicicleta. No trecho que vai do viaduto do Xaxim até o semáforo da Santa Bernadete não há condições de travessia. Não tem sentido dizer que a obra vai "unir a cidade". Na prática ficou pior para os pedestres, pois o risco de morte aumentou.

Alvaro Fila, por e-mail

* * * * * *

Atendimento falho

É indignante o despreparo no atendimento telefônico da 14ª Vara Cível de Curitiba. Entrei em contato com esta escrivania para saber o valor de custas que preciso recolher em um processo (determinadas pelo juiz) e fui informado que isso só é possível pessoalmente. Argumentei que isso leva à necessidade de ter de ir duas vezes ao Fórum: uma para saber o valor das custas e outra para as pagar, já que tenho que fazer uma previsão financeira no escritório. O funcionário me disse que "há três bancos no Fórum e mais quatro na Cândido de Abreu". É uma pena pagar por todo e qualquer ato judicial, o que não é barato, e ainda ser tratado dessa forma, como se estivesse pedindo favor. Talvez a OAB possa tomar alguma atitude.

Paulo Silva, Curitiba – PR

* * * * * *

Dilma 1

O visual da pessoa não interessa. O que vale é o caráter e interesse em fazer, mudar as coisas, enfim, administrar muito bem o dinheiro do povo, retribuindo com benfeitorias (segurança, saúde, educação). Imagino até que foi o governo que pagou as despesas no lifting dela. Independentemente disso, acho que a Dilma não tem a mínima chance de chegar à presidência.

Paulo Baczinski, por e-mail

* * * * * *

Dilma 2

A face eleitoral de Dilma Rousseff ficou muito boa. Como ela tem uma enorme dificuldade de sorrir foi feita uma cirurgia plástica no seu rosto que deixou os lábios sempre à beira de um suave sorriso. Para não deixar a obra inacabada, sugiro que ela procure um profissional na área do humor para que ele faça-a ver as vantagens de se estar sempre bem humorada. Lembremos da frase da Clarice Lispector: "Eu quero renascer sempre". Pela sua história de vida, sabemos que Dilma já renasceu várias vezes. Com o devido respeito, sugiro que ela também pratique abraços fortes e afetuosos com as pessoas que vivem ao seu redor. O abraço, assim como o sorriso, transforma a alma e o semblante das pessoas. Siga o exemplo do Lula. Ele vive sorrindo, fazendo e dizendo gracinhas, abraçando as pessoas, e mesmo não fazendo nada de relevante, conta com o apoio de 70% dos eleitores. Talvez seja muito difícil para ela, mas esse é o único meio de chegar ao sucesso em 2010.

Wilson Gordon Parker, por e-mail

* * * * * *

Dilma 3

Como qualquer pessoa, Dilma tem todo o direito de mudar o visual. Se isso ajuda em uma eleição que ela pretende vencer, melhor ainda. Gostaria que os eleitores deixassem de lado as questões estéticas e começassem a avaliar se querem no poder uma mulher cujo mandato dará continuidade à política de Lula. Se Dilma prometer cortar os gastos burocráticos do governo, coisa que Lula não fez, e se adotar políticas menos paternalistas para a educação e a promoção do emprego, posso até pensar em dar a ela meu voto. Com ou sem botox.

Elinda Dias Correia, por e-mail

* * * * * *

Dilma 4

A mudança de visual da Dilma Rousseff não vai acrescentar nada. Ela precisa é melhorar sua imagem no sentido de se apresentar como uma pessoa mais simpática e acessível. A impressão que ela passa atualmente é a de uma pessoa arrogante e antipática.

Helena Cunha, por e-mail

* * * * * *

Guaratuba

Cada vez mais acredito que na decantada reforma eleitoral deve ser agilizada a posse dos novos governantes. Guaratuba é um exemplo vivo. Os críticos de plantão esquecem que ao perder a reeleição a administração anterior abandonou o município deixando triste herança para a prefeita Evani Justus, que cumprindo o ca-lendário eleitoral somente começou a trabalhar no dia 2 de janeiro, com a temporada de verão em pleno andamento. Não sou eleitor em Guaratuba, mas dei a Evani Justus meu voto de confiança. Estou satisfeito com o que estou vendo, pois a casa está sendo arrumada com ótima velocidade, priorizando a temporada. Com certeza, a partir de março os municípes terão o seu quinhão.

Marcus Aurélio de Castro, jornalista, por e-mail

* * * * * *

Ateísmo 1

Crer ou não crer é uma escolha individual. Esta ideia de Marx, para quem a religião era "o ópio do povo" já vimos antes, nos primórdios do comunismo, movimento no princípio tão nobre e belo, cujo fim era dar felicidade a todos e que na prática levou às maiores atrocidades e horrores do mundo, assim aliás como as outras noções de salvação do mundo sem Deus.

Irena Los, por e-mail

* * * * * *

Ateísmo 2

Deus pode ser uma descoberta, uma revelação na vida de muitas pessoas. Pode ser uma iluminação, uma experiência gratificante. Mas você pode descobrir Deus sozinho, sem nenhum profeta buzinando palavras ao seu ouvido. Na escola e nos lares, onde se semeiam as ideias religiosas não deveria nunca ser permitida a lavagem cerebral das crianças, para este ou aquele credo em particular. Elas deveriam receber uma ideia mais generalizada, um panorama isento, deixando a elas a suprema decisão de seguir esta ou aquela fé. Seria maravilhoso para qualquer ser humano ter uma educação assim e poder falar sem medo: sou ateu.

Paulo José da Costa, por e-mail

* * * * * *

Ateísmo 3

Gostaria muito de poder dizer o mesmo que Ariane Sherine, criadora da campanha:"Estou muito orgulhosa de viver em um país onde as pessoas possuem a liberdade de acreditar no que quiserem." Nos EUA as repercussões negativas, que levaram as pessoas a fazerem milhares de ligações e enviarem e-mails ofensivos e de queixas aos organizadores da campanha norte-americana só vem confirmar publicamente que os crentes em Deus, são nada democráticos.Crer e descrer são direitos iguais.

Lilia Mara Duarte, por e-mail

* * * * * *

Ateísmo 4

A campanha a favor do ateísmo, iniciada recentemente no Reino Unido, vem confirmar como é importante para nós falar sobre Deus. Estudando a pré-história entendemos que a dimensão espiritual já era percebida e incorporada ao cotidiano. É possível afirmar que a intuição de uma realidade sobrenatural influenciou a estruturação das primeiras formas de organização social. A história registra que Deus é um assunto bastante abrangente, possibilitando as mais variadas interpretações. Nos posicionamos diante da vida, do mundo e do universo a partir da existência ou não-existência de Deus.

Jorge Luiz Santos, Curitiba – PR

* * * * * *

Obama e a América Latina

Com certeza Obama não alterará nada a relação dos EUA com a América Latina. Somos o quintal deles e seremos por muitos anos, por culpa dos políticos da nossa região, muitos deles populistas e falastrões. Sorte do Brasil que Lula deixou o nhenhenhém de FH e ficamos um pouco, não o suficiente, independentes dos ianques, predadores do mundo todo. Vejam Afeganistão e o Iraque. Eles usam a desculpa do terrorismo, mas terroristas há muitos nos EUA.

Silvestre Olenik, por e-mail

* * * * * *

Confira outras manifestações dos leitores na COLUNA CIDADÃO ATENTO, na contracapa dos Classificados.

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5129

leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]