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Mesmo não havendo provas comprovadas cientificamente, é difícil aceitar que não exista vida fora do planeta Terra em um universo tão imenso, com milhões de estrelas, com planetas e outros corpos celestes (Gazeta, 12/5). Como a vida surgiu por aqui, ela pode perfeitamente ter surgido e evoluído em outros planetas, com condições semelhantes. Talvez a vida tenha seguido caminhos diferentes, evolutivamente, em outros planetas. Talvez ainda não tenhamos tecnologia nem desprendimento para perceber os sinais de vida extraterrestre, ou não estejamos prontos para aceitar essa possibilidade. Mas o universo não pode ser tão grande, tão reluzente, apenas para que o admiremos nas noites de céu aberto.

Eduardo Santos, jornalista

Vida extraterrestre 2

Assim como na religião, há um grande número de adeptos da ufologia, e nessa seara se confunde realidade com ficção. O ser humano é essencialmente místico e leva tudo para o campo da imaginação fértil. A ciência ainda não chegou a nenhuma concretização de que exista vida inteligente no universo, não obstante exista a possibilidade pela imensurável magnitude do universo sideral. No mais, os ufólogos são pessoas ficcionadas em vidas fora da Terra e acreditam em qualquer fenômeno da natureza. Hoje existem várias nações com poderosas tecnologias apontadas para o céu na captura de novos mundos com possibilidades de vida inteligentes, e isso desmistifica as fantasias dos ufólogos que até bem pouco tempo atrás acreditavam que os discos voadores vinham de Marte, mas se sabe que esse planeta do sistema solar é inóspito.

João Moret, advogado, Porecatu-PR

Radares

Os radares por si só não diminuem os acidentes de trânsito. As pessoas imprudentes podem diminuir a velocidade próximo aos radares, mas na continuação da rodovia, aceleram novamente. Algumas, mesmo sabendo da existência deles, não diminuem. Para reduzir o número de acidentes nas rodovias não é somente necessária a existência dos radares, mas também que quem esteja assumindo a direção do veículo esteja ciente de que em alta velocidade estará colocando não apenas sua vida em risco, mas também a de outros cidadãos.

Gabriela Percicoti

Transporte escolar

Existem muitas histórias mal contadas com relação ao transporte escolar nos municípios. Especificamente em Pitanga como conta a matéria (Gazeta, 12/8). Na administração anterior havia uma dupla terceirização que originou ações judiciais. Atualmente a prefeitura trabalha através de uma cooperativa, que gera dupla terceirização, isto é, mais custo. Entendo que a reportagem poderia ir mais a fundo para descobrir onde está o furo.

Roseval Soares

Carli Filho

É intragável o processo de condenação desse país, onde acidentes brutais são cometidos por motoristas imprudentes e por muito tempo se arrastam em trâmites judiciais e em alguns casos não recebem a sentença merecida ou ficam impunes.

Jaqueline Bento

Tempo de espera

Para reduzir o tempo de espera em hospitais e clínicas médicas, o ideal seria a construção de novos hospitais. Não digo que não haja unidades 24 horas o bastante, mas que se os que já estão funcionando tivessem mais médicos, enfermeiros, enfim, pessoas para melhor atender, tenho certeza de que o número e o tempo nas filas diminuiriam. Outro problema são as madrugadas que muitas pessoas têm de passar em filas de postos de saúde para daí sim agendar uma consulta que às vezes pode demorar meses e meses. A saúde tinha de ter um cuidado maior.

Regina Lúcia Ribeiro

Voto consciente

O debate em si, seja em qualquer nível, estadual ou federal, é saudável. É o momento em que o candidato se apresenta como atuante no contexto. O problema é que candidatos são vazios preenchidos com frases-chave de partidos e não transparecem a personalidade e o conhecimento dos problemas que vão ter de solucionar.

Jo Disperati

Legislação eleitoral

Inacreditável é o presidente da República declarar aos deputados presentes a um evento oficial que não sabe como alguém faz uma lei que proíbe citar o seu nome, distorcendo o espírito da lei, que foi feita apenas para ser aplicada em época de eleições, e com o correto objeti­­vo de impedir o uso da máquina governamental para favorecer candi­­datos ligados ao governo, em detrimento dos demais. Na verdade, Lula entende perfeitamente o objetivo dessa lei. Apenas, e como sempre, não perdeu a oportunidade de ser irônico, de dizer o que a sua claque queria ouvir e de, mais uma vez, desmoralizar o cargo que ocupa.

Ronaldo Gomes Ferraz, engenheiro

Anistia

Ainda bem que o TCU resolveu analisar os pedidos de indeniza­­ções a perseguidos da ditadura. Pena que não o fez antes, quando os companheiros do governo Lula pediram indenização. Esses foram para lá de indenizados per­­fazendo um total de R$ 4 bi­­lhões que devem ter engrossado os cofres do PT com dízimos. Só restam agora os processos fajutos e dos camponeses do Araguaia. Como dizem por aí, "Brasileiro muito bonzinho".

Beatriz Campos

Transporte coletivo 1

A população sofre ou com ônibus lotados ou com a falta deles. As empresas de ônibus têm seus veí­­culos quebrados e o prejuízo é gran­­de. A conciliação entre a po­­pu­­lação, os motoristas e as empre­­sas consiste nas três partes cede­­rem um pouco. A população deve conservar seu meio de transporte. Os motoristas não têm um salário muito baixo e devem trabalhar para não quebrar as empresas que são a fonte de sua renda. E as empresas têm o dever moral de pagar bem seus motoristas e oferecer um serviço de qualidade ao povo. Falta um acordo que leve a um equilíbrio entre as partes.

Paulo Roberto Girão Lessa

Transporte coletivo 2

Com o trânsito cada vez pior, seria natural que a prefeitura desestimu­­las­­se o uso do automóvel. Em vez disso, subsidia os estacionamentos do EstaR, cobrando R$ 1, sendo que os estacionamentos privados cobram R$ 3 ou R$ 4. Se houve superávit no caixa e há dinheiro para implantar o metrô, cuja operação será muito mais cara e necessitará de maior subsídio, por que então não investir na melhoria do sistema que já existe?

Miguel Ratton

Telefonia fixa

Todos sabem que os usuários da telefonia móvel tomam conhecimento do seu saldo simplesmente ligando para o número especificado pela respectiva operadora. Por que não se obriga também as operadoras de telefonia fixa a informarem o saldo em minutos e despesas resultadas de ligações interurbanas e de outros serviços, instantaneamente, por intermédio de um site? Entendo que os assinantes de telefonia fixa têm também o direito de acompanhar e controlar seus gastos. Se existe esse serviço por parte das operadoras, deve-se então fazer sua divulgação à população, pois é extremamente secreto.

Devalmir Beletatti,Campo mourão – PR

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