• Carregando...

O caso revelado envolvendo o coordenador do Tribunal de Contas e uma empreiteira que tem contratos milionários nas três esferas do poder é de uma imoralidade tremenda. É inadmissível que uma instituição como o TC, que tem como papel fiscalizar e julgar procedimentos de outros agentes públicos, esteja envolvido em escândalos de corrupção. Ao se locupletar da mesma forma como ocorre com os poderes que fiscaliza, não vejo razão necessária e, principalmente, moral à manutenção de um órgão que vem caindo há tempos no descrédito.

Marcelo Rebinski, historiador

Tribunal de Contas 2

Seguramente o melhor caminho para restabelecer a credibilidade na isenção do Tribunal de Contas é o concurso público. A credibilidade nos políticos está abaixo de zero. Os juízes estão se afastando da isenção necessária e estão ficando parciais e onipotentes. Se fossem eleitos periodicamente, zelariam mais por seus nomes, ainda mais se houvesse para eles também uma lei da ficha limpa.

Francisco Beduschi

Participação

Muito oportunas as matérias "A nova onda da política é deliberar" (Gazeta, 15/6) e "Em manifesto, juristas apoiam conselhos" (Gazeta , 16/6). Não há como tergiversar, não é de direita ou de esquerda o assunto, é de interesse imediato para a evolução da democracia brasileira. Não é para enfraquecer o Congresso – isso ele mesmo se encarregou de fazer nas últimas décadas. Essa tendência não tem volta, é melhor que os políticos comecem a assimilá-la.

Ricardo Ranieri Seixas

Solidariedade

O editorial "Solidariedade em alta" (Gazeta, 20/6) erra ao afirmar serem os estragos causados pelo excesso de chuvas – a chuva é chuva desde que o mundo é mundo –, mas acerta ao listar os projetos que não saem do papel, a incompetência e a ineficiência dos responsáveis por obras e fiscalização. É reconfortante constatar a solidariedade do povo, o qual precisa agora fiscalizar para que os recursos liberados não alaguem contas bancárias indevidas.

Maria Lúcia Sverzuti Larcher

Gás

Infelizmente, as informações vindas dos dois lados que debatem a exploração de gás na Bacia do Rio Paraná (Gazeta, 18/6) são contraditórias, ou com pouca base científica. Entretanto, há alguns poucos resultados que indicam total comprometimento da água e do solo com produtos tóxicos, que estão junto com o próprio gás ou são eliminados no processo de separação em refinarias. Como pesquisador, recomendo uma análise cuidadosa do problema através de debates e, acima de tudo, financiamento para testar se é ou não viável a extração.

Luciano F. Fernandes

Argentina

Não tenham dúvida de que a inadimplente Argentina de Cristina Kirchner também será "agraciada" com uma ajuda via BNDES. O bovino contribuinte brasileiro muge, mas paga a conta. A carga tributária em nossa republiqueta macunaímica já chega perto de 40% do PIB! O governo federal só marca gol contra.

Luiz Schuwinski

Motoboys

Motoboys tiveram 30% de aumento a título de periculosidade no trabalho. Só que é preciso orientar os motoboys para não expor suas vidas e a de outros ao perigo como fazem quando circulam de forma sinuosa entre os carros. Velocidade é também motivo de acidentes. Portanto, além de aumentar 30% seus salários, deveriam aumentar em 1.000% o respeito ao limite de velocidade.

Luis Sergio Bonetto Grochovski, perito documentoscópico

Via Calma

Num momento em que a cidade se ressente da falta de opções viárias e projetos de mobilidade, oferecer espaço para bicicletas numa via importante como a Sete de Setembro (Gazeta, 17/6) não trará benefícios à cidade. Ciclovias devem ser implantadas com base em estudos bem fundamentados e responsáveis. Hoje, o número de ciclistas que utilizam a Via Calma não chega a lotar um ônibus convencional. Então, que se dê prioridade total aos ônibus, com mais ruas exclusivas e prioridade em cruzamentos.

Fábio Molteni, empresário

Hospital da Polícia Militar

Gostaria muito que o jornal fizesse uma reportagem a respeito do abandono do Hospital da Polícia Militar por parte do governo do estado. O hospital já foi referência no atendimento e hoje está em péssimas condições, com poucos clínicos gerais e nenhum especialista. Policiais estão morrendo sem atendimento médico. Policiais idosos e doentes, quando procuram por atendimento, são mandados ao SUS.

Jorge Leias

Check-in

Houve muita preparação para esconder parte de nossos problemas e tentar receber um pouco melhor os estrangeiros. Sendo o avião o meio de entrada deles no país, se esperaria das companhias aéreas a melhor preparação. Não é o que ocorre. Em um voo de Guarulhos para Curitiba, no check-in de uma empresa, o processo nos totens só podia ser feito em português. Tive de sair da fila para ajudar um britânico desorientado, também por causa da ausência de auxílio da empresa. Incrível.

Francisco Azevedo

Copa do Mundo

Como admirador do futebol, sei que ele é "uma caixinha de surpresas". Mas essa surpreendente apatia da Espanha deixou em mim uma interrogação: o que mais influenciou essa ridícula performance? Esgotamento do estilo de jogo ou uma demonstração negativa sobre o atual momento político por que passa aquele país? Uma decadência tão fulminante deixou em mim uma pertinente interrogação, além de tristeza, pois sou admirador de futebol bem jogado, seja de que país for.

Sérgio Fontoura

Lixo

Eu não entendo por que uma atitude assim de educação e respeito, como a dos torcedores japoneses que recolheram o lixo após o jogo (Gazeta, 20/6), chama tanto a atenção. Deve ser porque estamos tão acostumados com o errado que, quando nos deparamos com situações corretas, nos espantamos.

Luciane Alves Lopes

Portos

Enquanto os brasileiros estão concentrados nos jogos da Copa e curtindo a paixão pelo futebol, o governo Dilma estuda na surdina a possibilidade de o Brasil financiar, através do BNDES, a construção de um porto ultramoderno no valor de US$ 1 bilhão na cidade de Rocha, no Uruguai. Por que o governo brasileiro, que já financiou US$ 685 milhões para a construção do Porto de Mariel, em Cuba, não investe no Porto de Rio Grande para torná-lo mais moderno, menos burocrático e mais competitivo internacionalmente?

Edgard Gobbi, Campinas – SP

Vandalismo

Depredar ônibus e comércio atinge os políticos? Quebrar tudo só atinge os trabalhadores, minha gente! Esses "manifestantes" só podem se enquadrar em duas categorias: ou são massa de manobra de partidos políticos que pagam para gerar tumulto, ou são bandidos comuns que precisam de um pretexto para cometer atos próprios de bandidos.

Ana Paula Freitas

Vaias

A agressão injustificável com palavras de baixo calão, que agora muita gente tenta minimizar chamando de vaia, é agressiva, arrogante e mal educada; tirou a razão de todos que os participaram dela, mesmo tendo motivos. Mostrou ao mundo e aos brasileiros o tipo de gente que quer chegar ao poder. Toda e qualquer explicação ficará muito pior.

Michel Deolindo

Governo 1

Foi magistral o artigo de Claudio Slaviero "Ou o Brasil acaba com o PT ou o PT acaba com o Brasil" (Gazeta, 18/6). O artigo expressa o que a grande maioria dos brasileiros lúcidos pensa. Só faltou Claudio incluir que Dilma colocou no currículo dela que tinha doutorado quando na verdade nem mestrado tinha. Ela não é doutora coisa nenhuma. Ela deveria respeitar os que têm esse título.

Judas Tadeu Grassi Mendes, diretor-presidente do Estação Business School

Governo 2

Triste perceber que as pessoas estão acordando tarde demais e percebendo o quanto foram iludidas. Não podemos esquecer os vultosos empréstimos feitos pelo BNDES a outros países para a construção de infraestrutura sendo tudo feito por baixo dos panos, já que ninguém pode ter acesso aos respectivos contratos, nem mesmo o TCU.

Nagib Georges Fattouch

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]