• Carregando...

"Quando precisarmos da polícia pode ser que as viaturas estejam sendo usadas para fazer compras, levar os filhos à escola. Pagamos impostos para ter segurança, mas não temos um atendimento digno."

Isabelle Cordeiro, 13 anos, Paranaguá - PR.

"É uma vergonha a Assembleia aprovar as verbas para as obras na Arena. Os políticos deveriam se preocupar com a saúde, que está em péssimas condições."

João Alcire Ceccato, Campo Largo – PR

"Lula não está preocupado, aliás, jamais esteve, com a ética. Ele apenas quer livrar a cara de seus camaradas."

Paulo Panossian

A falta de transparência na Câmara Municipal de Curitiba mostra o respeito que os vereadores têm com seus eleitores. Não vamos nos esquecer que este é um ano de eleições. Vamos dar o troco nas urnas.

Sergio Luiz Manoel Penhabel

Transparência na Câmara 2

Posso afirmar que não votarei em nenhum dos vereadores que estão hoje na Câmara de Curitiba. Votarei em "novidade" e dependo de muitos fatores para decidir em quem.

Waldomiro Tarcisio Padilha de Oliveira

Táxis hereditários 1

A lei que prevê licença hereditária para táxis pode ser inconstitucional, mas foi inspirada em outro fato semelhante da história do Brasil. Lembram das Capitanias Hereditárias? Então agora a história continua, com os táxis hereditários!

Luiz Carlos Malinow

Táxis hereditários 2

A regulação do serviço de táxis estava avançando em Curitiba, com debates sobre tamanho da frota, regras tarifárias, isonomia nas autorizações, etc. Daí a Câmara Municipal "cartoriza" os táxis, privatizando um serviço público. E agora o prefeito, mesmo alertado por juristas entrevistados pelo jornal, sanciona a lei. A privatização eterna dos táxis não interessa ao bem público.

Fábio Duarte

Divulgação de salários

Mais uma lei que não irá "pegar" no Brasil é a Lei de Acesso à Informação. Desta vez é o Ministério Público do Paraná que decidiu ignorá-la não divulgando a lista de seus servidores, cargos exercidos e suas remunerações. Que moral terá para exigir o cumprimento das leis se não as cumpre? Será que os nossos procuradores de Justiça e promotores públicos também se consideram acima das leis?

Amilcar Stühler

Lula na surdina

Muito me admira que Lula se pronuncie a favor da CPMF se o Brasil é um dos países que mais imposto cobra no mundo. Ele foi o grande incentivador da farra da Copa do Mundo de 2014, para qual rios de dinheiro estão sendo gastos em detrimento das prioridades deste país.

Newton Arruda

Carreira médica

A saúde pública deste país está falida. Além dos baixos salários oferecidos aos médicos, o atendimento e as instalações são precários. Precisamos de uma solução definitiva e não de medidas assistencialistas. É preciso acabar com os planos de saúde, que cobram valores exorbitantes e pagam uma miséria aos credenciados.

Hélio Takefumi Mori, engenheiro civil

Polícia fora da lei

Mas qual poder público nas três esferas não tem carros oficiais usados por funcionários? Seria interessante estimar o custo do uso da frota a disposição dos gestores públicos e divulgar ao contribuinte, que banca todas as despesas, tanto as realmente necessárias quanto as usadas em mordomias e regalias indevidas. Com certeza cairíamos de susto ao saber o tamanho do rombo!

Bento Sartori Camargo

Reforma da Arena 1

Acho que a Copa trará muitos benefícios para a cidade, como as obras que estão sendo antecipadas, como as reformas no aeroporto, entre outras mais. Quanto aos valores, o custo público será bem menor do que construir um estádio novo, sendo que após a Copa o Estado continuaria a ter custos para mantê-lo.

Valdir Bassai

Reforma da Arena 2

Enquanto lemos, ouvimos e discutimos sobre a Copa, os cidadãos continuam a pagar cada vez mais impostos. Em contrapartida o que recebemos é falta de médicos nos hospitais, educação pública precária, insegurança e violência crescente por todos os cantos da cidade. Quero fazer ecoar meu grito de indignação contra a aprovação na Assembleia do projeto que concede o empréstimo para as reformas na Arena (Gazeta, 30/5).

Gisele Schneider Rosa

Reforma da Arena 3

O povo paranaense tem de entender que o Estado estará investindo esse valor na Arena da Baixada para realização da Copa e recebimento de bilhões de reais em investimentos. A conta é simples: é preciso investir X num estádio privado para poder receber 15 X em investimentos. É uma proposta vantajosa para os paranaenses.

Fábio Abel Manfrin Nonato

Reforma da Arena 4

Enquanto médicos do HC têm de entrar em greve para defender a não redução dos seus salários em 50%, os políticos aprovam um empréstimo milionário para um clube de futebol. Se os políticos e governantes se preocupassem com a saúde, educação e segurança com o mesmo ímpeto com que se preocupam com coisas banais como a Copa do Mundo, o Brasil seria uma maravilha.

Nelson Stelmasuk, administrador

Prioridade para sócios 1

Não concordo com a recente atitude dos clubes. Com a elevação dos preços teremos menos torcida no estádio e isso possivelmente afetará o desempenho do time em campo, pois menos torcida é menor pressão sobre os adversários. Não temos times no Paraná que justifiquem esse alto preço. Para efeito de comparação, na Espanha pude ver o jogo do Barcelona por 20 euros.

Jairo U. Polessi Rampazzo, Marialva – PR

Prioridade para sócios 2

Sou um torcedor que ficou praticamente impedido de entrar no estádio porque estou desempregado e não posso pagar o plano de sócio e nem o valor abusivo do bilhete avulso. Deveria ser exigência da CBF que os clubes fossem obrigados a disponibilizar bilhetes avulsos aos torcedores com valores condizentes à realidade brasileira. Os dirigentes devem parar de pensar nos torcedores como simples consumidores em potencial.

Maycou Camargo Dissenha

Proteína da lagarta

Adorei a reportagem sobre a proteína da lagarta Lanomia (Gazeta, 27/5). Garanto que ela irá ajudar muito a sociedade. Pena que antes de ela ser estudada tenha ocasionado acidentes no Sul do Brasil, levando pessoas a óbito. Tomara que o término dos estudos seja rápido.

Victória Bezerra Bueno, 12 anos, Paranaguá – PR

Monza

Gostei da coluna "Onde morrem os Monzas", de José Carlos Fernandes (Gazeta, 1/6). Pauta diferente e curiosa.

Marcos Mirtes

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]