• Carregando...

Essa tragédia ocorrida no Rio de Janeiro poderia ter sido evitada (Gazeta, 8/4). Se as autoridades tivessem adotado ações preventivas e permanentes de segurança, nas escolas e no seu entorno, esse louco não teria entrado na escola e cometido o absurdo massacre. Tudo isso nos leva a refletir o porquê da precariedade de investimentos em saúde, educação e segurança pública.

Zinka Reck

Tragédia no Rio 2

Algumas reflexões e ações devem ser imediatamente colocadas em prática no lamentável e triste episódio da escola do Rio de Janeiro. É preciso pensar que há muitas pessoas doentes que querem ver seus nomes estampados nos jornais e televisões do país e do mundo. O assassino do Realengo conseguiu a notoriedade. Seu nome e foto estão em todos os veículos de comunicação. Outros podem querer o mesmo. Sugiro que, em casos com esse, a imprensa não divulgue o nome e nem foto desses marginais. Não ofereçam a esses bandidos a sensação de que serão vistos e comentados e, pior, lembrados no futuro.

Marcelo Smaniotto, geógrafo

Tragédia no Rio 3

Esses políticos que aí estão, atravancando nossos caminhos, eles passarão, nós, passarinho! Esse texto plagiado de Mário Quintana, poderia ser dito pelos alunos brasileiros, pelos professores e funcionários das escolas jogadas à própria sorte e só lembradas nas desgraças como a do terror no Rio de Janeiro.

Yara Loeffler, professora aposentada

Paralisação dos médicos

Os valores pagos pelas operadoras inviabilizam a manutenção de nossos consultórios. Estamos dando um basta. A classe médica não suporta mais tamanha defasagem, muitos colegas estão fechando os consultórios por não terem mais condições de arcarem com os custos de manutenção, que são bastante elevados. Ou sai esse reajuste ou haverá um descredenciamento em massa.

Adriana Schmidt, médica alergologista

Centro acadêmico

Em reportagem publicada na Gazeta sobre trote universitário, havia a informação de que existia apenas uma única liderança estudantil na Universidade Positivo. Devo informar que o curso de Odontologia possui o seu centro acadêmico desde 29 de junho de 2002, com estatuto próprio, denominado Centro Acadêmico de Odontologia Wellington Zaitter (CAOWZ).

Nathaly Muller Bastos, acadêmica de Odontologia

Salários em estatais

Acredito que a remuneração de funcionários em cargos estratégicos de empresas estatais é justa, desde que conselheiros, diretores e gerentes compreendam o tamanho da responsabilidade que têm. Precisam perceber que são pagos com polpudas quantias para fiscalizar, acompanhar, ter certeza das decisões que estão assinando, e das atitudes que estão tomando. Quem assume uma posição de liderança precisa entender que não é sentado em uma cadeira, dentro da sala, com ar condicionado, que os resultados serão obtidos.

Paulo Rafael Carvalho de Oliveira

Brasil e Paraguai

A reportagem publicada em 6 de abril, na seção Vida e Cidadania, com o título "Após atirar na PF, Paraguai se defende", causou-me estranheza. O título da reportagem não se ajusta à verdade, pois o jornalista que escreve a matéria descreve que as autoridades dos dois países estão se reunindo para tratar o assunto relacionado ao fato ocorrido no dia 17 de março passado e estão trocando informações, o que não significa uma crise.

Lourdes Bogado de Insfran, cônsul geral do Paraguai no escritório Paraná-Santa Catarina.

Nota da Redação

O título da reportagem "Após atirar na PF, Paraguai se defende" de fato não traduz o conteúdo da reportagem que, corretamente, informa que as autoridades de Brasil e Paraguai se encontraram para discutir o incidente. Após a reunião, havia apenas a suspeita de que os disparos contra um barco da Polícia Federal pudessem ter partido de uma embarcação da Marinha paraguaia. Os fatos ainda estão sendo esclarecidos, como explicava a reportagem.

* * * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]