• Carregando...

Tem mais abacaxi para Gustavo Fruet (Gazeta, 2/1) vindo por aí. Foram protocoladas no Ministério Público do Paraná várias denúncias de vendas de concessões de táxi. São inúmeras as queixas que estão sendo feitas pelos taxistas prejudicados pela Urbs. Para os permissionários da Rodoferroviária, aplica-se o rigor da lei. Em 30 dias foi feita a nova licitação e os permissionários foram escolhidos. Por que não usar o mesmo rigor com as concessões de táxi? Dois pesos e duas medidas para uma situação parecida?

Rodney Fernando Carneiro

Diretas Já

No próximo dia 12 de janeiro comemoraremos 30 anos do primeiro comício pedindo eleições diretas para presidente em Curitiba. Aquele palanque reuniu o que tínhamos de melhor e, como o tempo mostrou, o que tínhamos de pior na política brasileira. Em 1984, o Paraná era governado pelo pai do atual governador e a capital, pelo pai do atual prefeito. Meu pedido para 2014 é para que o governador e o prefeito da capital façam uma reflexão sobre o peso que esse atavismo lhes impõe, honrando suas origens e fazendo do Paraná um estado melhor.

Márcia Sedoski

Voto

O artigo de Luiz Domingos Costa "A eficácia de votar" (Gazeta, 31/12) deveria ter abordado algo de que ninguém fala: a propaganda política enganosa e mentirosa. Já imaginou se, durante a propaganda, aparecesse ou fosse dito: "Este candidato está sendo processado pelos seguintes crimes: lavagem de dinheiro, evasão de divisas, assassinato, corrupção ativa etc."?

Marcos Garcia

Discurso de Dilma

O que dizer da tentativa de manipulação da opinião pública quando a presidente vai à tevê falar de setores fazendo "guerra psicológica" contra seu governo, sem nem sequer dar nome aos bois? O que falar da moral e ética dessa atitude recorrente? Falemos francamente, é honesto isso? É honroso? É tal expediente que vamos ter de aceitar como subterfúgio para camuflar fracassos de seu governo e vencer as eleições?

Eliana França Leme, São Paulo – SP

Economia 1

Há poucos anos, os Estados Unidos viviam uma das suas piores crises e o Brasil despontava como um dos países mais promissores do mundo. Chegamos ao fim de 2013 com a bolsa de Nova York apresentando a maior alta em quase duas décadas, ao passo que a nossa teve um resultado negativo, o segundo pior dentre as bolsas do mundo, e com as agências de risco ameaçando o nosso país com um rebaixamento. O que deu errado? Eu respondo: o governo do PT e sua política econômica.

Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro – RJ

Economia 2

Começamos o ano com a notícia de que a balança comercial fecha 2013 com o pior saldo desde 2001. Essa notícia vem coroar a "incomPeTência" desse governo que aí está, em que todos os índices – educação, saúde, infraestrutura – só caíram nos últimos dez anos. Até quando vamos ver nosso país ser sucateado pelo PT e seus aliados?

Luciano Della Coletta

Educação

Entre os culpados pela dificuldade em melhorar a educação no Brasil estão os sindicatos, altamente politizados, que preferem uma pauta política a uma pauta educacional moderna. São vícios do "politicamente correto" que atrasam a história e corrompem o cérebro dos jovens. Em geral, os professores não sabem nada além do superficial. Consideram-se de "esquerda" porque repetem chavões, como os citados no editorial "A lição que veio do frio" (Gazeta, 2/1), contra a imprensa, contra os EUA, contra a economia de mercado.

Badger Vicari

Mais Médicos

O programa Mais Médicos chama atenção nessa sua terceira fase. De um total de 540 brasileiros inscritos, 422 foram aprovados. O que terá ocorrido com os 118 restantes? Falta de interesse ou de formação? Mas o ministro Padilha não demonstra a menor preocupação, pois ainda restam duas opções. Serão chamados brasileiros e estrangeiros formados no exterior e, caso as vagas não sejam preenchidas, mais médicos cubanos serão trazidos. Será que esses médicos não farão falta em Cuba?

Luiz Nusbaum, médico, São Paulo – SP

Copa do Mundo

Notícias como a da reforma do recém-inaugurado Estádio Mané Garricha só comprovam que Lula acertou em cheio ao trazer a Copa para o Brasil. Desviou a atenção da população de seu envolvimento no escândalo do mensalão, saiu ileso e propiciou o enriquecimento absurdo de um seleto grupo de construtoras. Cadê o Ministério Público e a OAB para acionar os responsáveis por essas obras?

Humberto Alfredo Mendes

Parques

Curitiba está crescendo muito, mas nossos administradores continuam pensando pequeno. A disponibilidade de banheiros em nossos parques, cartões-postais da cidade, é simplesmente ridícula. São poucos, com horários limitados, e são fechados em feriados, como aconteceu no Parque Barigui no dia 1° de janeiro. Os parques recebem moradores e turistas que precisam de um mínimo de estrutura para poder voltar.

Adilson Staviski, analista de logística

Litoral 1

Falta muita coisa para que os moradores e turistas tenham melhor qualidade de vida no Litoral, como estradas com vias duplas, ciclovias, rede de tratamento de esgoto e canalização das águas pluviais, calçadas, pavimentação, água tratada em todos os balneários, despoluição visual. E também poderia haver mais incentivo a atividades de lazer e gastronomia fora da temporada.

Francisco Hirato Nagao

Litoral 2

É preciso consertar as partes da orla destruídas pelo mar, sem projetos megalomaníacos, mas com simples proteção de enrocamentos de contenção e molhes ou píeres para diminuição da evolução do solapamento das áreas atingidas. Também é preciso duplicar, iluminar e embelezar o trecho entre Matinhos e Praia de Leste e fiscalizar rigidamente as ligações irregulares de esgotos.

Antônio Carlos P. Braga

Suplemento

Parabenizo a Gazeta do Povo pela publicação do suplemento do The New York Times nas segundas-feiras. Nele encontramos uma síntese do que de melhor ocorre no mundo, quer seja na política, na economia, nas ciências ou pesquisas.

Luís Roberto Boscardin, engenheiro

Troca de partido 1

Votaria tranquilamente em candidato que troca de partido. Mas, quando se trata de deputados federais, eu comparo partidos com namoradas ou com um emprego. A paixão pela namorada pode acabar se não houver amor e uma pessoa que trabalha bem, não sendo valorizada no emprego, pode muito bem pedir demissão e procurar algo melhor. A pessoa ainda é a mesma e, se o deputado tiver os mesmos princípios e valores, eu voto nele com certeza.

Waldomiro Tarcisio Padilha de Oliveira

Troca de partido 2

O problema é o excesso de partidos, que facilita aos políticos ficar trocando de legenda de acordo com seus interesses. Deveria haver apenas dois partidos, o da situação e o da oposição, e acabar com essa troca constante. Fica nítido que esses profissionais da política querem é se arrumar e não têm vínculo algum com o partido ou seus eleitores.

Airton Kraismann

Política

O que os políticos fazem pela nação? Deveriam divulgar o número de dias em que cada um compareceu ao Congresso Nacional e quanto ganham por mês sem nada fazer. Quantos feriados foram prolongados por eles?

José Roberto da Silva Santos

Mensalão

Quem apostou que os condenados do mensalão ficariam bem presos na Penitenciária da Papuda perdeu! A "escapada" já começou. Tudo aquilo que vimos não passou de um elaborado jogo de cena. Não demora muito estarão livres, leves e soltos para poder voar, como se diz. Ou seja, tudo volta ao normal. Cadeia mesmo é para desassistidos da Justiça.

Maria Elisa Amaral, Tatuapé –SP

Eleição

Com o fim das festas de fim de ano, é preciso alertar os eleitores quanto às artimanhas de alguns grupos políticos que usarão a Copa do Mundo para esconder os malfeitos da gestão passada. Pouco foi feito em saúde e educação, e as obras faraônicas só servem de vitrines para gringos admirarem. Durante todo o ano de 2014 deveremos lembrar que "voto não tem preço, tem consequências".

Paulo Roberto Girão Lessa, Fortaleza – CE

Renan Calheiros

Fico indignado por Renan Calheiros ainda continuar na vida pública, onde ocupa um lugar de suma relevância. A sua não condenação à cadeia ecoa como o som de um tapa desferido na cara de milhões de eleitores, excetuando-se, claro, os seus áulicos alagoanos.

Parreiras Rodrigues

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]