• Carregando...

Mídias sociais

Governo petista

"O PT deveria ter governado antes do Plano Real, assim hoje seria apenas uma oposição mentirosa esquecida."

Marco Lazzarini, via Facebook, sobre o editorial a respeito dos dez anos do PT no governo federal (Gazeta, 23/1).

Urbs

"Por que que todo administrador público, quando assume um cargo, logo aponta furos e desmandos do seu antecessor? Seria para, por antecipação, justificar os seus atos que não derem certo?"

Davi Lipski, via Facebook, comentando o prejuízo de R$ 100 milhões da Urbs.

Sambódromo

"Carnaval de rua em Curitiba não tem nada a ver. Não é interessante, não serve como atrativo turístico, tampouco como entretenimento..."

Edison Renato, via Facebook, criticando a proposta para a construção de um sambódromo em Curitiba.

Antipó

"Esse é o novo ‘asfalto lasanha’: uma camada de buraco, outra de antipó, outra de lama, e assim vai. O antipó só serve para a prefeitura tentar isentar-se de fazer calçadas ou cobrar dos moradores."

Guilherme Mello, via Facebook, ironizando a qualidade da pavimentação com antipó nas ruas curitibanas.

* * * * *

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Gostaria de entender como a Urbs tem tanto prejuízo (Gazeta, 23/1) se o sistema de transporte não sofreu melhoria alguma. Os terminais estão abandonados, os ônibus sem manutenção, assim como os pontos de ônibus. E o dinheiro que a Urbs arrecada com o EstaR e as multas? Com tantos automóveis e passageiros usando o transporte todos os dias, como o caixa pode estar "quebrado"? Não entendo.

Dario Evangelista

Urbs 2

Para melhorar o caixa da Urbs, proponho uma vistoria pelas ruas da cidade com objetivo de detectar locais para a implementação de estacionamento regulamentado. Na Avenida Manoel Ribas, no bairro Mercês, é impossível estacionar na rua, pois todo o espaço é ocupado por veículos de quem trabalha na região. Afinal, quem quer a comodidade de usar o carro deve arcar com o ônus dessa decisão.

Eliane Leardini

Governo petista

Correto e oportuno o editorial a respeito dos dez anos do PT no governo federal (Gazeta, 23/1). Lamento que não exista uma cobrança direta sobre a omissão do ex-presidente Lula em dar uma satisfação acerca das graves denúncias que surgiram recentemente, especificamente no que se refere ao comportamento da sua ex-secretária em São Paulo e sobre a denúncia de que teria contas pagas com dinheiro ilícito.

José Jesus de Souza

Novos partidos

Um novo partido só vai trazer maior pulverização das vertentes políticas, mas não maior pulverização do poder, que já está, infelizmente, concentrado em um projeto com características populistas e paliativas, não atacando as causas dos problemas econômicos, sociais e culturais do nosso país. Precisamos de novas visões políticas, nas quais o povo levante a bandeira pela transparência nas finanças públicas, moralização nas contratações, causas ambientais, sociais, entre outras.

Helton Gustavo Nunes Bezerra

Paulo Freire

Paulo Freire está certo quando diz que o ensino nunca é neutro. Entretanto, a educação pública pode e deve ser neutra. E a única maneira de fazer isso é permitir que cada escola, cada professor, escolha seu próprio caminho. As escolas deveriam ter autonomia para atender às demandas da comunidade, com o fim do direcionamento ideológico centralizado polo Estado. A liberdade e a diversidade na educação são imprescindíveis para que ela forme pessoas capazes e úteis para a sociedade. Educação com direcionamento ideológico centralizado não é só uma imensa imoralidade, é um suicídio para o país.

Geraldo Boz Junior

Bibliotecas

Fico muito triste com notícias como essa, de que mais de 70% das escolas brasileiras não têm biblioteca (Gazeta, 23/1). Além disso, há escolas com teto caindo, carteiras quebradas, pátios e quadras em mísero estado, sem condições de atender alunos e professores. Em contrapartida, inauguram-se vários estádios de futebol com infraestrutura de primeiro mundo para a Copa. Que pena!

Maria Zélia Oliveira Macedo

Locações

Sou inquilino em dois imóveis comerciais e, para ser bastante franco, os proprietários só pensam no aumento do aluguel, que em seu ponto de vista estará sempre baixo, e não dão a mínima importância à manutenção. Essa, na prática, acaba ficando por nossa conta, pois precisamos do imóvel em condições para exercer a atividade profissional pretendida. E sobre o IPTU absurdo de Curitiba, como não o pagam, os proprietários nem pensam nele.

Sidney Parizotto

Sambódromo 1

Não seria surpresa se um sambódromo fosse mesmo construído em Curitiba (Gazeta, 23/1), embora a ideia seja absurda. Por que essas mesmas pessoas não propõem a criação de mais hospitais, aparelhamento da segurança pública e melhoria em escolas? Nossa cidade nunca teve e nunca terá perfil de cidade carnavalesca.

Luiz Fumio Yamada

Sambódromo 2

É risível, no mínimo, a proposta para a implantação de um sambódromo em Curitiba. A cidade não tem tradição de desfiles de carnaval e existem obras muito mais importantes e necessárias que um sambódromo. Todos querem se aproveitar do dinheiro público, arrancando um bocado de verbas que teriam uma destinação mais digna na segurança, saúde e educação. É hora de os cidadãos acordarem e mostrarem sua indignação com os interesseiros de plantão!

Mauricio Sens

Aparelhos elétricos

Apesar de esclarecedora, é assustadora a reportagem que trata dos aparelhos em stand by (Gazeta, 23/1). O governo, que se mete em tudo na nossa vida para arrecadar, já deveria há muito ter normatizado que os aparelhos tivessem a alternativa de serem desligados sem a necessidade de serem retirados da tomada.

Ricardo Romanelli Filho

Festa do caranguejo

O Festival do Caranguejo foi idealizado e levado a cabo por moradores da região de Shangri-lá com a finalidade de divulgar as deliciosas opções de preparar e servir o animal e, evidentemente, movimentar a economia local. Mas, infelizmente, comerciantes oriundos do interior do estado – e que nada entendem do preparo do crustáceo – estão atuando no festival pensando apenas em faturar. É como se nossos pescadores fossem servir o porco no rolete em Toledo.

Patricio Caldeira de Andrada

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]