• Carregando...

Não é a primeira e, provavelmente, nem será a última vez que denúncias envolvendo funcionários ou diretores do Tribunal de Contas do Paraná aparecem a público. Órgão fundamental e com função precípua de "fiscalizar contas", por desvio de conduta de servidores, acaba se envolvendo com a criminalidade. Nomeações para cargos dentro do TC são sempre escolhidas por interesses políticos e, a dedo, pelos governadores. Resta saber quanto foi o prejuízo causado ao Porto de Paranaguá e à economia paranaense por mais essa série de crimes. Pobres milhões de trabalhadores brasileiros que, suando, esperam os míseros índices de aumento salarial.

José Carlos Weil

TC e o Porto 2

Mais um desvio de dinheiro que estamos presenciando. Pessoas de órgãos públicos envolvidas. Neste caso TC. Gostaria que a imprensa fizesse um levantamento de todos os últimos casos e qual o montante que foi devolvido, se é que houve alguma devolução após os escândalos serem descobertos. O desvio de dinheiro é rápido, mas a devolução à origem é muito demorada. Para sanar os desvios, sofremos com os impostos.

Joaquim Francisco Menezes

Aposentadoria a ex-governadores

Mais uma vez o povo está surpreso com esta notícia bombástica sobre as aposentadorias de ex-governadores. Muitos não tinham conhecimento sobre esses fatos. É por isso que os impostos estão cada vez mais altos, e o povo cada vez mais espremido. Parabéns pela coragem. Podem ter certeza de que eles vão contra-atacar com ameaças e restrições, mas lembrem-se de que o povo está do lado da verdade. Continuem. Não parem por aí,vamos até o fim para ver no que dá. Será que eles vão devolver esses valores?

Rogério Azevedo

Aposentadoria retroativa

Sério agravante no episódio da aposentadoria retroativa solicitada por ex-governador do Paraná e atual senador Alvaro Dias é seu argumento populista alegando que fará doação mensal do valor às instituições sociais. Fazer caridade com o dinheiro alheio (é a sociedade que paga) não é justo e caracteriza um esquema velado de compra de votos para futuras eleições. Imagine se a cada mês fizer a doação a uma entidade, quanto de adeptos fará ao longo dos anos, angariando votos de uma forma torpe e não ética. Projetos sociais precisam de políticas que lhes garantam o cumprimento de suas metas e não de "esmolas políticas" que privilegiam uns projetos em detrimentos de outros. Quanto à aposentadoria dos governadores, o pior ainda está por vir: Nelson Justus foi governador do Paraná durante uma semana, aprovou aumentos e outros esquemas na calada da noite. Alguém duvida de que ele vá solicitar e se beneficiar de tal privilégio?

Araci Asinelli-Luz, doutora em Educação

Polícia científica

Os serviços que deveriam ser prestados à população pelo IML são de total importância, pois as perícias podem desvendar crimes e incriminar o responsável por um homicídio. É importante primeiramente dar condições de trabalho aos policiais e médicos, com bons salários, equipamentos e, acima de tudo, colocar alguém que entenda lá dentro.

Marcos Tiçot

Engarrafamentos

As cidades com maior uso de bicicletas apresentam uma melhor qualidade de vida.

Daniel de A. Costa

Parcão

Lamentável a atitude da diretora do Museu Oscar Niemeyer em proibir o passeio pacífico dos cães no "Parcão", espaço localizado atrás do museu. Há anos dezenas de pessoas levam seus cães para passear neste local. O único na cidade. Conheço pessoas de outras cidades que visitam o local por causa dos cães. Não incomoda ninguém.

Paulo Armando Ribas Jr.

Radar do Simepar

Um estado tão grande como o Paraná, com muita agricultura, em vez de ter mais radares meteorológicos operando, o único que tem quebra por falta de manutenção! É preciso que os governantes façam investimentos nos equipamentos vinculados à previsão meteorológica! A cada ano estamos precisando de cada vez mais precisão neste serviço!

Jefferson F. Moreira, consultor de Tecnologia

Caso Battisti 1

Se Battisti é culpado ou não quem deve julgar é a Justiça do seu país e não o Brasil. O Brasil acolhe todos os povos de diversas raças, mas neste caso esse cidadão tem questões particulares pendentes até que se prove ao contrário, ele é procurado pela Justiça. Não podemos acobertar tal situação.

Eliane Ramos

Caso Battisti 2

Evidentemente que Battisti deve ser extraditado, sim. Primeiro, porque se trata de um fora da lei, seja lá qual a natureza de seu crime, que se sabe ser gravíssimo. Segundo, porque não nos interessa ter aqui bandidos estrangeiros. Chegam os nacionais. Terceiro, porque estamos acostumados a extraditar pobres lutadores cubanos, de boxe, para as prisões de Fidel Castro.

Nereu Augusto Tadeu de Ganter Peplow

Temas polêmicos

Os temas polêmicos que o STF precisa julgar assim o são pela deliberada incúria dos parlamentares, que editam leis plurívocas endereçadas aos juízes. É uma forma de "jogar no colo" dos juízes as decisões difíceis. Ademais, o STF deixou de ser um órgão judicial para se tornar um órgão político.

Willian Yahz

Estatuto do nascituro 1

Li estarrecido a matéria sobre o PL 478/2007, que está sendo chamado de Estatuto do Nascituro e que foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados (Gazeta, 23/1). Na contramão das resoluções que têm sido tomadas em vários países do mundo, inclusive os que são de maioria católica, o projeto visa endurecer a punição do aborto, tenta impor uma visão que não é consenso entre teólogos ou cientistas e sugere a criação de um benefício econômico para que mães vítimas de estupro prossigam com a gestação, como se tal benefício pudesse atenuar o constrangimento e a dor que tal violência causa às vítimas de abusos sexuais e estupros em nosso país. Trata-se de um retrocesso,uma ameaça à democracia e ao Estado laico, e um perigoso passo em direção ao fundamentalismo.

Roberto Rocha, médico, Lapa – PR

Estatuto do nascituro 2

Sou contra o aborto porque acho que só Deus pode tirar a vida do ser humano. Se Deus permitiu que viesse essa vida, precisamos assumir. Sei que é um tema polêmico, mesmo assim precisamos ser conscientes.

Marlene Pereira Ozório

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]