• Carregando...

No sistema de transporte público entre o Aeroporto Afonso Pena e Curitiba temos quatro alternativas: o ônibus executivo, o ligeirinho, o ônibus intermunicipal convencional e o táxi. O sistema de ônibus funciona muito bem, principalmente o executivo, que é barato e rápido, deixando ou apanhando o passageiro em pontos estratégicos do centro de Curitiba. Mas no sistema de táxi há um reparo a ser feito: os usuários estão pagando mais do que deveriam pelo serviço. Explico: como o aeroporto fica em São José dos Pinhais, os curitibanos, por lei, pagam um adicional de 50% sobre o valor indicado no taxímetro, por se tratar de corrida intermunicipal. Ocorre que se paga o valor sobre toda a corrida e não apenas sobre o trecho de circulação no município vizinho. Vereadores, que tal fazer os reparos que a lei necessita?

Afonso Celso Beraldi, engenheiroCuritiba – PR

Tragédia 1

Subestimaram o perigo que envolve a aviação brasileira. O poder público peca por omissão e inoperância ao enganar a sociedade. O "prazo e hora" que Lula "ordenou" para acabar com os problemas do apagão da aviação não foram obedecidos pelos que ainda ditam as regras e blindam o presidente. Agora, precisamos saber a que ano esses prazos e horas se referem. Até sair essa resposta, estaremos correndo sérios riscos de morte.

Dorvalino Furtado Filho, médico veterinárioFlorianópolis – SC

Tragédia 2

"Quando todo o povo brasileiro está em luto, não é possível acreditar que alguns parlamentares tenham a coragem de viajar para o exterior (EUA). Os recursos utilizados com a justificativa de acompanhar a decodificação da caixa-preta (reportagem de 24/7) poderiam, pelo menos, matar a fome de algumas crianças. Ou querem nos dizer que com o passeio darão veracidade ao relatório?"

Gilberto José de Camargo, economistaCuritiba – PR

Violência

A fatalidade ocorrida no Terminal do Guadalupe (24/7) nos mostra o abandono em que se encontra o local. Lá, há roubo, tráfico de drogas, prostituição, venda de produtos contrabandeados... Tem de tudo. Como fica o usuário? Não é reforçando a segurança que as coisas vão melhorar. A primeira providência é mudar o sistema atual de cobrança das passagens, que está obsoleto. O vale-transporte atual (papel) é moeda de troca, motivo pelo qual os ônibus estão sempre sendo assaltados. A integração ao sistema de transporte de Curitiba tem de ocorrer também no sistema de pagamento. Já o terminal, precisa urgentemente de uma reestruturação antes que outras fatalidades ocorram.

Vanda Nascimento, secretáriaCuritiba – PR

Reforma

"Nenhuma reforma política deve ser considerada sem amplo debate com a sociedade ou sem contemplar, em seu artigo primeiro, o fim da imunidade e da impunidade parlamentar."

Júlio César de OliveiraCuritiba – PR

Sem desistir

"O povo brasileiro precisa protestar!" virou uma frase comum. Realmente, a passividade do povo brasileiro é assustadora, mas estamos vivendo um momento em que temos dúvidas, uma vez que são muitos os problemas, como a corrupção, o nepotismo, a falta de segurança, o caos aéreo, a má qualidade da educação pública... Enfim, estamos num fogo cruzado, perdidos, sem saber como sair dessas ciladas ilesos. Mas eu, um simples estudante, sou brasileiro e não desisto nunca!

Pedro AugustoCuritiba – PR

Maravilhas

Desde o início da semana, quando li na Entrelinhas e ouvi no rádio sobre a eleição das "sete maravilhas bizarras" de Curitiba, estava curiosa para saber o número de pessoas que havia participado da escolha. A resposta veio na Gazeta de 26/7: 70 votantes. Ou seja, o levantamento não tem representatividade alguma. Pode até ser que muitos curitibanos concordem com o resultado (ou parte dele) e achem a matéria engraçada. Como integrante da Primeira Igreja Batista de Curitiba, a terceira colocada na lista, só tenho a lamentar que esses internautas só conheçam o prédio por fora e não tenham sequer idéia do que acontece na igreja. Aproveito pra convidá-los a conhecer o imóvel por dentro (não só os tijolos e móveis, mas tudo que acontece lá). Tenho certeza de que mudarão de idéia.

Marli Lima, jornalista e membro da Primeira IgrejaBatista de Curitiba – PR

Praça do Batel

Surpreende a prefeitura informar que estará concluindo, no dia 31 de julho, as polêmicas obras na Praça do Batel. Quando da apresentação do projeto de revitalização, foram prometidas as instalações de um módulo policial e de mais um quiosque no local, o que ainda não foi feito. Gostaria que a prefeitura esclarecesse o porquê da entrega incompleta da nova praça.

João AnzolinCuritiba – PR

Metrô

Cansada da lotação dos ônibus, não vejo a hora de Curitiba ganhar o seu metrô. Mas tenho uma preocupação com a confusão que vai se instalar durante as obras para a construção do sistema. Se um simples recapeamento de asfalto já estrangula nossas ruas e avenidas. O que não acontecerá durante as obras do metrô?

Leila Maria Vieira, bancáriaCuritiba – PR

Detran

Ao tentar renovar a carteira de habilitação, assinalei, no formulário, o item que indica uso de antidepressivos. O médico estranhou o fato de eu não marcar o item "tratamenmento psiquiátrico". Tratou-me como se eu tentasse enganá-lo! Levei o laudo do meu médico com a declaração de que a medicação não me impede de dirigir. Mas a carteira foi apreendida, assim como o laudo e os outros documentos. Fiquei sem comprovante algum da apreensão e, novamente, fui mal atendido. Vou recorrer para tentar reaver a carteira.

Elson AtemCuritiba – PR

Nunca antes na história...

Parabéns a Belmiro Valverde Jobim Castor pelo artigo "Nunca antes na história deste país", publicado em 22/7. Por onde anda a brava gente brasileira que assiste a tudo com passividade e resignação? Socorro! Façamos alguma coisa!

Marilze RinaldiCuritiba – PR

Chinelos

O poder com horror a chinelos? Que país é este? Como vamos explicar isso aos nossos filhos? Este país não tem cura (sobre o juiz de Cascavel/PR que se recusou a receber um agricultor que usava chinelos).

Silmar BohrerCaçador – SC

Prefeitura responde

Com relação às cartas que tratam de serviços municipais, a Prefeitura de Curitiba informa aos leitores:

Renato Peixoto Scpak, que a prefeitura fará um projeto de adequação na Rua Francisco May, Vista Alegre, para permitir a implantação de calçadas;

Antonio Duarte, que a URBS reforçará a pintura, com a sinalização "Pare", na Rua Floriano Essenfelder, na esquina com a Rua 21 de Abril, que é preferencial. Também vai melhorar a visibilidade da placa indicativa da preferencial;

Luíza Bastos de Souza, que os fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo vistoriarão a Rua Inglês de Souza, em Santa Felicidade, para verificar as irregularidades apontadas pela leitora e tomar as providências previstas na Lei número 1.195/2004, que regulamenta o espaço de passeio;

Odair Silva, que a viatura 217 foi até a esquina da Av. Toaldo Túlio com Mário Gomes para verificar as irregularidades apontadas pelo leitor e orientar os motoristas dos veículos estacionados irregularmente.

Secretaria Municipal da Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba

*****

Gazeta do PovoPraça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PRFax (041) 3321-5472

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]