• Carregando...

Mídias Sociais

Joaquim Barbosa

"Ele dignificou o Supremo, sua passagem foi histórica, marcou época. Tornou-se um ícone do anseio da população por uma vida pública limpa das práticas tradicionais de fisiologia e corrupção."

Sandra Rossi Saboya, via Facebook, sobre a aposentadoria de Joaquim Barbosa.

Bíblia 1

"Deixem essa parte para os pais. Melhor seria ensinar a Constituição Federal para os adolescentes para que saibam de quem cobrar, quais seus direitos e deveres como cidadãos. E quem sabe assim comecem a votar melhor." Sana Colpani, via Facebook, sobre a proposta da vereadora Carla Pimentel para promover a leitura da Bíblia nas escolas de Curitiba.

Bíblia 2

"Leitura é bom, mas proselitismo não! Por que não sugerir a leitura dos grandes clássicos brasileiros?"

LSaulC, via Twitter.

PMDB

"O PMDB não é um partido político, é um tremendo par de muletas. Apoia qualquer um que esteja no poder."

José Carlos Brisch, via Facebook, sobre a declaração de Michel Temer de que respeitará a decisão do diretório do PMDB de lançar ou não candidatura própria.

Copa do Mundo

"Se qualquer coisa acontecer durante a Copa nessa zona de exclusão, pode acionar a Fifa que ela paga, afinal, ela é soberana sobre o espaço, e por conseguinte responsável por tudo que ali ocorrer."

André Camargo, via Facebook, sobre a zona de exclusão no entorno da Arena.

Árvores

"Erva de passarinho que infestam as árvores de Curitiba é praga e mata, e a prefeitura não retira. Sem falar que cortam e não replantam. A Copel também está cortando como nunca. E o problema são vândalos?"

Elizabeth R. Zimmermann, via Facebook, sobre as árvores de Curitiba danificadas por vândalos.

Participe

Contribua você também com sua opinião para Gazeta do Povo

• www.facebook.com/gazetadopovo

• twitter.com/gazetadopovo

• google.com/+gazetadopovo

Precisamos de uma profunda reestruturação no sistema de trânsito da nossa cidade! Até quando acidentes continuarão a acontecer vitimando crianças, jovens, idosos indefesos? Atores sociais, estejamos nós a pé, de carro, de moto ou bicicleta, somos reféns e também agentes da violência no trânsito. Reformulação viária e medidas educativas são urgentes. Precisamos diminuir o número de acidentes de nossa estimada capital.

Pedro Henrique de Aragão

Trânsito 2

Tenho notado já há algum tempo a excessiva velocidade de alguns motoristas ao trafegar por ruas estreitas da cidade, geralmente com estacionamento em ambos os lados. Esses motoristas são o produto gerado por muitas autoescolas. É obvio que não lhes foi passado a informação sobre o que um carro a aproximadamente 80 km/h pode causar se repentinamente alguém sair em disparada e cruzar a rua.

Celestino Gonçalves Filho

Joaquim Barbosa 1

O afastamento abrupto, ainda que voluntário, do ministro Joaquim Barbosa de suas relevantes funções na mais alta corte de Justiça nos deixou perplexos. Não vou conjecturar sobre seus planos, o que fará ou deixará de fazer. O bom cidadão brasileiro vai lamentar a ausência de um magistrado culto, proficiente e, sobretudo, destemido. Em vez de nos vermos privados de personagem de tal importância, bom seria se tivéssemos, isso sim, um número infinito deles. O Brasil iria se mostrar diferente, muito melhor!

Benedicto Bueno

Joaquim Barbosa 2

Só nos resta agradecer ao ministro Joaquim Barbosa. Certamente muitas de suas decisões serão revistas e revogadas, porém, não devem os senhores ministros esquecer de que depois de sentir o sabor da "Justiça para todos", o povo não aceitará mais acordos ou ajustes para ajudar criminosos poderosos.

Antonio Valente

Diárias de viagem

Os vereadores resolveram se autoconceder um aumento de 60% nas diárias das viagens para fora do estado. Eles devem receber por dia praticamente o que os trabalhadores verdadeiros e honestos levam um mês para ganhar. Chega de tanta falta de vergonha.

Luis Sergio Bonetto Grochovski, perito documentoscópico

Empréstimos

O Paraná, um estado abençoado pela natureza, está quebrado. Um novo empréstimo via BNDES sepultará responsabilidades, a má administração não será apurada e setores básicos para a população ficarão novamente na promessa. Vale perguntar se o Paraná estaria nessa situação se o Tribunal de Contas tivesse feito corretamente aquilo para que foi criado.

Julio César Caldas Alvim de Oliveira, diretor cinematográfico

Número de deputados

O TSE não deveria se preocupar com o número de políticos que representam os estados da Federação e sim com o que eles estão fazendo de importante pelo país. Se todos se ajudassem e trabalhassem para o desenvolvimento do todo, aí sim essa alteração numérica faria diferença.

Luciano Atamanzuck

Via Calma

Concordo com o colunista Celso Nascimento sobre o amadorismo da gestão atual em Curitiba, em todas as áreas. Sobre a tal ciclofaixa da Sete de Setembro é visível que foi implantada na rua errada e da forma errada. Não somos Estocolmo, nem Paris. Nosso problema não é de clima é sim de total falta de educação, basta ver a quantidade de motocicletas usando o espaço em altíssima velocidade. A ciclofaixa virou "motofaixa".

Paulo Lugli, economista

Belas Artes

Com a ida para o Centro de Criatividade, a Belas Artes poderá cumprir com muito mais intensidade uma das suas vocações primordiais: cursos de extensão para a comunidade. Se antigamente o CCC oferecia inúmeros cursos de curta duração para a população, hoje é subutilizado. Unir as duas instituições só enriquece. Leva a arte para todos, para perto da população, e oferece condições dignas para a continuidade das atividades da Belas, que merece uma sede definitiva, com espaço, com condições de abrigá-la e onde possa cumprir plenamente suas três vocações: ensino, pesquisa e extensão.

Elisabeth Seraphim Prosser, musicista e musicóloga

Copa do Mundo 1

Os gringos estão chegando e o governo promete milhares de soldados nas ruas. Tudo deve ser perfeito, nem que seja na marra, mas e depois da Copa? Será que só os gringos merecem paz e segurança? Será que o tormento e a insegurança são exclusividade dos brasileiros que só sabem pagar a fatura? Depois que tudo acabar, também acaba a farsa e a máscara cairá.

Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul – PR

Copa do Mundo 2

A quem Dilma está querendo enganar com as afirmações de que todas as obras para a Copa estão concluídas? Como gostaria de poder mostrar-lhe somente as de Curitiba, que estão em fase de conclusão e que não acredito que serão concluídas. Afirmações como essa somente contribuem para o descrédito dos governos envolvidos.

Adilson Staviski

Copa do Mundo 3

Em todo o mundo civilizado quando se espera visitas a casa deve estar limpa, pintada e cheirando limpeza. Assim é com a Copa do Mundo. Como Curitiba é uma das sedes, espero que a prefeitura realize um mutirão de limpeza geral, removendo todo tipo de entulho deixado por pessoas que não pensam em manter a cidade limpa. Há muitas trincheiras que precisam de limpeza e pintura, serviços que já deveria ter sido feitos.

Dionisio Francisco Grabowski

Copa do Mundo 4

O artigo de Dario da Paixão (Gazeta, 29/5) mostra bem a farsa do chamado legado da Copa. De todas as promessas de investimentos, grandes obras e turismo, ficou somente o legado da "hospitalidade". Mais triste ainda é tentarem ensinar como o povo deve se comportar. Só faltou ele terminar o artigo com o texto publicado pela filha do Ricardo Teixeira: "O que tinha que ser roubado já foi". Agora nada de protestos, só batam palmas...

Edilson Forlin, professor da UFPR

EstaR 1

É entristecedor ver a prefeitura justificar a nova sistemática de venda do EstaR sob o ponto de vista fiscal em prejuízo da facilidade do serviço para a população. Argumentos fracos, provocantes e encolerizantes. Depois o povo sai para a rua e as autoridades dizem não entender o porquê dos protestos. Esse é um belo exemplo de desserviço público. Mandar o usuário às entulhadas lotéricas para comprar talões de estacionamento é um acinte ao cidadão!

Almir Bedin

EstaR 2

É impressionante a capacidade dos órgãos públicos de dificultar a vida do cidadão. Um exemplo é a venda dos talões do EstaR apenas em lotéricas, que já trabalham no limite, com filas intermináveis durante quase todo o dia. Nesta semana tentei comprar 6 folhas de EstaR e a atendente de uma lotérica me disse que só vendiam o bloco inteiro.

Lucio Antonio Lakomy, engenheiro civil

Cidadão Atento

Há anos lemos na coluna Cidadão Atento a mesma resposta da prefeitura para a não realização da revitalização de ruas como a Tenente Tito Teixeira de Castro, no Boqueirão. A resposta da prefeitura é sempre de que "o programa prioriza as vias principais". O que seriam para esses "respondólogos" vias principais? A Tenente Tito é a rua que dá acesso direto à Unidade de Pronto Atendimento 24horas do Boqueirão; por essa via circulam a toda hora ambulâncias que levam, sacolejando, pacientes para serem atendidos. Ademais, essa é sim uma via principal para todos os moradores que nela residem.

Romeu Franzen

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]