• Carregando...

Uma verdade vale mais que mil mentiras. Lula numa fala de seis minutos denunciou todas as injunções maquiavélicas que, historicamente, existiu e existe contra quem ocupa o poder no Brasil. Getúlio, Jânio e Jango não resistiram. Juscelino resistiu por acaso. Cumpriu o mandato. Esta realidade cultural na política brasileira merece ser pesquisada e analisada. Uma observação empírica constata a facilidade que as elites dispõem de manipulação da classe média, tornando-a raivosa e da classe pobre, desorientando-a.

Antonio Negrão de Sá Rio de Janeiro, RJ

Pronunciamento 2

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pronunciamento lá não sei aonde falou de três ex-presidentes do Brasil, Getúlio Vargas, Juscelino Kubistchek e Jânio Quadros. Todos os três estão se revirando nos túmulos quando o presidente disse que não repetiria nada dos que os mesmos fizeram. Só tem um ex-presidente a quem Lula pode ser comparado e esse é o sr. Fernando Collor de Melo.

Paulo Sérgio PamplonaCuritiba, PR

"Desligados"

Na edição de domingo, um leitor parabeniza o prefeito pela sinalização dos radares como forma educativa, justificando a diminuição de acidentes porque os "desligados" não precisam frear bruscamente. Tomara que os "desligados" jamais encontrem uma criança na rua. Não entendo por que o cidadão de bem se preocupa com radares, as velocidades limites são para toda a via e não para onde tem radar. "Desligados" não podem dirigir, são negligentes; devemos aprender antes de sermos habilitados, depois pode ser tarde; ainda como qualquer animal social, devemos respeitar os direitos dos outros. A indústria da multa pode ser "quebrada", basta que todos cumpram a lei, e ainda poderemos salvar inúmeras vidas. Quando todos cumprirem as leis, não precisaremos de punição nem de radares.

Antonio Carlos WanderleyCuritiba, PR

Rua abandonada

Gostaria de saber o por quê do descaso com a rua que passa no meio da favela atrás da PUC, onde circulam milhares de carros por dia. Agora tem um posto policial. Porém à noite, além da escuridão da rua, existem inúmeros buracos e uma imensa obstrução junto a um sinal que torna o local mais perigoso. A tinta amarela e branca da sinalização da rua há muito desapapreceu e parece que ninguém lembra de repintar aquele pedaço de rua de gente humilde.

Ana Maria de Albuquerque Maranhão Beeck Curitiba, PR

Desatenção

Em meados de 2004, fiz um Cadastro na Agência do Trabalhador da Rua da Cidadania da Fazendinha. No dia 23/8/2005, um ano depois, procurei à Agencia do Trabalhador de Araucária, e descobri que no cadastro que fora preenchido anteriormente faltavam alguns documentos, que na ocasião não foram solicitados. Deixou-me mais indignado ainda o fato que nem o cargo pretendido – de técnico de Enfermagem – foi anotado no cadastro. Foi só tempo perdido. Se eu não tivesse ido à Agência de Araucária continuaria aguardando sentado a vaga pretendida.

Mauro LisbôaCuritiba, PR

Pesos diferentes

O vestibular de Medicina da Evangélica será realizado pela UFPR, enquanto o vestibular para Enfermagem e outros cursos da Fepar serão realizados pela própria Evangélica. Injustificável! Médicos devem ter maior QI do que outros profissionais da área de saúde? Um tanto troglodita esse sistema de seleção.

Paulo AbrahãoCuritiba, PR

Cumprimentos

Destacamos a importância do jornal Gazeta do Povo que, desde o seu surgimento até os dias de hoje, tem evoluído como meio de comunicação. Sempre com um perfil de organização respeitável que desempenham papel importante no processo de propagação do conhecimento, hoje globalizado, para expansão de seus serviços às populações. Hoje, adaptado aos desafios e demandas, o jornal contribui para construção da informação democrática de toda a sociedade e facilita o acesso de todos aos conhecimentos e dos fatos mais importantes da vida brasileira, além, é claro, de desenvolver modernização tecnológica, atendimento aos leitores criando um relacionamento melhor. Temos muito do que nos orgulhar da nossa Gazeta do Povo.

Airton Luiz Pires Curitiba, PR

Rua fechada

Com referência às observações feitas pela leitora Maria Eloíza Rocha Saez, em carta publicada na edição de 14/8/05, sobre as ruas fechadas por condomínios, a prefeitura informa que as medidas adotadas cumprem o que exige a lei municipal. Também esclarece à leitora que os responsáveis estão sendo notificados e que a notificação é um alerta sobre uma irregularidade constatada, concedendo-se prazo para a regularização, evitando o pagamento de multas. Além disso, as pessoas notificadas, quando necessitam de um prazo maior, podem procurar a Secretaria Municipal do Urbanismo e fazer a solicitação. A prefeitura lembra que todos os construtores têm o dever de repassar para os compradores dos imóveis o que determina a legislação com relação ao fechamento das vias que passam dentro dos condomínios, já que as ruas são públicas. Em alguns casos, é possível aos condomínios requererem a desafetação da área, ou seja, quando não se trata de via para a qual está previsto um futuro prolongamento para atender as demandas do trânsito. É possível ao condomínio entrar com um processo de solicitação de compra do trecho da via. O pedido então é estudado pelo Ippuc e, se não houver impedimentos em relação ao planejamento urbano, é enviado à Câmara Municipal para análise dos vereadores, que concederão o parecer final.

Secretaria da Comunicação Social Prefeitura de Curitiba

Parques carentes

Freqüentando os Parques Tingüi e Tanguá, notei que no primeiro existem só meia dúzia de churrasqueiras que são disputadíssimas pelos menos favorecidos. No Tanguá, achei um absurdo o concessionário da lanchonete somente disponibilizar ao povo quatro pedalinhos, sendo que com freqüência um ou dois estão estragados e que custa R$ 5,00 por meia hora. Meia hora de pedalinho cansa qualquer um. Deveria ser, no máximo, 15 minutos e o proprietário ser obrigado a manter funcionando pelo menos oito pedalinhos em perfeita ordem. Também é necessária a instalação de um parquinho para as crianças com balanças, gangorras, etc.

Murilo Lessa Ribeiro, empresárioCuritiba, PR

Errata

* Diferentemente do que foi publicado na edição de sábado, dia 27 de agosto, foram registrados em julho 226 acidentes em Foz do Iguaçu, dos quais 126 com vítimas. Desses 126, apenas 13 vítimas foram fatais.

* O prazo final para entrega do Imposto Territorial Rural (ITR) é 30 de setembro e não 30 de agosto, como foi publicado no caderno de Economia (Agenda Econômica de 29 de agosto). A declaração de ITR pode ser feita pela internet (www.receita.fazenda.gov.br), entregue em disquete nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica ou em formulário nos Correios.

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]