• Carregando...

Pichação não é arte, somente vandalismo (Gazeta, 27/6). Se puder ser considerada uma forma de expressão, gravar a marca de uma gangue em prédios, muros e equipamentos públicos é a expressão da mais primitiva selvageria. Educação resolve? Sem dúvida. Mas não sem punição exemplar, com o ressarcimento dos prejuízos aos proprietários e aos municípios. Chega de leniência com os delinquentes.

Acir Mello Jr.

Pichações 2

Para acabar com as pichações precisamos aplicar medidas que ataquem a raiz do problema, como estimular os pais a serem os protagonistas na criação de seus filhos. Filhos amados e bem educados reduziriam as pichações. Também deveriam ser aplicadas medidas socioeducativas, incentivando a expressão artística para acalentar essa necessidade que os jovens têm de demarcação do espaço.

Fernando Schena

Alianças políticas

Políticos que estejam sob investigação precisam ficar afastados de quaisquer atividades ligadas ao governo ou cargos políticos. Petista de carteirinha, estou decepcionada e chocada com a atitude do nosso ex-presidente em se aliar com Maluf (Gazeta, 27/6).

Cleuza Marques

Comissão da Verdade

Quando será que começarão a falar sobre as barbaridades cometidas pelos terroristas da época? Ou o que eles faziam é para ser esquecido? Foram sequestros, mortes, torturas, assaltos à mão armada, invasões de quartéis, roubos a bancos. Chega de se fazer de vítimas.

José Calixto, Cianorte – PR

Poder de investigação

Concordo que o Ministério Público tenha poder investigativo, porque através desse órgão temos mais oportunidades de conhecer algumas das muitas falcatruas cometidas por nossos políticos e que têm envergonhado o país. Se tirarem o poder de investigação do MP, será como instituir uma nova lei permitindo que os corruptos destruam o país sem ninguém saber. O MP precisa continuar a investigar e, se possível, ter mais autonomia.

Dair Sulivan

Auxílio-alimentação

Sou funcionário público estadual no DER e há alguns anos ganhávamos auxílio-alimentação, mas o mesmo foi cortado pelos governantes. Entramos na Justiça, mas nada foi decidido. Agora vêm o TC, o TJ e até o MP requerendo e conseguindo os benefícios que trabalhadores com menor salário não têm. (Gazeta, 27/6).

Carlos Roberto de Melo, São José dos Pinhais – PR

Impeachment de Lugo

O Congresso paraguaio é exemplo de rapidez para o Brasil. No Congresso brasileiro, muitos dos que tomaram banho nas águas sujas do Cachoeira deveriam ser jogados fora como os paraguaios fizeram com Lugo.

Lotar Kaestner

Bolsa Família 1

Manter o povo com benefícios como o Bolsa Família é como comprá-lo por toda a vida. Desde quando a pobreza extrema é resolvida com esmola? Só na cabeça de Lula é que esses programas mudaram as pessoas de classe social. Ele é e sempre foi um ilusionista. Tirar o povo da pobreza, só com seriedade e projetos consistentes, onde a educação e a saúde são os principais componentes. Da maneira como acontece hoje, uma legião de pedintes indolentes está sendo formada.

Maria Eloiza Saez

Bolsa Família 2

Sempre fui muito crítico em relação ao Bolsa Família. Mas uma vez assisti a uma palestra na qual o palestrante dizia que é muito complicado fazer alguém estudar e trabalhar passando fome. Graças a Deus nunca passei por isso, mas é uma situação muito complicada. Quem critica o valor de R$ 1.332 deveria refletir que esse valor é para uma família formada por 19 pessoas, ou seja, cada membro terá de se manter com apenas R$ 2,33 por dia. Alguma pessoa sobrevive com tão pouco?

Igor Fokkens, Carambeí – PR

Desarmamento e legítima defesa

Há tempos vemos a transferência da responsabilidade para a vítima. É bom para justificar as estatísticas desfavoráveis, promovendo a ideia de que não há violência demais, apenas vítimas que fizeram algo errado e por isso morreram. Essa estratégia serve ainda para aumentar a sensação de segurança que, cinicamente, os governos querem espalhar, mesmo sendo falsa.

Marcelo Antonio Elihimas, Maceió – AL

Contorno Sul

As frequentes reportagens mostrando os buracos existentes no Contorno Sul atestam o descaso por parte dos órgãos públicos que está colocando em risco as nossas vidas. Já está na hora de o MP entrar nessa história e investigar o que está acontecendo. Além disso, o governador e mesmo o prefeito poderiam intervir em nome da preservação da vida dos usuários.

Luiz Alberto Santi

Porto de Paranaguá

Que o Porto de Paranaguá deve se desenvolver ninguém tem dúvidas. Mas, nas condições atuais, fica inviável um crescimento bem-sucedido. A administração do porto enfrenta problemas absurdos, como as irregularidades em licitações, poucas opções de acesso, fluxo de tráfego, que impedem o crescimento esperado. Arrumar a casa antes é a solução para uma expansão futura do porto; caso contrário, o que tende a aumentar são os problemas.

Phylipe Francisco Micheviz

Estrutura escolar

Se a estrutura das escolas da cidade está em estado lastimável (Gazeta, 26/6), imagine quando chegar ao conhecimento da Seed a situação das escolas do campo. Elas estão com uma estrutura completamente ultrapassada e com número superior de alunos dentro das salas. Muitas escolas estão funcionando em salas improvisadas, sem estrutura e às vezes até sem quadros-negros.

Edilson Aparecido Chaves, professor

Gripe A

Além de receber a vacina tetravalente (Gazeta, 28/6), também não podemos esquecer de usar o álcool nas mãos, ou, sempre que possível, lavá-las com água e sabão. Isso ajuda na prevenção de diversas doenças. Creio que as pessoas deixaram esse hábito para trás.

Carolina Motta

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]