• Carregando...

Estão querendo censurar de todas as formas o site WikiLeaks, provavelmente até inventando crimes sexuais por parte de seu proprietário, o australiano Julian Assange, para evitar vir à tona os podres da política externa norte-americana (Gazeta, 8/12). Só aquela imagem do helicóptero norte-americano matando dezenas de civis inocentes no Iraque é o suficiente para provar que o site revela apenas a verdade, nada mais que isso. Agora, que deixa bastante gente constrangida não há dúvida, inclusive brasileiros.

Habib Saguiah Neto, aposentado

Nepotismo no governo 1

Apesar de a maioria ser contra, eu sou a favor do nepotismo no governo desde que seja equilibrado, inteligente (Gazeta, 9/12). Desde que sejam colocadas pessoas competentes e preparadas, sem privilégios, respeitando o dinheiro público, sujeitas às sanções impostas pela implantação dos planos de metas e resultados altamente divulgados por Beto Richa. Quantas empresas funcionam bem com a família unida, somando em busca de melhores resultados com a certeza de pessoas de confiança ajudando. O que ouvimos falar de Fernanda e de Pepe Richa já os credencia à função pública para as quais foram escolhidos.

Raul Antonio Gelbecke

Nepotismo no governo 2

Infelizmente, o artifício de nomear parentes para cargos públicos vai continuar no Paraná. Aqueles que eram oposição e criticaram a prática do governo anterior com veemência antes de assumir o cargo anunciam irmão e esposa para cargos no secretariado. Ou seja, nada mudou, entra governo e sai governo, e as práticas dos políticos de plantão não mudam. É mais do mesmo.

Anderson Carlos dos Santos

Nepotismo no governo 3

O chefe de governo, em todas as instâncias, deve nomear auxiliares diretos que sejam competentes e de sua inteira confiança, independentemente de serem seus parentes.

Farid Sabbag, médico aposentado

COP -16

Nunca antes na história deste país a delegação brasileira na reunião anual sobre mudança climática (COP) foi tão grande. Exatos 591 cadastrados, sendo apenas 20 negociadores. Também, quem não quer ir para Cancún? Chegou-se ao ridículo de não haver necessidade de tradução simultânea em alguns eventos, pois só havia brasileiros. Depois não sabem por que falta dinheiro para investimentos fundamentais.

Luiz Nusbaum, médico

Aposentadoria de ex-governadores

Enquanto o mundo discute a reforma previdenciária, ex-governadores solicitam aposentadorias de ex-governadores. Um deles alega que paga para trabalhar como senador (Gazeta, 5/12). Bem-vindo ao time, senador. Faço inclusive uma proposta: quer trocar seu salário de senador por uma aposentadoria de professor ou de qualquer outro trabalhador vinculado ao INSS?

Ingrid Reichen

Secretaria da Cultura

Espero que com a nova gestão na Secretaria da Cultura do estado seja recuperada a memória das artes visuais do Paraná – nossos "monstros sagrados" e os já falecidos, ilustres ou não – além da descoberta dos novos talentos que estão no interior e não encontram espaço para mostrar a que vieram. O estado também deve proporcionar suportes comerciais para as artes, já que essa esfera econômica tem um PIB não dimensionado e que emprega milhares de pessoas, considerando a produção e a comercialização da arte em geral.

Álvaro Malaguini

Corrente do bem 1

Muito interessante essa iniciativa do projeto de Redes de Desenvolvimento Local (Gazeta, 9/12). Isso mostra que as pessoas unidas podem mudar a realidade onde vivem e que não precisam esperar que as coisas venham do poder público. Realizar os sonhos de uma comunidade pode ser bem mais fácil do que parece, basta juntar forças e lutar pelo objetivo em comum.

Camila Souza de Camargo

Corrente do bem 2

Excelente essa iniciativa da Rede de Desenvolvimento Local de incentivar a vitalidade comunitária. São práticas como essa que revelam que, para melhorar o lugar onde moramos, basta um pouco de motivação, sentimento de coletividade e união entre os moradores.

Eliaquim Junior

Linha Verde

A Linha Verde ficou péssima. Transformaram uma via que tinha boa fluidez, apesar de esburacada (antigo trecho da BR-116) em uma rodovia lenta, cheia de obstáculos e semáforos (muitos semáforos embaixo de viadutos, até seria uma ironia se não fosse realidade). Agora, qual é a solução para diminuir o trânsito provocado? Proibir a circulação de caminhões. Simples! É como proibir as pessoas de ficarem doentes para ter mais vagas no hospital.

Júlio Cesar Cembalista

Violência no trânsito

Para tornar o trânsito mais seguro, é necessário ministrar aulas de trânsito e cidadania nas escolas, conscientizar os futuros motoristas e motociclistas de que um veículo automotor pode se transformar em uma arma letal para si e para outros. Com inteligência se vive melhor.

Paulo Cesar Rodrigues

Segurança

Ao andar pelo Centro da cidade, nos deparamos com congestionamento de policiais. É de se imaginar que deve estar faltando policiais em algum lugar, pois sabemos que o efetivo não é suficiente. Nos bairros, em ruas de grande comércio como a Av. Toaldo Tulio e a Av. Manoel Ribas, já não se vê a presença dos policiais. Por isso, uma melhor distribuição do reduzido efetivo seria uma maneira de levar a sensação de segurança para toda a cidade, principalmente nesta época de compras natalinas.

Mauro Ignácio

Especulação imobiliária

Sobre a matéria "Imóvel com subsídio dobra de preço antes de ficar pronto" (Gazeta, 7/12), para que apenas as pessoas que realmente necessitam desse tipo de auxílio sejam beneficiadas, deveriam ser incluídas cláusulas "amarrando" o comprador para desestimular a ação de investidores. Deve haver uma cláusula proibindo a quitação ou locação do imóvel antes de 90% do prazo de financiamento contratado. E ainda proibir a venda do imóvel antes de sua completa quitação.

Osvaldo Maurício de Souza, técnico em informática, Colombo – PR

Especulação imobiliária 2

É muito simples resolver o problema da especulação em imóveis de programas do governo federal. Basta a companhia de habitação vender ao primeiro comprador, colocar uma cláusula pela qual o imóvel não pode ser revendido pelo período de 10 anos. Assim, ninguém irá comprar nenhum imóvel em nome de terceiros.

Clarice Silva

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]