• Carregando...

Mídias Sociais

Metrô 1

"Província! Somos pequenos, uns acham que não precisa; outros não têm competência para pegar as verbas; e assim o curitibano caminha!"

Tadeu Everton Zamoiski, via Facebook, sobre a notícia de que Curitiba só tem 40% da verba do metrô.

Metrô 2

"Curitiba não precisa de metrô! Gastem essa grana toda em melhorias estruturais para as ruas, invistam em políticas de mobilidade!"

Ananda Santos, via Facebook.

Servidores

"E de onde vai sair essa soma? Ah, já sei: do cofre do contribuinte brasileiro! No fim das contas, eles ainda vão levar mais algum."

Donizete Lacerda, via Facebook, sobre os servidores do Senado que terão de devolver R$ 300 milhões em salários (Gazeta, 25/9).

"Sonegômetro"

"Façam o seguinte: somem o valor do Impostômetro com o do ‘Sonegômetro’ e vocês vão ver quanto o governo quer arrancar de nós."

Pedro Gouveia Jr., via Facebook, sobre o "Sonegômetro" instalado próximo ao Congresso Nacional.

Educação

"Fará os investimentos e deixará a conta para o sucessor pagar. É sempre assim, que falta de responsabilidade!"

Cesar Rodrigues, via Facebook, sobre o anúncio de que a prefeitura de Curitiba só investirá 30% do orçamento na educação em 2016.

Analfabetismo

"Qual a novidade? Isso explica facilmente como o PT e tantos outros partidos corruptos se mantêm no poder. Muitos dos que sabem ler não conseguem compreender o que leem e nem o que veem."

Cristina Esteves Schuster, via Facebook, sobre o aumento do índice de analfabetismo no país.

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Ambos os poderes, Legislativo e Judiciário, são aquinhoados orçamentariamente com porcentuais anuais generosos da receita do estado, o que ocasiona sobras de dinheiro público em seus respectivos cofres. Fosse esse dinheiro reduzido às despesas operacionais dos respectivos poderes, não sobraria dinheiro público em caixa para a realização de uma licitação como a da reforma do Tribunal de Justiça (Gazeta, 26/9), a qual deveria ser simplesmente anulada.

Rogerio Piccoli

Tribunal de Justiça 2

Em um momento em que faltam cadeias, delegacias, presídios, tribunais de pequenas causas, segurança pública, sem falar em outros serviços que estão caindo aos pedaços, os senhores da toga, que vivem numa mordomia extravagante devido à função que exercem, ainda querem gastar o dinheiro público para reformar o seu prédio.

Mauro Pedro Ribeiro de Castro

Corrupção

A Controladoria Geral da União (CGU) suspendeu as auditorias no interior do país por falta de verba; já o Ministério do Trabalho, comandado pelo PDT, abasteceu-se de verbas públicas, favorecendo ONGs totalmente inidôneas, ignorando o alerta da CGU. Por que será? Na China, político corrupto pega prisão perpétua, ao passo que, em nosso país, pega liberdade eterna.

Wilson Oliveira Trindade, bacharel em Direito, Londrina – PR

Espionagem

O governo petista está transformando num "escandalão" a tal espionagem americana sobre suas figuras. Estão se borrando de medo de que os americanos veiculem o que descobriram e os brasileiros saibam o que foi apurado. Quem não deve não teme. A NSA pode me espionar à vontade; eu não ligo porque não sou da máfia ou de quadrilha.

Mário A. Dente, São Paulo – SP

Lei Maria da Penha

Um levantamento apontou que a cada 90 minutos uma mulher é assassinada no Brasil (Gazeta, 26/9). Isso ocorre porque quem comete esse tipo de crime sabe que o Código Penal brasileiro é de dar pena, trocando vidas de mães de família por cestas básicas. Quem sabe um dia nossos governantes tenham vontade política de encarar essa tragédia. E quem sabe um dia a gente coloque várias mulheres no comando para resolver esse problema.

Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul – PR

Mobilidade

Lembro-me como se fosse hoje de que há dez anos o "Führer" brasileiro, parafraseando o alemão, ornejava que criaria o "carro do trabalhador". E quem dissesse que isso era uma estupidez era tachado de preconceituoso. Resultado: todo mundo se endividou comprando carro e ninguém consegue ir a lugar algum; as multinacionais têm lucros exorbitantes e o governo brasileiro, em vez de investir em saúde e educação, endivida-se em petróleo. E o transporte coletivo foi deixado nas mãos de oligarquias que nos exploram há séculos. Só no Brasil andar de carroça é status. Em país civilizado, as pessoas usam o transporte coletivo.

Marcelo Henrique da Silva

Ponte de Guaratuba

Até que enfim! Queira Deus e também os homens que governam esse estado que a promessa da construção da ponte Guaratuba-Matinhos (Gazeta, 25/9) não se transforme em pizza. Espero viver até 2015 para usufruir dessa ponte pela qual espero desde que estou frequentando as nossas praias, ou seja, desde 1965.

Luperci Vander Muller

Logística

Antonina tem 20 mil habitantes e não tem estrutura ou logística para atender à demanda cada vez maior de carretas que vêm demolir, destruir e matar no nosso meio urbano, prejudicando o turismo natural, as festas tradicionais e o festivo carnaval. É preciso retomar o projeto da chamada "rodovia dos portos" e comprar briga com ambientalistas e com os grupelhos de políticos que interrompem o plano por interesse.

Luiz Fabiano Alves Rosa, Antonina – PR

Paraná

A matéria sobre a Revolução Federalista (Gazeta, 21/9) explica o porquê de o Paraná ser desconhecido Brasil afora. O Barão do Serro Azul foi um empresário ao estilo de Mauá e um mártir como Tiradentes, que a história do Brasil, escrita no eixo Rio-Minas-São Paulo, ignora. Da mesma maneira, o filme do paranaense Maurício Appel O preço da paz, sobre o barão e a revolução, é um épico comparável a Guerra e Paz, e igualmente desprezado.

Osvaldo Vieira de Lima Jr.

Infraestrutura

Os políticos, cegos em relação à infraestrutura, bem como os burocratas, farão mais uma vez o Orçamento Geral da União sem pensar nesse grave problema que vem se arrastando há anos. As rodovias e aeroportos andam a passo de tartaruga há décadas no Brasil e ninguém faz nada para melhorar. Vamos passar vexame até 2016 com a morosidade dos investimentos em infraestrutura.

Dionisio Francisco Grabowski

Saúde pública

Como médico, há 30 anos atendendo no serviço público, posso garantir que não falta estrutura ao SUS. Falta é cobrança por parte dos profissionais de saúde e da população para que o sistema funcione adequadamente. Para isso, basta exigir de nossos políticos que a máquina funcione. Os profissionais de saúde deveriam ser melhor amparados por seus sindicatos na exigência de melhores salários e condições de trabalho, mas estes são omissos em sua maioria. Vocação é importante, mas não sustenta o cidadão médico ou outro profissional de saúde por si só.

Carlos Alberto Gomes Marques, médico

Mensalão 1

Acho que o mensalão não é o maior escândalo de corrupção da história (Gazeta, 25/9), até porque ninguém sabe exatamente o seu tamanho. Esse viés de vilipêndio à democracia é interessante, pois pagar os políticos com qualquer espécie de regalo, para que o indigitado vote os projetos do governo, é, de fato, uma violência contra a democracia. Agora, achar que é o maior, que é o único, que é exclusivo, que é original?

Luiz Malinowski

Mensalão 2

Com certeza os réus do mensalão sem direito a recurso deveriam ser presos imediatamente. Os cidadãos comuns, quando cometem qualquer infração, são presos; então, por que esse privilégio para os políticos corruptos? Por que dois pesos e duas medidas? A população está cheia de falsos moralismos, impunidades, protecionismos políticos, e, enquanto sofre na carne tudo isso, ainda tem de pagar toneladas de impostos para sustentar essa máquina inoperante.

Airton Kraismann

Mensalão 3

Jesus Cristo, o Salvador, foi crucificado pela opinião pública em um escândalo da humanidade, e ainda há quem defenda que os magistrados do Supremo julguem ouvindo o povo. A tarefa suprema de auscultar a opinião pública é do Executivo e do Legislativo, cujos membros são eleitos em escrutínio universal.

Paulo Marcos Gomes Lustoza, Rio de Janeiro – RJ

Moradores de rua

Temos de levar em consideração que os moradores de rua não são coitadinhos, sem teto ou desfavorecidos. Em sua maioria são etilistas, usuários de drogas, marginais e desocupados. Todas as políticas públicas sempre causam efeitos colaterais que prejudicam a sociedade, inclusive monetariamente, não resolvendo nada. Esses elementos devem ser presos por vadiagem, antes que cheguemos a um número absurdo, quando será impossível resolver o problema.

Wilson Schneider Amaral

Acumuladores

Espero que, com o reconhecimento do acúmulo de animais como doença (Gazeta, 22/9), a situação seja melhor identificada e menos negligenciada. É fato que as vítimas sofrem, a família sofre, os animais sofrem, a comunidade sofre. O que falta nesses casos é um bom diálogo entre os profissionais da saúde humana e da saúde animal. Já está na hora de arregaçarmos as mangas e trabalharmos em conjunto.

Ana Pérola Drulla Brandão

Drogas

Os jornais noticiam que mais de 40% dos usuários de crack do Brasil estão no Nordeste brasileiro. Vemos centenas de viciados dormindo nas calçadas como que anestesiados. A droga não escolhe o usuário; ela aceita todos! O uso das drogas é um mundo da ilusão; a droga é uma porta para um mundo de difícil volta. Ou encaramos com seriedade o mundo dos usuários de drogas ou seremos impotentes diante delas.

Paulo Roberto Girão Lessa, Fortaleza – CE

Partidos

O Brasil encontra-se hoje mais democrata do que nunca: contamos agora com 32 partidos políticos. Para o gáudio do povo, acabam de nascer o Solidariedade e o Partido Republicano da Ordem Social. Que maravilha! Isso significa grande progresso e resolução de nossos problemas básicos como a violência, a corrupção, as drogas, lavagem de dinheiro, falta de escolas...

Anita M. S. Driemeier, Campo Grande – MS

Fome

Enquanto muitas pessoas desperdiçam alimentos, há crianças em vários países do mundo que sofrem com a falta ou má distribuição de comida. Na Síria, devido aos conflitos, mais de 2 milhões de crianças já estão com risco de desnutrição. Se cada país esquecesse de suas divergências com os outros e cada um fizesse a sua parte, contribuindo com um pouco, o problema seria grandemente reduzido. Mas, como todos nós sabemos que isso é muito difícil de acontecer, o que podemos fazer é só assistir.

Giovanna Voigt Pisconti Machado

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]