• Carregando...

Tenho 69 anos e, algumas vezes, estacionei em vagas para idosos, sem a credencial (Gazeta, 2/3). Acreditava que o meu visual indicava a condição. Quando soube da exigência da credencial, fui até a Urbs, inclusive pagando estacionamento. Ali fui informado de que deveria ligar para um telefone. Fiz isso e disseram para me cadastrar pela internet. Obedeci à instrução. Decorridos 10 dias, ligo pra lá e sou informado de que devo aguardar uns 60 ou 90 dias para ser chamado. Espero rejuvenescer para não enfrentar essa burocracia.

Levino Brandão, corretor de imóveis

Mortes no trânsito

Este dado de duas mortes no trânsito por dia contrasta com índices do ano passado, segundo os quais ficamos praticamente 30 dias sem mortes no trânsito (Gazeta, 2/3). Ou a situação ficou mais catastrófica ou melhoraram os dados apresentados.

Herbert Richert, engenheiro mecânico

Acidentes com motos

Deveria haver um incentivo maior por parte do Estado e de órgãos competentes para a prática de direção defensiva e novos investimentos na construção de faixas exclusivas para o trânsito de motocicletas. Com a diminuição no número de motos que trafegam entre os carros, é possível diminuir os acidentes envolvendo esses veículos.

Ronaldo Calacans de Oliveira

Melhorias

Para melhorar o trânsito em Curitiba, em primeiro lugar é necessário o metrô. Uma ideia é começar a taxar o tráfego no centro como vem sendo feito já em algumas cidades europeias. Ou, ainda, melhorar o transporte público, pois um transporte eficaz faz com que a população deixe seus carros na garagem e utilize os meios coletivos.

Neander Candido da Silva

Detentos

Os detentos precisam de ajuda, de respeito, de apoio físico e psíquico para terem esperança de recuperarem a moral, a paz de espírito e o reequilíbrio social. A verdade nua e crua é que os presidiários em nosso país são maltratados, humilhados e desrespeitados em sua dignidade, contribuindo para que a esperança de reajuste desapareça justamente por causa do ambiente hostil.

Cristiana Tavares Araujo

Salários de PMs 1

Nada mais justo do que ajustar de maneira significativa os salários dos policiais militares (Gazeta, 2/3). É bonito falar em salário mínimo regional, dizer que o Paraná está em vantagem em relação a cursos técnicos e equipamentos, em verbas elevadas para educação. Mas e o salário? O salário de diversos servidores está lá em baixo. Não devemos esquecer que, além dos militares e dos bombeiros, a segurança é feita pelos policiais civis também! E a PEC deles?

Carina Skura

Salário de PMs 2

O valor solicitado de mais de R$ 4 mil pelos policiais militares do Brasil todo é mais que justo. Uma vida não deve valer menos que outra vida. A vida do policial militar do Distrito Federal deve valer o mesmo que a vida do Policial Militar do Paraná. Os salários devem ser os mesmos.

Aguinaldo Alencar

Salário de PMs 3

Com certeza o salário que os PMs e os bombeiros querem é justíssimo. Existem carreiras com formação similar cuja atuação é atrás de uma mesa e se paga mais do que o dobro para profissionais sem nenhum risco de que sua vida seja posta em perigo. Bombeiros são heróis. Merecem mesmo.

Nilson Alves

Pesquisas

O crescimento de Dilma nas pesquisas é absolutamente normal nesta etapa da campanha presidencial, visto que estamos sendo bombardeados diariamente pela maior campanha publicitária de todos os tempos das estatais, bancos públicos, governo federal e até de multinacionais e empresas privadas, no melhor estilo dos anos da ditadura militar de "Avante Brasil". Evidentemente que existem interesses obscuros nessa grande mentira. Mas tal qual o filme "Lula, o filho do Brasil" naufragou nas bilheterias de todo o país, a novela "Dilma, a mãe do PAC" desandará assim que a campanha começar de verdade.

Sandro Ferreira, Ponta Grossa – PR

Ética 1

A toda hora vemos nos meios noticiosos escândalos envolvendo os mais diversos homens públicos e partidos, muitos com suposta fama de "incorruptíveis", chegando ao ponto de não nos surpreendermos mais com nenhum dinheiro sendo guardado em peças íntimas ou depositado em contas correntes de ilhas fiscais paradisíacas. É lamentável para um país rico como o nosso. Nas eleições que se aproximam teremos de escolher simples­­mente representantes que nos pareçam os menos piores.

Carlos Felippe Vernizze, analista de logística, São José dos Pinhais – PR

Ética 2

Nenhum partido tem condições de cobrar nada de ninguém, muito menos ética. O que se vê na política brasileira hoje são senhores que ocupam cadeiras em câmaras de vereadores, Senado, prefeituras, governos estaduais por tanto tempo que já se consideram donos da verdade, fazendo o que bem entendem, sem serem incomodados ou que lhe cobrem satisfações. E quem deve cobrar isso na hora de votar, que é o povo, tem uma memória muito curta. Assim passam eleições e mais eleições e eles continuam lá, intocáveis.

Niomar Muxfeldt

PEC dos Cartórios

Todos os cartórios que estão em situação irregular devem ser preenchidos por concurso público o mais rapidamente possível.

Rosel Antonio Beraldo

Rompimento

Só uma pergunta aos senhores deputados do PT: será que antes já não havia motivos para romperem com este governo ou existiam outros interesses (Gazeta, 2/3)?

Pedro Baptista

Prisão de Arruda 1

O dinheiro que o governador e alguns deputados do Distrito Federal roubaram ainda não voltou aos cofres públicos. Sua sentença, por um crime filmado e comprovado, ainda não foi deferida e, mais hora menos hora, o habeas corpus, famoso conhecido de outros políticos que se envolvem com corrupção, será concedido. E tome pizza!

Paulo Rafael Carvalho de Oliveira

Prisão de Arruda 2

Temos que esperar até o fim do processo para então saber se realmente o nosso país está mudando. O Brasil já mudou positivamente na economia, cidadania e em gestão. Mas precisa rever alguns artigos do Código Penal, que acabam favorecendo o "réu" de acordo com sua classe social.

Diego Gonçalves da Rocha

Gastos de parlamentares

Ao tomar ciência no "Portal da Transparência" da Assembleia Legislativa do Paraná de que o deputado Pedro Ivo Ilkiv (PT) apresentou nota fiscal de mais de R$ 1 mil da Padaria e Panifica­­dora Glória referente a janeiro de 2010, fiquei envergonhado e indignado. Como morador de União da Vitória, cidade da qual o deputado se diz representante, sei que é uma pequena panificadora onde os clientes tomam um cafezinho ou um lanche rápido no balcão. Quanta falta de transparência.

Virgilio Cordeiro Fonseca, União da Vitória – PR

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]