• Carregando...

Londrina é uma grande cidade, mas, infelizmente, o seu povo parece não saber escolher seus governantes, como mostra a crise envolvendo o prefeito José Joaquim Ribeiro (Gazeta, 14/9). Daqui a alguns dias teremos a chance de escolher novamente, elegendo um novo prefeito e vereadores. Espero que o povo londrinense mostre que aprendeu a lição.

Antonio Carlos O. Costa

Nova ministra

A nomeação de Marta Suplicy (Gazeta, 13/9) foi simplesmente uma mudança política. Até quando vamos prosseguir com este modelo perverso para acomodar os apadrinhados políticos? Por que não colocam no ministério alguém escolhido por mérito, sem nenhum constrangimento político? Já passamos do momento de termos coerência. A diversidade cultural deve ser respeitada, estudada e preservada, valorizando os detalhes de cada região e contando quão rica é a nossa história.

Josué Pires

Campanha limpa

Espero sinceramente uma conscientização nessa eleição. Que os votos sejam direcionados a candidatos que ao menos respeitam os eleitores, com campanhas limpas e honestas, pois, infelizmente, a maioria está deixando a desejar nesse quesito.

Adilson Staviski

Código Penal

Parabenizo o colunista Carlos Ramalhete pelo excelente artigo "Lei para inglês ver" (Gazeta, 13/9), sobre a "colcha" penal em discussão no país, valorizando 12 vezes mais a vida de um rato em comparação ao ser humano.

João Kopytowski, desembargador

Municípios no vermelho

A culpa pelos problemas nas contas dos municípios é tanto do governo federal, que não fiscaliza corretamente os gastos públicos, quanto das prefeituras, que deveriam cumprir a lei e não autorizar despesas que não possam ser pagas ou não tenham previsão de caixa. Quando se aliam a falta de fiscalização e a falta de previsão de orçamento, o resultado é o caos, prejudicando as finanças públicas e afetando a sociedade.

Fernanda Heofacker Alves de Carvalho, Colombo – PR

Hugo Chávez

Chávez, talvez com medo de perder o poder com o qual está acostumado, atira para todos os lados e agora tenta instaurar o medo (Gazeta, 14/9), usando a mídia à sua disposição. O caudilho é mais uma criação dos EUA, pois foi sua intervenção que o gerou, como ocorre no Iraque, Afeganistão, Cuba e toda a América Latina. É o dedo do Tio Sam que cria as cobras que irão lhe picar.

Marcio Dicesar Benassi, Sertanópolis – PR

Ética nas escolas

Moral e ética deveriam ser incluídas no "currículo" dos senadores, deputados, prefeitos e vereadores. Os políticos brasileiros estão no fundo do poço. Deixem os alunos em paz.

Milton Rogério, Pato Branco – PR

Monteiro Lobato

É um absurdo censurar o livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato. Em 1933, quando Monteiro Lobato escreveu, ninguém se preocupava com a semântica das palavras "preto" ou "negro" porque para as pessoas da época era normal agir daquela forma, assim como usar o termo "rapariga", que hoje tem outro significado. O escritor apenas retratava o modo de ser da época. Cabe ao professor, nas aulas de leitura, orientar seus alunos e mostrar em que contexto o livro foi escrito.

Vera Lúcia Mazur Benassi, professora de Língua Portuguesa e Literatura

Jornalista premiado

Mauri König mais que merece o Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa (Gazeta, 14/9) e todos os demais prêmios conquistados, quer pela sua responsabilidade ou por sua dedicação. Ele vive a notícia que publica, vive integralmente como jornalista nas 24 horas do dia. Estou feliz e orgulhoso de um dia ter sido seu professor e sempre estou torcendo por ele.

José Afonso de Oliveira

Vou pra Campo Largo

Mais uma vez, José Carlos Fernandes brinda pessoas como nós, que "curtem" o passado, com a sua coluna. Como em outras vezes, ele nos remete às nossas infâncias. Quando éramos crianças, meu pai frequentemente nos levava para tomar sorvete no Bar e Sorveteria do Primo Chemin, em Campo Largo (Gazeta, 14/9). Meu avô, Gustavo Schier, casou com uma Chemin daquela cidade. Esse casamento foi realizado na Igreja de Rondinha, no ano de 1899.

Marcos Schier

Curitiba inovadora

Para Curitiba ser mais inovadora e criativa, proponho que o Ippuc fique acima da prefeitura, sendo mais "pensante" que operacional e focando seus esforços no planejamento urbano de curto, médio e longo prazos. Hoje, tem-se a impressão de que o Ippuc é um mero braço do prefeito. No âmbito acadêmico, penso que a promoção de concursos sobre urbanismo nos cursos de Arquitetura fomentará discussões e poderá arejar ideias.

Helio Sugai

Dias de tensão

O texto de Cristovão Tezza (Gazeta, 11/9) está maravilhoso; só acho que ele esqueceu de acrescentar o aumento do rubor facial produzido pelos holofotes hollywoodianos que, através de espelhos adquiridos em lojas de R$ 1,99, nos transformam em verdadeiros artistas dos mais dignos palácios dos horrores, espalhados pelos inúmeros provadores realçadores de nossas protuberâncias abdominais e outros milhares de defeitos que não eram por nós observados há pelo menos três anos.

Carlos Sérgio Souza Rose, Campo Largo – PR

Leitos do SUS

Para atrair de volta os hospitais particulares (Gazeta, 12/9), o SUS deveria rever sua tabela de pagamentos. É a lei do mercado: como existe um "apagão" de mão de obra no país, ninguém vai querer trabalhar para o SUS se pode ser mais valorizado e receber mais trabalhando para a rede privada.

Arnaldo Olichevis

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]