• Carregando...

Essa taxa de Morretes (Gazeta, 28/9) é uma ótima oportunidade para desenvolver ainda mais o potencial turístico – de Antonina. Sou totalmente contra a taxa. Quando eu vou a Morretes já estou pagando impostos para a cidade em cada compra realizada e agora querem que eu pague um pouco mais. Os administradores de Antonina deveriam aproveitar a oportunidade para atrair mais turistas para a cidade.

Cássio Caetano

Taxa de Morretes 2

Achei ótima essa taxação. Os turistas, em sua quase totalidade, visitam Morretes apenas para almoçar e partir em seguida. Não vejo razão para os protestos contra a medida. Uma cidade que obtém boa parte dos seus recursos através do turismo deve manter uma infraestrutura que seja agradável aos visitantes. E isso só se consegue com investimentos.

José Angeli, escritor e tradutor

Taxa de Morretes 3

Os turistas não vão querer visitar uma cidade onde é preciso pagar uma taxa de circulação. Isso também não tem base legal, pois fere o direito de ir e vir do cidadão que quer poder relaxar com a família num passeio histórico e empolgante.

Marcio Santana de Lima

Mensalão

Com o rumo que o julgamento do mensalão (Gazeta, 28/9) está tomando, creio que agora, 500 anos após o seu descobrimento, poderemos começar a nos ufanar por termos uma pátria gloriosa, sentir orgulho de sermos brasileiros e ter coragem de respirar profundamente e bradar o nome deste Brasil.

Rodolfo Doubek Filho, arquiteto

Propaganda eleitoral

Há muita quantidade e pouca qualidade do material de campanha dos candidatos. Não acredito que influencie a campanha: é só poluição. Os candidatos não têm de provar nada para ninguém, principalmente quem já está no poder, tanto para vereador, como para outros cargos. Basta trabalhar bem que a população saberá definir quem merece o seu voto.

Ivanir Menguer Pereira

Judiciário do Paraná

À primeira vista, a notícia da aquisição das caminhonetas pelo TJ-PR (Gazeta, 26/9) me fez pensar com revolta na atitude de nossos desembargadores e juízes. Entretanto, após o esclarecimento prestado do TJ a respeito do uso e sua importância para o Judiciário, refleti melhor e agora acredito que, pelo tipo e importância do trabalho que prestam à população, essas pessoas merecem ser tratadas com todo cuidado necessário, haja vista o recente acidente com perdas irreparáveis.

Dinart Bittencourt

Jovens e democracia

Para que os estudantes se interessem mais por temas como cidadania e democracia, em primeiro lugar precisamos melhorar a educação e o ensino nas escolas. Em segundo lugar, devemos tirar os políticos de sempre do poder. Temos de acabar com a corrupção e a nossa Justiça deve agir, fazendo que as leis sejam cumpridas. Enquanto não houver ética, seriedade e honestidade na nossa política, não temos como exigir essas virtudes dos estudantes.

José Saez Neto

IR dos senadores

Os senadores receberem 14º e 15º salários já é um absurdo, visto que todos os demais funcionários públicos de todas as esferas administrativas nem sonham com isso. Mas agora o próprio Senado querer pagar o Imposto de Renda devido pelos senadores (Gazeta, 25/9) é demais. O que mais podemos esperar?

Canisio de Souza, Rio Negro – PR

Rio Iguaçu

É louvável a ação da Polícia Federal em investigar a poluição e morte do Rio Iguaçu (Gazeta, 27/09). Considero que este trabalho deva ser aprofundado e abraçado por outras entidades, para tentar salvar e despoluir o rio símbolo do Paraná. Pesquei muitos anos no Rio Iguaçu, em Balsa Nova, pescaria não predatória, apenas com caniços, e sempre retornava com boa quantidade de peixes. Na última vez que fui para a pescaria, havia milhares de peixes mortos boiando, que encheram muitos caminhões caçamba. Hoje, para a infelicidade do Paraná, corre limbo verde sobre as águas. Tenho esperança de ainda voltar a pescar no Rio Iguaçu.

José Ademir do Vale Berthier Fortes

Vagas para bicicletas 1

Estacionamentos para bicicletas e ciclovias (Gazeta, 27/9) são fundamentais para incentivar o uso desse saudável meio de transporte. Entretanto, o motorista curitibano está muito aquém, culturalmente falando, de várias cidades, até mesmo dentro do Brasil, no respeito aos ciclistas e pedestres. Sem campanhas educativas não adianta! Mudança cultural é um processo longo e requer atenção de nossas autoridades.

Sandra Mara Regeta de Paulo

Vagas para bicicletas 2

A melhor forma de estimular o uso de bicicletas são ciclovias seguras. É irresponsabilidade incentivar o uso de bicicletas nas principais ruas do Centro de Curitiba, que mal dão conta do tráfego de automóveis e motocicletas. Com as bicicletas nas ruas, aumentaria o risco de acidentes entre os veículos.

Fernando Borges

Mão dupla

Entendo que o binário da Rua Sete de Abril (Gazeta, 27/9) foi um grande equívoco da engenharia de trânsito de Curitiba. No local, o tráfego sempre foi precário, mas pelo menos fluía; agora, com a implantação da mão dupla, tornou-se um caos em qualquer horário.

Oscar R. Abadie

Vestidas para Jesus

Ao ler a coluna de José Carlos Fernandes (Gazeta, 28/9) inicialmente achei que iria encontrar em algum momento uma crítica ou uma atitude pejorativa em relação ao povo cristão, mas estava errado. Que leitura gostosa! Quase consegui enxergar a Joanilda e sua cunhada. Parabéns pela forma de escrever, que nos permite desenhar um quadro de forma leve, respeitosa e gostosa.

Heterley Richter Jr.

Revitalização do Centro

Sobre a matéria a respeito das ações federais para revitalizar centros urbanos (Gazeta, 28/9), pergunto: não há recursos para revitalizar os 28 imóveis abandonados no Centro de Curitiba, mas há recursos públicos, R$ 90 milhões oriundos de potencial construtivo, para construir um estádio para a Copa do Mundo. E ainda querem aumentar esse valor. Será que não está havendo uma distorção de prioridades?

Nelson Luís Trella, engenheiro

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]