• Carregando...

Se há aumento de custos devido aos reajustes salariais, aumento do diesel e das distâncias percorridas, e ao mesmo tempo diminuição de receitas, o aumento era inevitável. Esse ciclo maléfico vai se perpetuar enquanto não se repensar totalmente a forma de gestão do transporte público curitibano e enquanto os meios individuais de mobilidade tiverem preferência sobre os coletivos.

Marcus Andrade

Transporte coletivo 2

Não concordo com o reajuste da tarifa de ônibus de Curitiba, principalmente sob a justificativa de aumentar o salário dos motoristas. Creio que a remuneração daqueles que se dizem motoristas profissionais já está demasiadamente alta se considerarmos a falta de respeito e nível de educação deles com os passageiros.

Liana Abreu

Transporte coletivo 3

Enquanto os estudantes de baixa renda podem ter desconto de 50% na tarifa de ônibus em Curitiba (Gazeta, 14/3), na cidade universitária de Umuarama, atualmente com mais de 100 mil habitantes e duas universidades, os estudantes são obrigados a pagar o passe integral. É incansável nossa busca por esse direito, mas não obtivemos nenhum retorno.

Talita Colonelli, Umuarama – PR

Papa Francisco 1

É um feliz acaso que tenhamos agora um papa jesuíta e latino-americano. Foi enorme a contribuição da ordem dos jesuítas na instrução e formação cultural na América do Sul. E o papa argentino nos traz a recordação do grande compositor e organista jesuíta Domenico Zipolli, no século 18, que ensinou os índios guaranis a construir instrumentos musicais e objetos diversos. Em Curitiba, existe a Igreja do Rosário da Ordem dos Jesuítas que, ao longo das décadas, tem prestado relevantes serviços à comunidade.

Ricardo Herrmann, professor de Música da UFPR

Papa Francisco 2

Os cardeais escolheram um hermano para ser o papa que terá a dura missão de arrumar a casa e deixar tudo como sempre foi. O papa argentino conhece a pobreza da América Latina, a terrível desigualdade entre os filhos de Deus em nosso continente de riqueza de meia dúzia e miséria de milhões.

Manoel José Rodrigues, assistente administrativo, Alvorada do Sul – PR

Despesas com pessoal

O governo extrapolou o limite prudencial de 49% do orçamento com a folha de pagamento do pessoal. E, no mesmo momento, cria mais de 40 cargos em comissão para compor a recém-criada Secretaria de Governo, aumentando, assim, a despesa de custeio. A Secretaria de Planejamento deve ter um coringa na manga ou sabe fazer mágica, pois, concomitantemente, ocorre o reajuste de professores e, a seguir, do funcionalismo. Será que a previsão de receita crescerá na mesma proporção?

José Ademir do Vale Berthier Fortes

Governo estadual

O colunista Celso Nascimento, que define como "devaneio" as divergências e insatisfações no círculo íntimo de assessores do governador Beto Richa (Gazeta, 14/3), faz-nos lembrar dos governantes da época dos déspotas esclarecidos, experientes, porém, velhos. Stephanes, arauto da simpatia, por certo trará com sua experiência inestimável entrosamento político "resguardando" a desarrumada casa governamental. Mas o governador deveria se espelhar no estadista Ney Braga e governar o estado com jovens qualificados.

Osman Arruda, advogado

Política

O que mais me impressiona na política nacional é a capacidade de nossos governantes em ignorar o passado. Acredito que essa nova geração de políticos tem como livro de cabeceira o clássico O Príncipe, de Maquiavel. É Lula compactuando com Maluf, Dilma entrelaçada com Collor e Calheiros, além dos mimos atribuídos ao PSDB, como se oposição nunca houvesse existido no país. Estamos mais para os ensinamentos de Maquiavel que para a democracia iluminista de Rousseau.

Marcelo Rebinski, historiador

Inflação

Os juros foram tabelados, mas a inflação continua solta. Nos últimos 12 meses a inflação atingiu 6,77% e os juros da poupança, 5,07%. São bilhões depositados em cadernetas de poupança que estão sendo corroídos. Fiquemos de olho, portanto, nos meses de março e abril: a inflação terá de regredir, diante da retirada dos impostos.

Antonio Pereira, contador, Londrina – PR

IDH

Depois do "pibinho", agora temos o "IDHzinho" (Gazeta, 14/3). O Brasil vai de mal a pior nas mãos de gente incompetente, resultado da partilha de ministérios e cargos entre os partidos da base aliada. Esse governo Dilma é uma vergonha!

Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro – RJ

Polícia

Em Araucária, a Polícia Militar deve ter um pronto atendimento melhor na região central, mas em bairros distantes, como no Campina da Barra, o atendimento é muito demorado, pois o serviço 190 pede muitas informações sobre o crime, o que possibilita que os criminosos fujam e não sejam presos. Nós não temos módulo da Polícia Militar e os policiais de viatura olham para os moradores como se fôssemos os bandidos e não os cidadãos de bem.

Cicero Roberto Kruke Lachowski, Araucária – PR

Reciclagem

Sobre a matéria a respeito dos carrinhos elétricos para os catadores de recicláveis (Gazeta, 14/3), nós não temos mais a opção de reciclar ou não. Temos de reciclar e, se isso tiver custo, temos de arcar com eles. Não podemos é deixar pessoas humildes com o fardo da reciclagem. Os catadores são pessoas que merecem todo o nosso respeito e que devem trabalhar com saúde e segurança.

Jerônimo Araújo

Ciclistas

Deveria ser criada, nas ruas com canaletas, uma faixa específica para a prática de corrida ou para quem gosta de andar de bicicleta, como existe na Europa. Definido um espaço, teríamos mais pessoas indo a pé ou de bicicleta para o trabalho e uma cidade menos poluída.

Laudicéia Santos

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]