• Carregando...

Com nosso trânsito tumultuado por que a Diretran permite teste bem nos horários de pico, como na quarta-feira, às 18 horas, nas imediações da Avenida Kennedy (Gazeta, 29/10)? Acho que perderam a noção de responsabilidade. Amigos que trabalham nas imediações e fazem faculdade, com provas marcadas, não conseguiram chegar no horário devido à má administração de horário no quesito teste de trânsito e respeito com trabalhadores e estudantes que desejam cumprir com suas responsabilidades de horários para ter um futuro melhor. Peço aos comandantes que verifiquem esse incidente para que não se repita, pois nossos jovens precisam de bons exemplos.

Zainara Eliane Pereira, vendedora

Requião e suas gafes 1

O governador Requião já cansou a nossa beleza. É cheio de truques. Quando aparece no horário político (gratuito e no horário nobre) parece um ganhador do prêmio Nobel da Paz. Depois vem com piadinhas de mau gosto em sua escolinha. Ataca todo mundo com sua ira desmedida. Vamos devolvê-lo ao mundo real.

Adalberto Palte

Requião e suas gafes 2

Tivemos governos no passado que fizeram do Paraná uma banca de feira, tudo se vendia, tudo se negociava, mas ninguém reclamava. Tudo o que o Requião faz de bem não se fala, mas ao primeiro deslize só faltam sacrificá-lo. São dois pesos e duas medidas.

Edilson Alves da Cruz

Rodízio de funerárias

É um absurdo os cidadãos de Curitiba não terem o direito de escolher a funerária que mais lhes convêm no momento em que falece um familiar. O mundo caminha para a liberdade de escolha do consumidor enquanto a prefeitura de Curitiba retrocede com esse decreto que impõe a empresa funerária para os familiares. A livre escolha estimula as empresas a melhorarem qualidade e preço, o que favorece o consumidor.

Marina Gulczynski

Carros guinchados 1

Só dois guinchos para carros? É muito pouco! A Prefeitura Municipal de Curitiba deveria licitar urgentemente a contratação de mais. Acho correta e certíssima a remoção de veículos estacionados em locais proibidos, pois o motorista curitibano é muito irresponsável tendo sempre como desculpa a distração. Como passo pela Rua Ângelo Sampaio diariamente por volta das 18h30 e constantemente vejo carros estacionados na faixa que deveria estar liberada para melhorar o fluxo, acredito que o número de reboques deveria ser aumentado, pois não estão dando conta do recado. Como bem sabemos, o grande culpado pelo desrespeito às leis é a impunidade. Só tenho a parabenizar a colocação de atitudes como essa em prática, pois infelizmente é só com punição que as pessoas aprendem a obedecê-las.

Mauricio B. Gomes

Carros guinchados 2

Sou morador do Centro Cívico. Lá, apesar de todas as faixas amarelas e placas de proibido estacionar nas cercanias da Assembleia e do Palácio, a Diretran não passa ou deve ter ordem de não passar. Os carros passam o dia todo estacionados em lugares proibidos e não há qualquer fiscalização.

Paulo Pereira

Transporte coletivo

Por mais que se tenha propaganda de que os ônibus que circulam pela cidade estão novinhos em folha, como sou usuária deste sistema, discordo, tendo em vista que nos horários de pico (manhã e final do dia) a demanda é intensa e os ônibus não dão conta dos passageiros. Além da demora, não percebo os referidos ônibus novos em circulação nesses horários. Ao contrário, ônibus sem a devida higiene, que, não muito raramente, acabam quebrando no caminho e atrasando ainda mais a chegada ao trabalho.

Ana Marcia Noga

Alimentação

Está sendo comemorado o dia Mundial da Alimentação e, de acordo com a FAO (órgão da ONU), existem no mundo 1 bilhão de pessoas passando fome. Habitantes de países europeus têm uma alimentação espartana e quando vêm ao Brasil ficam admirados com a abundância de comida que existe em nossos restaurantes. Precisamos aprender a comer, pois o desperdício em comida no Brasil é muito grande. Precisamos mudar o ditado que diz que o prazer de comer é uma das poucas coisas boa da vida. O programa "Fome Zero" procura alimentar o povo com alimentação a custo baixo, mas tal projeto já não está mais sendo falado, relegado a segundo plano, por campanhas mais eleitoreiras. Diz o ditado: "Não devemos dar o peixe, devemos ensinar a pescar", pois eu digo que devemos ensinar a criar os peixes para ter o que comer no futuro.

José Luiz Novôa

Venezuela 1

Do ponto de vista do país, sem se levar em conta a política atual, e olhando o Mercosul como um bloco econômico destinado a atravessar o tempo, décadas a frente, a Venezuela deve entrar no Mercosul. Agora, se for um apoio à política venezuelana atual, não deve passar a fazer parte do bloco econômico. O "chavismo" só irá piorar o que possa haver de bom no Mercosul.

Olga S. R. Skroski

Venezuela 2

O objetivo maior do Mercosul é a integração econômica entre os países membros, por isso, apesar do regime venezuelano e de seu presidente, a Venezuela deve ser aceita!

Eliomar Pupo

Delazari

Secretariado bom para um Para­­ná melhor! O secretário de Segu­­ran­­ça Pública do Paraná se mos­­trou incapaz ao ter apresentado na Assembleia Legislativa um longo relatório afirmando que a criminalidade é um problema mundial (Gazeta, 28/10). Em vez dessa desculpa esfarrapada, não seria melhor apresentar, na prá­­tica, um plano de combate à vio­­lência? Que tal agir de alguma maneira, mostrar competência e mudar, em vez de apresentar con­­clusões absurdas? Ação, secre­­tário! Se depois de todo esse tempo à frente da secretaria chegar a essa conclu­­são de im­­po­­tência, melhor mesmo é ouvir os deputados: exoneração! Gover­­nador, observe e escolha melhor de seus secretários se quiser um Paraná melhor. Ainda é tempo!

Sylvia Helena Ribas

Igrejas e impostos

Sem dúvida alguma que igrejas e templos devem pagar ICMS, visto que muitas delas desviam suas arrecadações para negócios particulares, tais como compra de rede de televisão, rádios, jornais etc. Nada mais justo que paguem os devidos tributos, pois infelizmente a fé tornou-se um negócio muito lucrativo. Com certeza deveria haver uma fiscalização bem rígida para coibir a exploração da fé, já que muitos "religiosos" estão milionários, beneficiando-se da boa fé dos seus discípulos.

Rogério Cesar da Silva

Mudança de mão

Sou residente no bairro Mercês e confirmo a melhoria do fluxo com a mudança de mão em qua­­tro quadras da Av. Manoel Ribas (Gazeta, 28/10). Contudo gostaria de deixar um alerta para a esqui­­na da Manoel Ribas com a Jacare­­zinho, cuja mão da direita é para quem vai entrar na Jacarezinho, contudo pela "fraca sinalização" (somente uma faixa no asfalto) os carros que vêm no sentido e não entram na Jacarezinho acabam fechando a frente dos que estão seguindo à Santa Felicidade e constantemente ocorrem acidentes neste local.

Maurilio Duarte de Campos

* * * * *

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR - Fax (041) 3321-5129

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]