• Carregando...

Quando pensamos em uma reforma também incluímos a beleza do projeto. Se a obra é realizada com recursos próprios, cabe ao dono do dinheiro decidir qual o limite dos custos destinados a esse item. Agora, quando se trata de dinheiro público, a decisão deveria ser muito mais criteriosa.

Daniele Bernini

Viaduto estaiado 2

Não vejo necessidade do viaduto estaiado em função da beleza da obra. A prefeitura quer construir esse viaduto porque não é do bolso deles que vai sair o dinheiro.

Willian José Hoffmann

Viaduto estaiado 3

Prefiro umas cinco trincheiras na Linha Verde do que este viaduto. Um dia levei uma hora para ir do Carmo ao Portão. Exatamente todos os acessos para transpor a Linha Verde estavam congestionados.

Mauro Majczak

Calçadas

Essa pesquisa que diz que as calçadas de Curitiba estão em terceiro lugar no ranking de qualidade não tem embasamento porque foram avaliados apenas cinco pontos da região central. Eu costumo andar muito pela cidade e vejo muitas calçadas esburacadas, em desnível, sem alinhamento e com muitos obstáculos aos pedestres, como lixeiras, postes e totens de propaganda.

Irineu Queiroz dos Santos

Cotas nas universidades 1

Acho que o sistema de cotas é uma arbitrariedade porque discrimina as pessoas. Todos são inteligentes, independentemente de raça ou poder econômico.

Francisco Lefko

Cotas nas universidades 2

Sou contra o sistema de cotas. De acordo com a Constituição Federal somos todos iguais, então acredito que o sistema de cotas acaba provocando preconceito. Também na Constituição consta que o Estado tem a obrigação de garantir educação para todos.

Adriano A. de Souza, Pinhais – PR

Cotas nas universidades 3

Entendo que implantar cotas para determinadas raças é menosprezar a inteligência dos candidatos. Se negros ou índios são favorecidos, existe discriminação contra outras raças, como brancos e amarelos. As cotas só se justificam quando usam critérios de renda e não de raça.

Luiz Dias

Aterros sanitários

Aterro sanitário não é a melhor solução para o destino do lixo. O passivo ambiental gerado é enorme, basta lembrarmos da tragédia no Morro do Bumba, no Rio de Janeiro. É preciso pensar em outras formas de resolver a questão do lixo urbano.

Hélio Takefumi Mori, engenheiro civil

Nevoeiro no Afonso Pena

Diversas vezes fiquei parado esperando voo no Aeroporto Afonso Pena em função de nevoeiro. A solução ideal e a instalação do ILS3, mas que requer primeiramente treinamento dos pilotos e que a aeronave esteja equipada para operar com o equipamento. Caso contrário a instalação será dinheiro jogado fora. Os principais aeroportos da Europa e Estados Unidos operam com este sistema.

Hélio Ishida

Módulos policiais 1

Os módulos deveriam ser reativados. A polícia precisa de melhores condições de trabalho, com local próprio para a instalação de equipamentos, como rádio, computadores e telefone, e os módulos poderiam ser usados para isso, melhorando a segurança da população.

Flávio Bovo, advogado

Módulos policiais 2

Os módulos policiais desativados devem ser cedidos em comodato para as associações de bairro regularmente em funcionamento com direcionamentos discutidos e aprovados pelos dirigentes delas. Com certeza haverá diversas entidades de bairro interessadas em aproveitar esses espaços para sua comunidade.

Beto Sartori Camargo

Orçamento da Polícia Federal

Os problemas orçamentários da Polícia Federal podem ser resolvidos com uma administração pública transparente e efetiva. É preciso uma reestruturação completa do sistema, com novas contratações e investimento em tecnologia.

Izaura Coimbra Pelek, estudante de Direito

Negócio Fechado 1

Ainda bem que a imprensa tem o trabalho de investigar o Legislativo porque, se dependesse dos vereadores, não saberíamos de nada. Onde estão os homens sérios da Câmara que não enxergaram toda essa podridão? Quando são candidatos, eles adoram falar da sua competência para serem nossos representantes, mas, assim que se elegem, passam a legislar só em causa própria.

Ana Maria da Silva Vosniak

Negócio Fechado 2

Sinto nojo ao ler estas reportagens. Esses malfeitores precisam devolver o dinheiro gasto indevidamente para os cofres públicos. É preciso usar esse dinheiro para investir em creches, no sistema de saúde, recrutar novos professores e não deixar a cidade nas mãos desses facínoras.

Maria Stephan

Negócio Fechado 3

Numa eleição, vota-se em candidatos que, supostamente, reúnam competência e honestidade para fiscalizar e contribuir para a gestão da cidade. Mas, infelizmente, depois de eleitos, os candidatos passam a agir vergonhosamente e sem medo de serem desmascarados.

Antônio Fernando Buch

Benefícios do TJ

Vale-alimentação retroativo, carros novos com motorista e outros benefícios para o Judiciário paranaense são pagos pela sociedade, que acaba ficando à mercê da própria sorte. São casos assim que fazem com que a população não creia mais na Justiça.

Alceu Carlesso

Código Florestal

Se hoje já sofremos os efeitos do desmatamento, o que será de nós daqui a dez anos? É pura questão de ter um pouco mais de visão e pensar que daqui a 100 anos não estaremos aqui, mas as futuras gerações sim. Se quisermos viver em harmonia teremos de aprender a respeitar a natureza.

Kallil Assad

Táxi 1

A licença de táxi precisa mesmo ser hereditária para que não haja risco de liberação através de propina. O serviço de táxi de Curitiba é um dos mais desenvolvidos do Brasil, mas isso só pode continuar se houver a certeza de que o negócio possa passar de pai para filho. O problema em Curitiba são as grandes empresas de táxi e não os permissionários.

Aloísio de Souza Paula

Código Penal

Certamente a sociedade concorda com o empenho dos juristas em punir os abusos de autoridade. Mas eles não devem esquecer outros crimes, principalmente os contra o patrimônio público. Além de reformar o Código Penal, é preciso haver empenho do STJ em julgar processos como os do mensalão e punir com rigor os políticos corruptos.

Walter Sidnei Miquelão

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]