• Carregando...

Mídias Sociais

Alep

"Precisamos de tantos deputados para não fazer nada relevante? Deveriam ganhar salário mínimo. Assim quem sabe teríamos gente que realmente fizesse algo bom para o povo."

Márcia Regina Lanfranchi de Oliveira, via Facebook, sobre a matéria "Projetos irrelevantes chegam a 39%" (Gazeta, 5/5).

Itaipu

"O que o Paraná ganha efetivamente com a Itaipu? Em alguns casos temos de pagar a São Paulo pela energia fabricada aqui. A compensação financeira não é equivalente ao prejuízo causado."

Marcos Santana, via Facebook, sobre os 30 anos da Itaipu.

Soja

"Mesmo faltando ferrovias para escoar a safra, mesmo com o Porto de Paranaguá sucateado e o governo financiando porto em Cuba, nossos agricultores são heróis."

José Carlos Brisch, via Facebook, sobre o editorial "O Brasil movido a soja" (Gazeta, 5/5)

Ponte Preta

"Deveriam colocar uma cancela na altura da ponte em ruas anteriores a Ponte Preta. Assim, quem quebrasse a cancela, nem tentaria passar pela ponte. Seria mais fácil."

André Camargo, via Facebook, sobre mais uma colisão na Ponte Preta.

Participe

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Oportuna a reportagem sobre o funcionamento dos tribunais de contas em todo o país (Gazeta, 4/5). Esse sem dúvida é um tema importante para quem quer repensar o Brasil. Membros de tribunais de qualquer natureza deveriam ser escolhidos por critérios técnicos, isentos de influência política.

Renato Asinelli Filho

Responsabilidade

Presidentes de partidos: se vocês têm alguma dignidade, parem de imputar a terceiros a responsabilidade por atos de improbidade cometidos por corruptos contra o Brasil. Respeitem as sentenças proferidas pelo Poder Judiciário e a população que trabalha e merece dignidade. Deixem as pessoas que fazem más escolhas pagarem por seus erros. Mostrem a ideologia de fiscais que possuíam quando eram oposição.

Alan Torchi, Maringá – PR

Aposentadoria

Dilma, a herdeira do populismo, sem nenhum constrangimento pelo mar de lama que a cerca, resolve dar um aumento de 10% ao Bolsa Família. Não se sabe em quais parâmetros ela se baseou para anunciar esse porcentual, bem diferente daquele de pouco mais de 5% dado como reajuste aos aposentados, que trabalharam 35 anos para o país, dividem seus salários com o governo e recolhem impostos exorbitantes.

João A. F. de Almeida

Imposto de Renda

Tradicionalmente, a cada fim de ano, o governo passava por um desgaste por causa das discussões sobre a correção da tabela de Imposto de Renda na fonte. E normalmente se corrigia pela inflação do ano. Dilma predefiniu a correção em 4,5%. Ou seja, bem abaixo da inflação, e livrou-se do desgaste a cada fim de ano.

Antônio Celso Souza

Empreendedorismo

Brilhante a colocação de José Pio Martins no artigo "O poder da ação" (Gazeta, 2/5). Como é difícil fazer um colaborador ser proativo em tempo integral! Outro ponto bem colocado por Pio foi a geração que está sendo criada. Que força de trabalho será essa? O que produzirão?

Paulo Roberto Taborda Iucks

Evolucionismo

Sobre o artigo "Darwin ou Deus? Os cristãos podem ter ambos" (Gazeta, 4/5) o mais importante para os professores – sejam ateus ou os que acreditam em Deus – é ter em mente que a escola pública é para ensinar o aluno a fazer ciência e apontar os procedimentos do conhecimento científico. Ensinar um dogma não dever ser objeto de doutrina por parte dos professores. Claro que são temas importantes e fazem parte das discussões, mas não como objeto final. Em um Estado laico, dogmas devem ficar em suas igrejas, mesquitas, sinagogas e outros locais de culto; jamais nas salas de aula da rede pública.

Laércio de Mello

Professores

Interessante a matéria "O desafio de avaliar (bem) os professores" (Gazeta, 5/5). Décadas atrás não havia sequer o sonho de se opinar sobre docentes, especialmente vindo de discentes. Avaliar bem está na capacidade de ambos os lados discernirem sobre si e a capacidade de ouvir. Sempre que se fala em docência, há uma excessiva valorização da oratória, e reduzida importância à capacidade de ouvir. Os melhores docentes e discentes são aqueles que dominam equilibradamente ambas, pois é na empatia que recebemos a chance de melhorar.

Edilson Miaqui, engenheiro

Racismo

A colunista Marleth Silva (Gazeta, 3/5) aborda a questão da banana lançada ao jogador Daniel Alves sob outro ângulo e permite uma avaliação a respeito do oportunismo. Todos nós, independentemente da cor da pele, pertencemos a uma única raça, à raça humana, portanto, qualquer preconceito neste sentido não tem fundamento. Ao acentuar diferenças que não existem em sua essência, exacerba-se e coloca-se em evidência preconceitos, provocando, em última análise, a divisão das pessoas em grupos que se tornam até inimigos. É preciso encerrar esta falsa dicotomia entre nós e eles em nome de uma paz verdadeira.

Alvaro José Junqueira Nunes

Radicalismo

A realidade patenteia a inércia dos governos atuais. Não há mais capacidade de governança. Os governos atuais confundem democracia com os direitos radicais das minorias de ultrajarem o direito da maioria de viver ordeiramente em sociedade.

Dalmo Rezende

Vandalismo

Sobre a prisão de manifestantes durante ato contra a Copa do Mundo (Gazeta, 3/5) de onde surgem esses movimentos? Além de estarem atrasados – deveriam ter lutado contra a Copa do Mundo em nosso país há uns 7 anos –, aparecem depredando tudo o que encontram. São covardes que colocam menores na frente da baderna. Deveriam ir para casa, para a escola estudar mais. E refletir que agora é tarde. Tornou-se uma questão de honra haver a Copa do Mundo no Brasil.

Maria Stephan

Figurinhas

Durante as trocas de figurinha na Praça da Ucrânia se vê todo o tipo de pessoas. Pais e mães acompanham crianças e adolescentes ansiosos para ver os cromos. Homens com camisas das seleções, do time favorito e outros de terno e gravata. E as meninas vão também. É uma tarde agradável, dá para fazer amizades.

Juarez Santos

Radares

Além das barbaridades e imprudências que vemos todos os dias nas estradas do Paraná, agora os infratores ficaram sabendo que não vão ser multados. Acredito que há certas coisas que não precisam ser publicadas nos jornais.

Miriam Machado

Voos

O governo não divulga as informações de seus voos (Gazeta, 3/5). Mas os moradores da região do Bacacheri conhecem bem o crepitar das nobres asas dos helicópteros oficiais que vão e vem diariamente...

Marciano Juliano Rubel

Pedágios

O que espero quando houver mudanças na forma de contrato com as concessionárias de pedágio é que o Litoral seja privilegiado de maneira mais efetiva pelo contingente da temporada e a cidade de Paranaguá pela quantidade de caminhões que passam pela região. Hoje, São José dos Pinhais fica com a grana do pedágio e o Litoral com a sujeira e a poluição das safras.

José Ricardo Morato Rosa

Terno

Ora, se o candidato a vereador surgia sorridente na comunidade de camisa amarrotada e chinelos, por que agora é só mais um engravatado em meio aos outros? Não usar terno ao menos possibilitaria ao eleitor identificar onde está sentado o seu candidato, pois realmente não é fácil reconhecer os nossos "tiricas" sem fantasia!

Kelvyn Douglas Padilha

Humor

Não vejo mal algum em os políticos usarem as redes sociais com humor. O que os cidadãos comuns querem de fato são atitudes coerentes durante o mandato, trabalhando e exigindo dos órgãos competentes respostas de como andam as obras e benfeitorias em nossa cidade.

Luciano Atamanzuck

Pesquisa

Conforme o último resultado da pesquisa Sensus, Dilma Rousseff teria 35% dos votos, Aécio Neves 23,7 % e Eduardo Campos 11%. Tudo indica que a campanha eleitoral será acirrada. Como diria um pensador político, a democracia pode não ser o modelo de governo ideal, mas até agora não inventaram algo melhor. Se acontecer a alternância de poder, será altamente salutar para a democracia brasileira.

Edgard Gobbi, Campinas – SP

Informação

Depois da popularização das antenas parabólicas e da internet, todos estão se informando melhor. Pela parabólica se tem acesso a canais de ensino e dá para conhecer melhor assuntos sobre os quais antigamente se tinham apenas noções em sala de aula. Através da internet você tem acesso instantâneo às notícias, acha tudo que quer, não precisando ir até as repartições públicas para tirar dúvidas. Dá até para fazer compras, emitir opiniões, interagir na vida do país.

Antonio C. Dino

Ayrton Senna

Tenho a impressão que o leitor que questiona a fama de Ayrton Senna deve ser muito jovem ou nunca chegou a vibrar com as suas vitórias, a sua habilidade, a alegria e o orgulho que nos proporcionou. Uma figura humana ímpar. Não apenas um campeão. Se não chegou até a Ferrari, foi porque não deu tempo. Ayrton Senna nunca será esquecido, não foi uma mera criação da mídia.

Maria Berger

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]