• Carregando...

Após a implantação do binário da Av. Mário Tourinho, a prefeitura acompanhou as novas vias com plantio de árvores novas em toda a extensão. Infelizmente, tenho notado que algumas lojas de automóveis parecem arrancá-las de propósito, talvez sentindo-se incomodadas com seres vivos que vêm para melhorar nossa qualidade de vida. E parece que ninguém percebe. O mesmo vem acontecendo na Toaldo Tulio, no São Brás, onde as lojas de automóveis cortam árvores velhas, que outrora sombreavam as calçadas. O que diz a Secretaria do Meio Ambiente? E a consciência do consumidor? A impressão é que, mesmo com todos os alertas de aquecimento global, a população de Curitiba quer mais carros nas ruas poluindo o ar e menos árvores limpando-o. É triste, não?

Gabriel Engracia BertranCuritiba – PR

Encontro de veteranos

Entre os dias 7 e 10 de novembro Curitiba foi sede do XIX Encontro Nacional de Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, um momento ímpar para os ex-combatentes, filhos e admiradores. Incentivadas pela direção central da entidade, a Associação Nacional dos Veteranos da FEB com sede no Rio de Janeiro, as suas 40 regionais responderam à expectativa. Foram dias de grande congraçamento entre os pracinhas de todo o Brasil e os paranaenses da L.P.E., com os participantes visitando as exposições de documentários e fotografias, desfilando na parada cívica e admirando o grandioso espetáculo cultural movido por grupos folclóricos do Paraná. Foi expressiva a participação e apoio das unidades da 5.ª RM de Exército em Curitiba. Lamentavelmente não houve a participação das autoridades civis, o que foi muito esperado e veementemente citado no discurso de encerramento do XIX Encontro pelo presidente da ANVFEB, Osnelli Leite Martinelli, em seus agradecimentos a Curitiba.

Carmen Lúcia RigoniCuritiba – PR

Patrulha escolar

"Novamente elogio a ação conjunta de policiais, professores e pais autorizando a revista em alunos de escolas públicas no estado do Paraná. Desta forma serão minimizadas as ocorrências como a registrada em Belo Horizonte, onde um aluno levou uma arma para sala de aula e feriu outros dois garotos."

Cyro Fausto TortatoCuritiba – PR

Nove anos

Não consigo entender a polêmica sobre o ensino fundamental de 9 anos e a matrícula aos 6 anos completos. O CEE está correto e não deve permitir antecipação da matrícula. A lei trouxe um benefício óbvio: um ano a mais de escolaridade elementar. Isto era necessário já há tempos. Não se trata de substituir uma série de ensino fundamental por um ano de educação infantil; mas de aumentar a escolaridade no nível fundamental. As crianças estão ganhando um ano a mais de escolaridade. Onde está o prejuízo nisso? Por que pais insistem em surrupiar de seus filhos este benefício tão evidente? Qual a vantagem em amputar o fim da etapa de educação infantil para antecipar a matrícula para antes da idade prevista de 6 anos (completos)? Chegar ao vestibular com 17 anos em vez de 18? Que os pais de universitários e vestibulandos jovens demais, imaturos, confusos e indecisos com os rumos a escolher falem desta duvidosa "vantagem".

Ana Maria Lopes de Souza MirandaCuritiba – PR

Contribuição natalina

Por que a administração municipal quer proibir a contribuição de final de ano para os lixeiros? Pelo menos, com este gesto espontâneo, estamos reconhecendo o serviço prestado por estes trabalhadores que percebem um salário de fome. Pior do que esta contribuição é o governo federal comprar deputados para aprovar a CPMF. Que tal o povo começar a abrir os olhos, sair à rua e reivindicar a saída dos corruptos do poder? Ou será que mais uma vez este povo pacato e omisso assistirá a um terceiro mandato deste grupo que está no poder? Os pedidos não são questão de tradição, mas sim de uma ajuda a quem trabalha.

José Saez NetoCuritiba – PR

Correios

Nos EUA e no Japão os correios são privatizados com absoluta eficiência e tarifas acessíveis. No Brasil é uma empresa estatal, que serve de cabide de emprego para o partido no poder. O carro-chefe dos Correios é o Sedex, com tarifas absurdas. Para a encomenda normal o prazo de entrega é imprevisível: 15 a 45 dias. Aqui no Brasil os Correios não estão a serviço do povo, usuários aviltados por tarifas abusivas e pela ineficiência dos serviços.

Antonio Donatz Ribeiro da SilvaCuritiba – PR

Pedágio

Devido abuso das tarifas de pedágio em nossas rodovias, principalmente de Curitiba a Paranaguá, o Judiciário poderia determinar concorrência para se obter novos valores. Além de acabar com as justificativas "esfarrapadas" das concessionárias, isso poderia levar a preços mais razoáveis, algo assim como um décimo do valor atual. Desta forma também se saberia quem tem razão em todo esse imbróglio.

Ariel J. RessettiCuritiba – PR

Dólar

Com a entrada de dólares especulativos, via Bolsa de Valores, a cotação cai ladeira abaixo. Para conter a queda, o governo Lula gasta uma fortuna dos nossos recursos comprando dólares. O correto seria tributar IR no lucro especulativo das bolsas, favorecer a entrada de dólares pela desoneração de impostos nas exportações e também conceder incentivos à vinda de novas multinacionais, que gerariam novos postos de trabalhos. Infelizmente preferiu jogar ao léu R$ 58,4 bilhões até outubro 2007, valor este superior à CPMF de R$ 39 bilhões anuais que ele diz ser indispensável.

Irineu Queiroz dos Santos, administrador de imóveisCuritiba PR

* * * * *

Fale conosco

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Tel. (041) 3321-5999Fax (041) 3321-5129

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]