• Carregando...

A corrupção custa caro. O corrupto atua na surdina, ao arrepio da nação. Passeando pelas ruas, ele tem medo de ser descoberto. É assim que vivem os acusados do escândalo da Petrobras; em constante medo. A última informação bombástica do esquema é de que cerca de US$ 200 milhões em propinas teriam sido desviados ao PT (Gazeta, 6/2). O dado foi colhido sob delação premiada, mas onde há fumaça, há fogo. A impressão é de que o cerco começa a fechar e não apenas para os soldados petistas, mas também para os generais. Gabriel Bocorny Guidotti, bacharel em Direito e estudante de Jornalismo, Porto Alegre – RS

Partidos dos Trabalhadores 2

Conforme declarou o ex-gerente Pedro Barusco, os malfeitos envolvendo a Petrobras começaram em 1997 ou 1998", no governo FH. As denúncias envolvem a responsável pelas plataformas offshore, compradas pela petroleira brasileira. O cerco ainda vai levar algum tempo para se fechar.

Antonio Carlos Pacheco, engenheiro agrônomo

Partidos dos Trabalhadores 3

Parece não ter fim os registros de atos da corrupção petista na Petrobras. Nessa megaoperação com 62 mandatos, e algumas prisões decretadas, num périplo por quatro estados, também sobrou para João Vaccari Neto, sempre citado como um dos envolvidos neste escândalo. Dessa vez, precisou que prestar depoimento na Polícia Federal.

Paulo Panossian, São Carlos - SP

Petrobras

A escolha do presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, para substituir Graça Foster no comando da Petrobras, desagradou à sociedade e aos investidores. Eles esperavam um executivo da área privada, e que tivesse autonomia para tomar decisões, sem a influência do Planalto. O escolhido tem muitas explicações a dar; uma delas sobre o empréstimo de R$ 2,7 milhões concedido pelo banco à apresentadora de televisão e socialite Val Marchiori .

Edgard Gobbi, Campinas -SP

Corte de gastos 1

O problema é que o governo do Paraná está tirado verba da saúde, segurança e, principalmente, da educação. Se quer economizar, reduza os salários dos políticos, acabe com o auxílio-moradia dos juízes, e corte cargos de confiança. Não, o sol não nasce para todos. É fácil tirar benefícios de militares – que pela sua postura não podem reclamar –, dos professores, e da saúde. Dinheiro tem de sobra, mas há incompetência para administrá-lo.

Joselino Schindwein Junior

Corte de gastos 2

Enquanto o governo federal prejudica o trabalhador ao não corrigir o IR; o estadual ajusta as contas – que na eleição estavam equacionadas. Reajustou em 40% o IPVA, a alterou as regras da aposentadoria, sem distinção de tempo. Há ainda a ausência de um plano de saúde digno para a classe que deveria ter o respeito de todos. O que o professor se tornou nesse país?

Melissa Oliveira

Corte de gastos 3

O governo do estado está depreciando toda a categoria de servidores públicos do Paraná, principalmente os professores. Há vários gastos incompatíveis e desproporcionais para um estado em crise financeira: aumento do salário do governador, do secretariado e repasse para os outros poderes.

Marcelo Adriano Cezalato

Assembleia Legislativa

Com as "medidas amargas" tomadas pelo governo do estado – por meio das quais os professores e demais funcionários são atingidos com a redução de ganhos – fica uma pergunta dirigida à Assembleia Legislativa. Quais são as ações que serão adotadas por sua direção? Arquivamento das pretensões de aposentadorias milionária, redução de subsídios e das verbas de gabinete e representação? Redução de cargos comissionados e outros gastos desnecessários na representação parlamentar. Gostaríamos de encontrar esses "remédios amargos" também noticiados em nossa Gazeta do Povo. Fica aqui o desafio. João Cândido de Oliveira Neto

Educação 1

Estamos tentando levantar uma nação para nos enxergar. Nós, os professores, ficamos muito escondidos da sociedade. Somos lembrados por poucos e valorizados somente pelos que estão em frente ao quadro. Somos os professores; aqueles esquecidos, desvalorizados e responsáveis por tantos futuros brilhantes nesse país.

Manuela G. Collares Chaves Fatuch, professora

Educação 2

Faço um apelo à sociedade para que visite uma escola, conheça uma sala de aula e observe o seu cotidiano. Que ela olhe, atentamente, para os profissionais que lá trabalham e saiba quais são as funções de cada um. As pessoas precisam entender o processo de ensino-aprendizagem e, somente depois, criticar o trabalho deles. Eles levam a sério as suas funções. A sociedade perceberá que a escola não se restringe a um espaço fechado. Esse é apenas o palco onde se realiza o projeto elaborado com planejamento, que também é precedido e acompanhado por um trabalho burocrático. É fundamentado em constantes estudos e, geralmente, ocorre também fora do ambiente escolar.

Maria Lucia Carneiro

Jovens e a política

Uma forma de despertar o interesse nos jovens é chamá-los a contribuir com suas ideias, no sentido de inovar a política tradicional e renovar os representantes. Experiência não é sinônimo de competência. É preciso criar identificação, falar a língua dos jovens, levar a informação até eles, trazer mais agilidade e atitude na resolução dos problemas políticos. Para inspirar seus filhos, é preciso dar bons exemplos dentro de casa.

Lana Seganfredo

Mercado de trabalho

Como fazer a economia crescer com esses absurdos na composição do quadro funcional das empresas, como as demissões dos profissionais mais experientes? O jovem é importante, traz gás para empresa, vontade de realizar, mas sozinho e desorientado não vai longe. Uma organização precisa ter o quadro funcional equilibrado. Os profissionais mais experientes têm papel fundamental na formação da mão-de-obra mais jovem; as escolas brasileiras ensinam apenas a teoria. É preciso entender que a teoria e a prática são a chave do sucesso e do crescimento de uma economia.

Marcelo Rocha

Pichação 1

Outdoors e a publicidade em geral devem se submeter à regulamentação, a qual, por força da sociedade, pode ter seu rigor aumentado ou reduzido. Em última instância, o cidadão pode boicotar a publicidade. No caso do vandalismo da pichação, não há nenhuma alternativa de fuga. Perde-se no senso estético e econômico. Não dá para comparar as duas coisas.

Marcus Vinicius de Andrade

Pichação 2

Há uma enorme distância entre pichadores e grafiteiros. Os últimos são artistas; enquanto os primeiros, meros vândalos, que almejam colocar sua marca em locais não autorizados para se vangloriar. Além de poluírem visualmente nossa cidade, desprezam os prejuízos financeiros e o incômodo que provocam. O aumento das multas não parece ser suficiente para detê-los. Outras medidas têm que ser tomadas, usando como referência ações bem-sucedidas tomadas noutras cidades.

Marcos Lefevre

Jornalismo 1

Excelente a descrição do artigo "Jornalismo – alma e rigor". São essas as nuances que compõem não apenas o jornalismo, mas a indústria do entretenimento. Essa busca resultados apenas pelo comportamento humano, seja ele ético ou não. O texto, crítico e honesto, revela as verdades que muitos preferem não saber, por comodismo ou inconsequência. Mas os profissionais não podem ter escolhas dessa natureza, devem buscar a arte pela realidade e autocrítica. A enxurrada de imagens encanta, mas pode alienar e empobrecer a alma.

Edilson Miaqui

Jornalismo 2

O jornalismo é feito de pessoas que relatam os fatos verídicos doa a quem doer, sem levar em conta que vai desagradar fulano ou tal partido. Jornalismo é feito de verdades e fatos. O resto é mero folhetim, conversa para "encher linguiça".

Edson Lincoln Florscuk

Aniversário da Gazeta do Povo

Parabenizar a Gazeta do Povo é uma redundância, pois é o único órgão de imprensa que mostra as ações praticadas pelos políticos de nosso estado e do país. Todos devem lembrar dos escândalos da Assembleia Legislativa. Eles foram levantados pelos jornalistas da Gazeta do Povo - em parceria com a RPCTV - e rendeu até prêmios. Que o jornal continue assim. O povo agradece.

Hermes Carlos Bollmann

Operação Verão

Se eu morasse no Litoral, ofereceria as refeições aos bombeiros (Gazeta 6/2). Creio que é humilhante demais para a corporação chegar ao ponto de correr o risco de despejo. Temos culpa, pois fomos nós - querendo ou não – que o colocamos esse governo no poder. É com muito carinho que vejo os integrantes do Corpo de Bombeiros, única entidade que recebe o "sim" do cidadão."

Andrea Araújo, via Facebook

Estrada da Graciosa

A Estrada da Graciosa é a nossa salvação. Precisa ser preservada. Já faz algum tempo que evito a BR-277, pois o pedágio é muito caro. Acho o preço um abuso e essa é a única forma que tenho para protestar.

Denival Jeter Guimarães

Urbanismo

Curitiba só teve o seu auge no urbanismo graças aos profissionais das décadas de 50 e 60, que projetaram as grandes avenidas. Depois foi só marketing. A capital ecológica não prezou o saneamento básico. A capital modelo em transporte urbano não tem transporte de qualidade e humano. Temos estações-tubo em desacordo com as normas sanitárias, ônibus sujos, poluidores e sempre lotados, e terminais mal projetados. Sem contar os parques da cidade com tanques poluídos.

Wilson Paulo Bettega

Tempo

Provavelmente Recife ou Natal vieram passar as férias em Curitiba. Uma dessas cidades se apaixonou pelo clima e decidiu ficar por aqui. Agradecemos, ficamos lisonjeados, mas pedimos que não venham assim com esse calor todo. Não estamos acostumados. Aliás, ouso dizer que não fomos programados para termômetros acima dos 25°C. Sol e céu azul? Só se for em uma praia, como disse o autor de "Curitiba volta ao normal!". Talvez no Parque Barigui ou em uma piscina. Onde que eu assino aquele abaixo-assinado pedindo o cinza de Curitiba de volta?

Claudio Prevedello Bento

Arena Atletiba

Seria bom ter um estádio único que abrigasse tanto o Atlético quanto Coritiba (Gazeta 6/2). Isso levando em consideração torcidas que visam o futebol paranaense mais forte. Mas elas preferem ser rivais imortais de fim de tabela, ao invés de terem uma rivalidade marcada pela quantidade de títulos e topo de tabela. A visão sobre o futebol não se muda apenas por quem o gerencia, mas pela forma de a população enxergar o esporte.

Gustavo Hannusch, via Facebook

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]